Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Usando corretamente as marchas

Sobre marchas e relação de marchas:
Quantas marchas pode ter uma Mountain Bike? Ela pode ter 18, 21,24,27,30 marchas.
Se uma bicicleta tem 27 marchas, ela tem 9 velocidades atrás e 3 na frente. O que isto importa? Depende, mas geralmente muito pouco. Importante é que a relação de marchas (ou relação de velocidades) seja apropriada para o uso à que se destina e que o ciclista saiba como usá-las corretamente.

Quanto mais marchas melhor? Não necessariamente. É óbvio que, quanto maior o número de marchas, mais opções de velocidades o ciclista tem. Mas a grande maioria, incluindo aí alguns profissionais, não sabe usar bem as marchas e sua relação. Relembrando: o importante é uma relação de marchas para o uso que se destina e não o número de marchas.

Uma boa relação de marchas está diretamente ligada a quem é o ciclista e onde ele irá pedalar. Ter 21 marchas num local plano não faz sentido porque as primeiras marchas, as mais reduzidas, servem para subir montanhas. Outro exemplo: uma pessoa não esportista passeando em local acidentado, necessita de uma relação que suavize muito as subidas, o que não é necessário para quem está treinado.

Atenção: para quase todas as bicicletas com câmbio vendidas no Brasil: as mudanças de marchas devem ser feitas sempre pedalando



Acionadores manuais de câmbio:
1. Mão direita para o câmbio traseiro, mão esquerda para câmbio dianteiro
2. Quanto maior o número no indicador do acionador de câmbio, mais duro de pedalar fica, mais veloz a bicicleta vai
3. Nos acionadores de câmbio que tem duas alavancas: a maior serve para amolecer o pedalar, a menor endurece o pedalar

Para quem não sabe mudar as marchas:
1. Aprenda usando só o câmbio traseiro (mão direita)
2. Esqueça o câmbio dianteiro por enquanto (mão esquerda)
3. Só acione o câmbio pedalando!
4. Não olhe para os números do acionador
5. Sempre pedalando, brinque com o acionador para sentir a diferença
6. Descubra o que acontece com as pernas cada vez que é acionado o câmbio
7. Mude uma marcha por vez e descubra quando fica mais cômodo pedalar

O segredo é manter a velocidade média de giro da perna (cadência) o mais constante possível, mudando as marchas conforme a necessidade, exatamente como no uso do câmbio do carro.

Suas pernas são o motor e há um momento correto para mudar as marchas: entre o girando demais e o forçando muito. 

No carro você não fica olhando para a alavanca de câmbio e pensando a cada vez que vai engatar uma marcha, então não faça isto na bicicleta. 

Automatize sua reação.
Não importa em que marcha está, nem o número que aparece no visor, nem qual você acredita ser a marcha ideal para aquele trecho. 

O que importa, e interessa de verdade, é quem deve comandar as marchas: são suas pernas. Elas é que vão dizer se a pedalada deve ser mais pesada ou mais leve.

Câmbio traseiro:
1. Aprenda a sentir as mudanças de seu ritmo de pedalada causadas pelas mudanças de inclinação ou vento do trajeto.
2. Tente manter o pedalar entre 60 e 90 voltas por minuto (cadência)
3. Quanto mais constante melhor, portanto, sempre que necessário, use o câmbio.
4. Muda-se a marcha pedalando, de preferência diminuindo a força no pedal no exato momento da troca de marcha
5. Câmbio traseiro aceita algum desaforo, mas seja sempre bem educado com ele :)
6. No começo é chato, depois fica automático.

Câmbio dianteiro: (quando há mais de uma coroa junto aos pedais)
1. Quando há 3 coroas (cambio dianteiro): a coroa do meio é para qualquer situação, a maior é para descidas ou velocidade, a menor é para subidas fortes
2. No acionador de câmbio esquerdo o número 1 é a coroa menor, o 2 é a do meio, e o 3 é a maior.
3. Aprenda a usar o câmbio traseiro com a corrente na coroa do meio (número 2)
4. No caso de ter só duas coroas, use a menor.
5. Só quando estiver firme no uso do câmbio traseiro é que se deve começar a usar o dianteiro.
6. Se tiver que fazer uma subida forte, e ainda não tem muita prática com o câmbio dianteiro, mude a marcha para a coroa menor antes da subida.

Muito importante: câmbio dianteiro não engata sob pressão! Não importa se a bicicleta é barata ou uma caríssima profissional. Câmbio dianteiro não aguenta desaforo! É necessário suavizar a pedalada no momento da troca de marchas.

Usando todas as marchas: (para quem já tem facilidade com as marchas)
1. Exemplo: a bicicleta tem 21 marchas, mas não tem 21 velocidades diferentes porque algumas marchas repetem a mesma relação de desmultiplicação (ou relação de velocidade).
2. Mantenha a concentração nos músculos da perna.
3. Não troque a marcha baseado no que está vendo.
4. Pode haver um "buraco" na relação: numa marcha está muito duro e na marcha seguinte está muito mole. Você terá que optar ou por diminuir a velocidade ou por fazer mais força.
5. Se passar da coroa do meio para a menor, endureça duas marchas no câmbio traseiro para manter uma continuidade na relação.
6. Se passar da coroa do meio para a maior, amoleça duas marchas no câmbio traseiro para manter uma continuidade na relação.

Importante: evite cruzar a corrente; não engate coroa maior na frente com relação maior atrás, ou coroa menor na frente com relação menor atrás.

 

Nunca troque de marcha quando estiver pedalando em pé ou sem o apoio do selim, você pode arrebentar a corrente e levar um tombo!

Fonte: Pedala Maringa

As marchas estão escapando, o que fazer?

Normalmente, uma das 3 situações abaixo pode estar acontecendo:
  • A peça que faz a passagem das marchas pode estar desregulada;
  • A corrente pode estar frouxa ou
  • Está na hora de trocar a corrente e as catracas em função do desgaste (às vezes precisa-se trocar as coroas também).
Se você não tem muita experiência em conserto de bike, leve a uma oficina e deixe quem entende de uma magrela resolver este problema! :)


CICLES HOFFMANN 

61 comentários

  1. Ótimas dicas!
    Quando comecei a pedalar ficava meio atrapalhada com as marchas, meu amigo ciclista e anjo da guarda falou para "ir na intuição", com a speed tinha só duas coroas, mas a pequena era uma 42 e eu sofria nas subidas até trocar por uma 39, fez toda a diferença!
    Outra coisa: aos iniciantes, cuidado com o câmbio cruzado. Existem algumas combinações de marchas que evitamos, para não forçar o mecanismo a corrente fica muito esticada e um pouco torcida, desalinhada em relação ao quadro. Essas posições forçam o mecanismo todo e exercem uma pressão lateral que a corrente não foi projetada para suportar. Como resultado, há desgaste prematuro do conjunto e em alguns casos até quebra da corrente.
    Tbm vai depender do tipo de cambio, indexado ou não-indexado.
    Ah! e mais uma dica que eu sempre pensei que todos os ciclistas adotavam, mas ultimamente quase não vejo, deve ser coisa de antigamente: quando vc acabar o seu treino de pedal coloque a corrente na coroa pequena e na última menor catraca, assim "descansa" a corrente e aumenta sua vida útil.
    Bom pedal e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas complementares! :)
      CicloAbraços!

      Excluir
    2. Eu comprei uma bike caloi velox,porém ela deu problema na marcha, qual é o cuidado que devo ter pra não acontecer isso

      Excluir
    3. Sobre o problema na marcha da bike velox, alguns dos cuidados estão descritos no texto (evitar corrente cruzada, trocar a marcha do câmbio dianteiro sobre pressão, ..), fazer manutenção periodicamente e/ou trocar K7 e corrente que estejam bem gastos.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
    4. Qual é a última menor crataca??

      Excluir
  2. muito uteis as informações. Parabens inciativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Santiago Silva!

      A ideia é poder ajudar! :)

      CicloAbraços!

      Excluir
  3. Boa noite! Comprei uma bike com 21 marchas e gostaria de dicas mais fáceis na hora de trocar a marcha. Queria saber qual combinação pra lugares planos e subidas.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Comprei uma bike com 21 marchas e gostaria de dicas mais fáceis na hora de trocar a marcha. Queria saber qual combinação pra lugares planos e subidas.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Comprei uma bike com 21 marchas e gostaria de dicas mais fáceis na hora de trocar a marcha. Queria saber qual combinação pra lugares planos e subidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só estas dicas:

      Para quem não sabe mudar as marchas:
      1. Aprenda usando só o câmbio traseiro (mão direita)
      2. Esqueça o câmbio dianteiro por enquanto (mão esquerda)
      3. Só acione o câmbio pedalando!
      4. Não olhe para os números do acionador
      5. Sempre pedalando, brinque com o acionador para sentir a diferença
      6. Descubra o que acontece com as pernas cada vez que é acionado o câmbio
      7. Mude uma marcha por vez e descubra quando fica mais cômodo pedalar

      Outra dica: no início, deixe na coroa do meio a grande maioria do tempo, pois ela é suficiente em quase todas as situações, apenas alterando as marchas das catracas (traseiras, trocadas via mão direita). Somente nas subidas mais fortes, mude para a coroa pequena. Se quiser pegar mais velocidade, nas descidas, use a coroa grande (coroas são mudadas na mão esquerda).

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
    2. No meu caso, tenho uma Prince dx300, 18v. Como ando em terreno misto, uso sempre pneus com cravos, devido a algum problema com o passador dianteiro, deixo sempre na menor coroa dianteira e menor traseira (puxa bem) não sofro no plano e nem em descidas leves... Porém quando vou pegar subidas leves sempre mudo para a catraca do meio na frente e a maior traseira. Porém se a subida for muito forte, não tenho outra opção (devo completar a subida andando mesmo, pois não adianta trocar para a maior dianteira e maior traseira, seria um erro grotesco), o certo seria eu voltar para a menor dianteira e maior traseira (subidas fortes), do meio dianteira e menor traseira (fica bom no plano, pois mantém a tração(com velocidade), mas se mudar para a maior traseira, perde velocidade, mantendo a tração (no plano ok) já na descida, se for um retão, mudar para a maior dianteira e menor traseira seria o melhor (pois o pedalar fica mais agressivo, misturando tração e velocidade, mas só funciona em descidas leves a fortes). Eu não abuso dessa pois é muito perigosa em descidas que a gente não conhece bem e onde não tem acostamento. Lembrando que eu não faço as trocas adequadas por problema no passador dianteiro...(falta de dinheiro pra arrumar também) kkk

      Excluir
  6. Boa noite

    Otimo

    Indica uma bike ou uma combinação de relaçao para subidas e descidas, pouco esforço nas subidas. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas. Comecei a pedalar agora e também desconhecia estas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q ótimo Beth Rodrigues!

      Precisando de mais informações sobre assuntos de bike, basta dizer! :)

      Excluir
  8. Excelentes recomendações obrigado pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  9. Um dos melhores textos, se não o melhor, que já li sobre o uso do câmbio em bikes. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Oie boa tarde
    Quero comprar uma bicicleta pra começar a petalar alguém me indica alguma que não seja muito cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de vários fatores, principalmente em relação ao terreno onde vc pretende pedalar, bem como a frequência e o uso que vc pretende dar à bike (lazer, esporte, pedal urbano).
      Seguem algumas páginas para lhe ajudar a comprar uma bike:
      . encurtador.com.br/cyzJY
      . encurtador.com.br/CO359
      . encurtador.com.br/ghqrF

      Excluir
  11. Comecei com uma bike 18 marchas e gostaria de umas instruções com relação a que marcha preciso usar no plano e na subida.

    ResponderExcluir
  12. Melhor texto, super bem explicado. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  13. Amei as explicações. Qual melhor e qual diferença de 18v para 27.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, quanto mais marchas, mais opções em termos de marchas leves (para facilitar nas subidas) ou mesmo marchas pesadas, para obter mais velocidade em descidas.
      Outra fundamental diferença: as bicicletas de 18v geralmente usam material mais simples e mais pesados. As bicicletas de 27v já possuem grupo de peças mais resistentes e mais caras também :)

      Excluir
  14. ola boa tarde !sou iniciante no pedal. kk aprendendo usar as marchas, mas feliz por encontrar aqui informações importantíssima..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos sempre aprendendo enquanto pedalamos! :)

      Obrigado e cicloabraços! :)

      Excluir
  15. Fico completamente perdida! Mesmo com estas explicações, é complicado pra mim, já que tenho 9 marchas de cada lado. A impressão que tive no texto é que deveria ter 3 do lado esquerdo e 6 no direito, pra fazer 18. É isso?
    Como procedo, então, se tenho 9 de cada lado?
    Acabei de comprar a bike e tô com vontade de mandar tirar o câmbio e pôr coroa comum, sem esses rapapés todos!
    Coisa complicada!!
    Marcha de carro é tão simples... Estou me sentindo a mais burra das criaturas! 😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EmmyLibra!
      Deixa eu tentar ajudar. Na verdade, as coroas e as catracas, onde a corrente fica girando, sempre estão do mesmo lado da bicicleta (normalmente lado direito, figura 2).

      Agora, o mecanismo (acionador) que faz a movimentação da posição da coroa fica do lado esquerdo e do lado direito fica o acionador das catracas (figura 1).

      Tente fazer o seguinte: procure um trecho plano ou levemente inclinado e comece a passar as marchas e ver como a bike fica: mais pesada, mais leve, normal.

      Depois releia o texto que vc compreenderá melhor e nem vai mais tirar as (bem úteis) marchas! :)

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  16. Ótimas dicas, eu adorei.. mas não sei usar nem a esquerda nem a direita kkkkkkkk, às vezes fica leve ou muito pesado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,

      Uma boa dica é treinar em terreno plano ou com leve/moderada subida, para que, aos poucos, vc aprenda a usar e fique 'no automático', sem vc precisar se preocupar.

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
  17. Gostei das dicas, depois de 51 anos de idade, aprendendo a usar cambio das marchas, valeu.

    ResponderExcluir
  18. Olá em todos os lugares q pesquiso sobre troca de marcha dizem q n se pode passar marcha sem está pedalando , se eu passa marcha e n estiver pedalando pode da problema na bike ou não ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O ideal é apenas diminuir um pouco a força na hora de se trocar a marcha. Desta forma vc evita possíveis danos ao câmbio, cassete, corrente e/ou pedivela da bike.

      Excluir
  19. Oieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Que Maralegria!!!!! Acabei de encontrar vocês... digitei no Google: como usar as marchas da bike aro 29.......kkkkkk ; Ahhhh !!! quando comecei a ler ... Para quem não sabe mudar as marchas.. EUUUUUU! Muito obrigada , vou ler e reler e com certeza praticar nos fins de semana . Beijinhos de montão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos elogios e obrigado pela Maralegria contagiante!! :)

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
  20. Obrigada pelas dicas. Faz uns 20 anos que não pedalo e nunca usei bicicleta com marchas. Vou iniciar agora e tbm me sinto muito perdida com relação a isso. Vamos ver como será. Depois comento aqui. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Vai aos poucos, sem muitas mudanças no início (use as marchas intermediárias, que normalmente são adequadas para quase todas as situações) e, à medida que for pegando confiança, vai mudando as marchas.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  21. Em uma subida com mais facilidade, ou seja: pra ficar mais fácil subir uma subida bem forte, qual as posições das marchas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Para subir mais fácil, normalmente usa-se a coroa menor e a catraca maior.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
    2. e nas decidas??? faz o inverso??? coroa maior com catraca menor???

      Excluir
    3. Exatamente isso Fernando!!! Show de bike! :)
      Cicloabraços, Biker

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.