Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Aminoácidos: mais novos aliados dos praticantes de atividade física

Fonte: Portal da Educação Física por Jornalismo Portal EF

No recente congresso do Colégio Americano de Medicina Esportiva, dentre inúmeras novidades científicas, os efeitos dos aminoácidos isolados teve destaque.

No recente congresso do Colégio Americano de Medicina Esportiva, dentre inúmeras novidades científicas, os efeitos dos aminoácidos isolados teve destaque.
Foram apresentados trabalhos enfatizando principalmente os benefícios de três aminoácidos: arginina, leucina e beta-alanina.

A arginina é um precursor da síntese do óxido nítrico, que tem um importante papel na regulação do fluxo sanguíneo muscular durante o exercício. A suplementação de arginina apresenta evidências científicas de melhora da resistência, tanto por proporcionar melhor oxigenação dos músculos, como por proporcionar uma remoção mais eficiente dos metabólitos produzidos durante o exercício.

Já a leucina, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAA, acumula cada vez mais evidências de ser um importante nutriente para reparação do dano muscular provocado pelo exercício intenso. Essa suplementação tem uma indicação importante principalmente no pós-exercício, quando a reparação de micro-traumas é uma das prioridades para o tecido muscular.

Por fim, a beta-alanina, considerada o aminoácido com evidências mais recentes. A suplementação de beta-alanina aumenta a síntese de carnosina que é um eficiente neutralizador do ácido láctico. Nos trabalhos apresentados ficou evidente o benefício que a suplementação deste nutriente proporciona, possibilitando significativa melhora de desempenho por capacitar o organismo a utilizar mais energia anaeróbica. Como se sabe, o ácido láctico limita a intensidade do exercício, e sua maior neutralização proporciona um benefício importante na melhora da performance.

O uso destes recursos nutricionais ergogênicos tende a ser cada vez mais difundido por quem busca melhora de desempenho físico e também promoção de saúde pela vida ativa.

O conhecimento dos benefícios de determinados aminoácidos já existe como parte das estratégias da nutrição esportiva. 

É importante que ressaltar mais uma vez que eles são nutrientes e não podem ser confundidos com medicamentos ou drogas proibidas pela legislação esportiva.

CICLES HOFFMANN

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.