Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Qual a melhor relação de marchas para MTB? Qual sua preferida?

Fonte: VO2 Bike escrita por Gustavo Figueiredo


Antigamente, comprar uma Mountain bike ou um novo grupo de marchas era relativamente simples, afinal, todos os fabricantes apostavam na relação com três coroas para suprir o pequeno número de pinhões disponíveis. Todavia, com o avanço da tecnologia, hoje contamos com  grupos de até 11 pinhões traseiros, abrindo caminho para o uso de duas ou até uma coroa. Por isso selecionamos algumas dicas básicas para ajudar você na escolha da melhor relação de marchas para MTB conforme o seu tipo de pedal.


Cassete
Via de regra, quanto menor o número de coroas, maior deve ser a amplitude do cassete, que é a diferença entre a marcha mais leve e a mais pesada. Em coroas triplas, por exemplo, cassetes 11-36 e até 11-32 são bastante comuns. 

Já nas coroas únicas, encontramos cassetes com pinhões que vão de 10 até 42 dentes.

Todavia, mesmo com mais marchas, cassetes com intervalo maior costumam apresentar uma diferença maior entre seus pinhões, dificultando a manutenção da cadência perfeita.


Eficiência fisiológica
Quando o assunto é cadência, seu corpo tem uma janela de trabalho que deve ser respeitada. Algumas pessoas toleram bem grandes variações de rotação, já outras terão melhor desempenho em uma faixa mais estreita de giros. Para saber isso, basta reparar se você troca de marcha constantemente sempre em busca da rotação ideal ou não. Se você vive “caçando marcha”, talvez seja melhor optar por duas ou três coroas e um cassete de menor amplitude.




Terreno e força
Subidas muito íngremes e descidas em estradão são apenas duas situações em que o uso de uma coroa apenas pode não ser a melhor opção, principalmente se você não tiver pernas para empurrar uma marcha mais pesada morro acima. Se o seu pedal incluir muitas variações de terreno, opte por duas ou mais coroas.


Simplicidade
A grande vantagem da coroa única é a simplicidade. Em provas de cross country, por exemplo, esse tipo de sistema dispensa as lentas e imprecisas trocas dianteiras, algo extremamente útil quando encontramos uma subida super inclinada logo depois de uma curva fechada em descida. Nesse tipo de situação, trocar da coroa grande para a pequena é muito mais difícil do que simplesmente subir várias marchas no cassete.


Amplitude
Embora em duas ou mais coroas haja o problema do cruzamento das marchas, que sempre deve ser evitado, elas oferecem maior variação entre a marcha mais leve e a mais pesada. Na imagem abaixo, representamos esse conceito graficamente. 

Se você utiliza duas ou mais coroas atualmente, faça o seguinte teste: com base no gráfico abaixo, simule a marcha mais leve e a mais pesada que você teria utilizando apenas uma coroa. Se completar o pedal sem muitas dificuldades, talvez eliminar o câmbio dianteiro seja uma boa opção.



Opinião do Biker
Acredito que a definição de qual relação deva ser usada também depende muito de como você utilizará a bicicleta: se o uso é mais urbano, recomendaria ter no mínimo 2 coroas, preferencialmente 3, para se ter marchas para todas as situações, sem grandes variações (no mínimo 2x10 ou 3x8; coroa x cassete).

Por outro lado, se a intenção é treinar forte e/ou competir, considere usar 1x10 ou 1x11, mas, para isso, lembre-se que nas subidas e descidas íngremes seu esforço será bem maior (atletas TOPs)! A 2x10 e a 2x11 também têm sido muito utilizadas e vindo em várias bikes de competição atualmente.

Até hoje utilizei bikes MTB com 3 coroas (3x7, 3x9 e 3x10), sendo que a relação 3x10 para mim é muito boa tanto no dia a dia, como nas competições onde participo.


Relação 3x9

53 comentários

  1. Dá pra usar um câmbio dianteiro 3x10,numa relação 3x9?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior!
      Pelo que sei, não é possível, pois a troca de marchas ficará imprecisa. De qualquer forma, consulte um mecânico de sua confiança e veja se pode ou não.
      CicloAbraços, Biker :)

      Excluir
  2. Bom dia muito bom é bom saber e aprender sobre tudo que te
    de bom sobre o suporte ,valeu obrigado a todos que fazem parte.

    ResponderExcluir
  3. É possivel ter uma relação 3 x 12 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!
      Nunca ouvi falar de 3x12, nem de 3x11 e, numa pesquisa rápida, também não encontrei referência sobre este tipo de relação.
      As relações 1x11 e 1x12 vieram para substituir a necessidade de mais de uma coroa, para deixar a bike mais leve e com menos possibilidades de problemas, uma vez que não tem o conjunto necessário para trocar marchas da coroa.
      Caso encontre algo, por favor, me avise.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
    2. Gustavo, já existe a 2x12, mas 3x12 nunca vi.

      Excluir
  4. Olá! Gostaria de saber se consigo usar uma corrente de 12v em um k7 de 10v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego Cesar!
      Desculpe-me pela demora. Acredito que possa, desde que retire alguns elos da corrente, mas não tenho conhecimento técnico suficiente para responder com certeza. Por isso estou entrando em contato com quem possa de dar uma resposta adequada.

      Cicloabraços, Biker

      Excluir
    2. Olá Diego Cesar!

      Segundo o especialista Gean Hoffmann:
      "A corrente de 12V é mais fina, por isso ela não servirá nos cassetes 10V."

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  5. Boa tarde por favor, estou com uma grande dúvida, a Sense impact pro deore 2x10 ou a GT Avalanche Elite slx 1x11?

    Att. Carlos
    Muito obrigado

    Muito boa as respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!

      Depende do que vc pretende. Se o objetivo for competir, atualmente a relação 1x11 tem sido a mais utilizada, principalmente por quem tem ótimo preparo, pois em subidas fortes não possui muitas marchas leves.

      Agora, se for para um uso mais genérico, aconselho a 2x10, que se adapta a todos os terrenos, sem exigir um ótimo preparo.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  6. Muito bom o seu texto ! Eu moto no Rio de Janeiro, onde, como em Floripa,posso fazer percursos que exigem uma amplitude muito grande de marchas. Por isso, uso relação 3 x 9, com pedivela 48/36/26 e K7 da Sunrace 11 x 40.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Obrigado pelo elogio e pelas informações que vc passou!

      Excluir
  7. Qual o melhor custo benefício.
    24 marchas ou 27 marchas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente as bicicletas de 24 marchas possuem um grupo (K7, corrente, coroas, passadores) mais simples e menos resistentes do que as bicicletas de 27 marchas. Dependerá da sua utilização.
      Se pretende usar muito a bike ou tem muita altimetria na região em que você mora, a melhor escolha é a de 27 marchas.
      Agora, se o uso é eventual, em local quase plano, a 24 marchas está de bom tamanho.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  8. Olá, tenho bike 29 de 24v, consigo usar o quadro com conjunto 11 x 1 ou 12 x 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássio!
      A limitação não é o quadro, mas o conjunto que faz a troca das marchas. As relações 1x11 e 1x12 poderão ser colocadas na sua bike sim. De qualquer forma, procure uma bicicletaria e confirme se para sua bicicleta é possível.

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
  9. o cambio shimano rd4700 10v qual seria uma alavanca compatível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma pesquisa rápida e encontrei apenas para 2x10v. Aconselho vc procurar uma loja/oficina bike e perguntar, pois, se existir, certamente terão interesse em lhe ajudar.

      Excluir
  10. Bom dia, gostaria de saber sua opinião qual a melhor coroa para uma relação 1x11, seria a 32 ou 34 dentes? Obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber,

      Depende do seu estilo de pedalar e também do terreno. Existem as opções de coroas nos tamanhos 28, 30, 32, 34, 36 e 38. Se vc prefere fazer mais força, use o 34 dentes. Se tem uma cadência maior, use o 32 dentes ou menor.

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
  11. Boa noite tenho uma bike 3x9, quero deixar com 2x10 ou 2x11 o que precisa trocar neste caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor a fazer é procurar uma oficina de sua confiança ou mesmo uma loja especializada em bike para que possam dizer se vale à pena modificar sua bike ou mesmo comprar uma (semi)nova com a relação que vc deseja.

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
  12. Olá, belo artigo... E como estou acessando em 2021, gostaria de saber se a sua opinião continua a mesma.
    Penso em usar a 3x10 por questões de conveniência, pois pedalo quase 90% em asfalto, descidas e subidas não muito elevadas e na maior parte do tempo, priorizo a velocidade.
    Estou tentando fugir da "doença midiática" para ter uma relação 1x12 onde os profissionais usam e muitos aqui na cidade usam como status apenas.
    Então queria saber sua opinião sobre 3x10 e dicas para minha finalidade como eu citei mais acima...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Li seu comentário e posso dizer que parece que foi escrito por mim. Muito semelhante com o tipo de pedal que faço e da forma que pedalo, bem como do modo que pensava e continuo pensando, pois não pretendo migrar para 1x11 ou 1x12.
      Talvez, se for migrar, seja para 2x10, em virtude da diminuição de peças 3x10 de melhor qualidade.
      Valeu pelo comentário!

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
    2. Amigo pegando o gancho do colega faço pedal em ambos terrenos pista e chão. Uso uma 3x9, estou querendo mudar para 3x10. Teria uma opcao de relação para ser usada pois terei que trocar passador, câmbio e k7 .

      Excluir
    3. Desculpe-me, mas não consegui entender muito bem o que você deseja.
      Talvez, ao invés de migrar para 3x10, o melhor seja migrar para 2x10, que é uma relação muito utilizada atualmente e que as peças estão sendo melhoradas continuamente. Uma outra vantagem da 2x10 é que você pode usar todas as marchas (nas opções com 3 coras, vc tem que evitar as marchas extremas).
      A relação 3x10 é muito boa e é a que eu utilizo, mas já está um pouco difícil para encontrar peças novas de boa qualidade.

      Se ainda precisar de mais informações, basta comentar aqui.

      CicloAbraços, Biker! :)

      Excluir
  13. boa noite, há tempo venho pesquisando a respeito de qual conjunto é melhor, e aqui pude perceber que muitas informações são compatíveis com outras pesquisas, demonstra técnica, critério na informação e clareza..
    Iniciei na MTB a cerca de 2 anos e meio, com uma bike básica, aro 26 e 21v.. fui aprendendo, e hoje estou com um conjunto shimano 24v. pedivela 3 coroas. Pretendo mudar para 27v... e permanecer com pedivela 3 coroas... e as informações são precisas, pois o meu porte físico, onde moro, com relação ao terreno é mixto, com bastante subidas... então agora já tenho certeza do que fazer.... respeitando-se as condições das variáveis aqui amplamente expostas... abraços.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peres,
      Muito obrigado pelos elogios e por compartilhar suas experiências.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  14. Tenho um grupo Shimano 24v (3x8) eu consigo transformar em 30v (3x10)? O que eu precisaria trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O melhor a fazer é se dirigir à uma bicicletaria e perguntar. A princípio é possível, desde que você também troque a corrente, o passador traseiro e a peça que passa as marchas. Se for preciso trocar mais peças, numa bicicletaria especificarão para você.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  15. Bom dia, tenho uma rockrider 120 de 21 macha é que dar uma melhorada nela o que eu tenho que trocar para por um k7 de 12v.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bicicletas de 21 marchas, normalmente, são mais simples, para um pedal sem exigir muito (costumam chamar bicicletas de entrada).
      No seu caso, se quer usar o k7 de 12, o ideal é adquirir uma nova bike, já com a relação que vc deseja (1x12, 2x12). Vc não conseguirá adaptar o k7 de 12 na sua bike, a não ser que troque todo o grupo, o que provavelmente não compensará.

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
  16. Estou a procura de uma bike nova, qual é a melhor opção pra mim, pedalo entre 40 a 60 km.. Pouco mais ou pouco menos... Estava pensando em comprar uma 1x12 V... O que me indica???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      As relações 1xV (1x10, 1x11, 1x12) são mais direcionadas para competidores, onde as bikes precisam ser mais leves e o bikers terem um preparo físico melhor. Se o seu objetivo for competir, acredito que a 1x12 é uma ótima opção.

      Agora, se vc usará mais como meio de transporte e/ou lazer, uma 2x10 já é suficiente. Tenho uma 3x10 e acho muito boa, mas infelizmente esta relação está sendo 'abandonada' pelos fabricantes de peças.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  17. Excelente conteúdo... prático, direto e didático!!! Muito bom mesmo!!! Tenho uma Caloi 29 com relação 3x9v Deore e como preciso trocar a relação que está gasta (2012 original 😬), estava na dúvida de mudar ou não para sistema de uma coroa. Vou manter a 3x9v pois meu uso é misto, sendo mais urbano. Vlw e grande abraço!!🚴👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado pelos elogios! :)
      Sim. As opções de relações tem a ver com seu uso. A não ser que você pretendesse fazer do seu uso urbano treinos para competir, o ideal é manter o 3x9v.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  18. Olá, obrigada pelo artigo sincero e bem detalhado. Tenho uma Big Whell 7.0, 2x9 (Alívio) e pedalo alternando estradão, trilha e asfalto. Sinto falta de marchas às vezes na subida (uma marcha está pesada e a próxima está leve demais). Estava pensando em trocar o câmbio para 1x11 ou 1x12 (Deore) e pensei que resolveria esse problema de ter que escolher entre pedalar ar ou sentir as pernas arderem... pelo que entendi aqui, trocar o câmbio não resolveria esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poliana!
      Numa relação 2x9, que você tem atualmente, existe bem mais opções que a 1x12. Portanto, é bem provável que vc sentirá mais falta de marchas se mudar para 1x11 ou 1x12.
      No seu caso, uma 2x12 ou mesmo uma 3x10 seria o ideal.
      Às vezes, compensa verificar se fica mais barato trocar de bike do que trocar o grupo completo.
      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  19. Eu gostaria de comprar uma bike aro 29 para uso diario, mas gosto de marchas mais pesadas para pedalar mais rapido, qual relação eu deveria usar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sugiro a 1x12 se você pretende treinar/competir ou 2x11 / 2x12 se quiser ter marchas pesadas para velocidade e mais opções de marchas leves para subir morros.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  20. Bah valeu pelo post , agora entendi melhor como eu china o esquema de relações entre coroa e pinhao e como sou novato no pedal vou optar por u.a relação 3x9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3x9 é uma ótima relação, principalmente para novatos, pois permite várias opções tanto para subir morros, quando para velocidade no plano e na descida.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  21. Ola-praticantente a 9 meses
    Gostaria da sua opinião,tenho uma bike 27v aqui são subidas forte morro mesmo assim como descidas fortes de estrada de terra,estou pensando em trocar a bike.Melhor opção seria uma 2x10,2x12 ou 1x12? Me adaptei muito bem a 27v qual dessas três chega é mais próximas a 27v até porque minha idade é 50 anos...Desde já agradeço e lhe parabenizo pelo o conteúdo muito proveitoso para que praticamente de pedal...abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Em virtude de sua adaptação à 27v e de haver muitos morros no seu percurso, sugiro, se possível, a 2x12v.
      A não ser que seu objetivo seja competir, procure uma bike com pelo menos 2 coroas.
      Cicloabraços, Biker.

      Excluir
  22. Olá amigo! Estou querendo fazer um up na minha magrela para 3x10. Poderia me dizer se um pé de vela 24-32-44 é com painel com cassete 11-46 hyperglide? Ou devo optar pelo 22-30-40? Ou ainda optar por qualquer pé de vela dos citados com um cassete 10 comum, sem o hyper? Pergunto pq na minha região tem de tudo, asfalto e terra planos e subidas de terra e asfalto. Preciso de uma bike bem versátil. Valeu, aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não tenho conhecimento técnico para lhe responder. Aconselho vc a procurar uma boa loja de bike ou mesmo algum bom mecânico/especialista em montar bikes que possa lhe responder corretamente.
      Desculpe-me não conseguir lhe ajudar.
      Cicloabraços, Biker

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.