Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Problemas de um selim mal ajustado

Ajuste do selim: os problemas quando mal feito e como resolvê-los

Fonte: Ativo - VO2 Bike por Ana Lídia Borba



A prática do ciclismo é mais segura, em longo prazo, quando comparada a esportes como a corrida. Boa parte das lesões que acontecem no pedal decorre de acidentes. Traumas relacionados ao esforço repetitivo são menos comuns e severos que os verificados em corredores.
No entanto, são frequentes os erros de posicionamento do ciclista sobre a bicicleta, o que acaba gerando desconforto e dores, podendo evoluir para lesões com o passar do tempo caso o problema não seja tratado e corrigido devidamente.

Um dos pontos mais importantes a ser observado na regulagem da bicicleta é o ajuste do selimFernando Rianho, fisioterapeuta esportivo e especialista em bike fit, explica as consequências de um ajuste do selim mal feito e como corrigir o problema.


Erro: selim muito baixo
Influência na pedalada – aumento da tensão no tendão patelar; sobrecarga da musculatura estabilizadora do quadril; pressão excessiva dos pés nos pedais, com o tornozelo muito baixo no ponto inferior da pedalada; flexão exagerada do quadril.
Lesões decorrentes – dores na parte anterior dos joelhos; dores lombares; tendinite nos glúteos; dores no quadril (atletas com lesões de labrum preexistentes).
Correção – flexão de joelhos no ponto alto da pedalada (contrarrelógio): até 110°; -flexão de joelhos no ponto alto da pedalada (estrada): até 115°.


Erro: selim muito alto (ou pedivela muito longa)
InfluêncIa na pedalada – estiramento excessivo dos músculos posteriores das coxas; mau posicionamento pélvico no selim; excesso de trabalho dos tornozelos.
Lesões decorrentes – irritação do trato iliotibial (ITBS); lesões nos músculos isquiotibiais; dores lombares.
Correção – extensão de joelhos no ponto baixo da pedalada (contrarrelógio): 37° a 42°; extensão de joelhos no ponto baixo da pedalada (estrada): 35° a 40°.

Opinião do Biker
Se você está sentindo alguma destas lesões citadas, o ideal é, ao invés de tentar fazer a correção da posição do selim, procurar um profissional de Bike Fit e ajustar a bike para ficar adequada para você.

Se as dores persistirem, procure, o mais rápido possível, um ortopedista.

CICLES HOFFMANN 

6 comentários

  1. Bom dia, poderiam explicar estes números de graus, ou seja, nos leigos não temos um aparelho que meça os ângulos dos joelhos, então pra ajudar mais ainda perderiam colocar por exemplo uma altura de celim com um determinado cavalo. Ou distância do celim/ mesa em determinado tamanho de quadro/ cavalo/ pé de vela.
    Meu cavalo é 78cm, meu quadro é um de 48seat tube e 51 top tube. Meu pé de vela é 172.5. Seria possível dar uma ideia do posicionamento do celim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no Google sobre biomecânica dos joelhos ou graus de extensão dos joelhos.

      Excluir
    2. A sugestão acima é muito boa. Outra sugestão é procurar um bom profissional de Bike fit que entende dessas informações e fazer um bike fit na sua bicicleta.

      Cicloabraços!

      Excluir
  2. O MEU FICA ABAIXANDO E AUMENTANDO COMO EU FAÇO PARA APERTAR O BANCO DA BICICLETA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver abaixando na vertical, tem que apertar semelhante à 1a imagem (lado esquerdo).
      Se o selim estiver se movimentando horizontalmente, terá que apertar o(s) parafuso(s) existente abaixo do banco (1a imagem, lado direito).

      CicloAbraços, Biker

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.