Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Circuito do Piraí - Joinville, SC


Viaje de bicicleta pelo Piraí


O primeiro circuito de cicloturismo da região de Joinville, "Circuito de Cicloturismo da Região do Piraí", existe desde 2011.

A ótima sinalização (25 placas de sinalização instaladas no circuito) permitem que os cicloturistas possam pedalar e apreciar o lindo percurso de 39 quilômetros, numa região rica em mata atlântica, rios, cascatas, arrozais e conhecer as propriedades que remetem à história da imigração em Joinville.


Para os experientes na atividade, o circuito é considerado curto. Há pontos de descanso ao longo do trajeto; portanto, não é preciso ser atleta para percorrer o local. O roteiro foi pensado e elaborado em 2010, e foram realizadas inúmeras visitas a campo, de carro e de bicicleta. "Este será o primeiro roteiro organizado de cicloturismo em Joinville. A proposta é para que se amplie para as demais regiões do município", disse Vinicius Boneli Vieira, coordenador de turismo em áreas naturais.



Outro objetivo é desenvolver uma atividade turística na região aliada à conservação e preservação ambiental, por estar inserida na APA Dona Francisca. "Estamos investindo em ações que proporcionem um fluxo de turistas conscientes, que usufruam os serviços oferecidos na região e fomentem o desenvolvimento do turismo com sustentabilidade", afirma Vanessa Venzke Falk, gerente de planejamento da Fundação Turística de Joinville.


A realização deste circuito é resultado da parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), que investiu R$ 8 mil na sinalização, e a Fundação Turística de Joinville (Promotur), idealizadora da proposta. Também conta com o apoio do Movimento Pedala Joinville, da Associação do Turismo Eco-rural, proprietários rurais, além de agências e operadoras de turismo.


Quem tiver interesse em conhecer o circuito pode obter mais informações na Fundação Turística (47 3453-2663) ou pelo 0800 643 5015.

LINKS ÚTEIS
. Pedala Joinville - Circuito do Piraí
. Cartilha do Circuito do Piraí
. Pedalando no Circuito do Piraí
. Download do Percurso no formato GPX





VÍDEOS

O vídeo abaixo exibe o Registro do lançamento oficial do Circuito Piraí, de Joinville - SC.






Pedalada de Inauguração do Circuito de Cicloturismo na região do Piraí, em Joinville SC; apenas a rota até o Salto do Rio Piraí.




Pedal feito em Joinville - SC/BR
Recomendamos este pedal à todos!!
Abraços, Casal Pedal - Valmir Kiss e Alcione Fernandes



DICA DO BIKER
Infelizmente o Circuito do Piraí, segundo informações obtidas, como no comentário existente nesta publicação, está um pouco abandonado, inclusive com poucas placas. Por isso levar o mapa do percurso será bem útil para não se perder. 

Ah! Tome cuidado também com ataques de cães: aproveite para ler a publicação "Cachorros nas trilhas e estradas" que poderá lhe ajudar! :)


CICLES HOFFMANN

4 comentários

  1. Excelente matéria. Trocamos a moradia de Floripa por Joinville por conta de trabalho e logo de cara fui até o Piraí sem saber que era famoso. Mas hoje em dia não tem tantas placas assim e é fácil se perder se não tiver noção de direção. O grande problema na região são os cachorros soltos nas casas. Eles vem atrás mesmo e já retornei várias vezes na estrada por ter 3 ou 4 deitados na estrada. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelo comentário!

      Esta publicação eu republiquei de uma que fiz em 2011.

      Infelizmente, quando fui pesquisar sobre o circuito na semana passada, li alguns comentários falando sobre o abandono, mas não sabia sobre os cachorros e falta de placas.

      Vou tentar entrar em contato com autoridades e/ou com o grupo q ajudou a criar o Circuito do Piraí para informar destes problemas e verificar se tem alguma intenção e/ou prazo para revitalizar o Circuito.

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
    2. Essa dos Cachorros Foi Boa Mais Real Tive Vários Problemas Com Cães Na Estrada A Última Foi Na Estrada Issac Em Pirabeiraba Me Avançaram Mesmo.

      Excluir
    3. Também já fui atacado por cachorros (não no Circuito do Piraí), mas nunca tive algum problema sério. Espero que não tenha se machucado. Chegou a ser mordido? Teve que tomar vacina antirrábica ?

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.