Biketech Floripa

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Texto fornecido pela Twins Bike Shop

Capacete

O que deveríamos saber sobre ele?

   Muitos ciclistas desconhecem detalhes importantes sobre a utilização e segurança do uso de um capacete bem ajustado, neste e-mail vamos lhe apresentar algumas dicas desde o ajuste até o prazo de troca de um capacete.
   Você já ajustou seu capacete? Temos várias marcas no mercado de bicicletas, marcas nacionais e importadas.
  Inicia-se na escolha do capacete, a Bontrager por exemplo oferece vários tamanhos de cascos para ajuste de diferentes tamanhos de cabeça, para verificar o tamanho do casco do seu capacete coloque-o na cabeça na posição correta conforme a figura 1, não prenda o fecho ainda.
"Um bom ajuste é confortável, mas não apertado."
Agora vamos para o segundo passo, ajuste das cintas laterais, primeiro destrave o regulador da cinta (figura 3) depois deslize o regulador da cinta na cinta de têmpora esquerda (figura 4) até que o regulador fique logo abaixo do lóbulo da orelha esquerda, feito isto mantenha a posição do regulador da cinta sobre a cinta de têmpora enquanto puxa a cinta de nuca (figura 4) através do regulador de nuca. O fecho esquerdo deve praticamente tocar o regulador da cinta. Pronto agora trave o regulador da cinta.
    Retire o capacete e puxe a cinta da nuca esquerda (figura 4) pela parte traseira do capacete (figura 5) para ajustar a posição do regulador na cinta esquerda. Fazendo isso coloque novamente o capacete corretamente posicionado na cabeça, veja o regulador da cinta esquerda deve ficar logo abaixo do lóbulo da orelha conforme figura 6. Observação tanto a cinta de têmpora quanto a cinta de nuca devem ficar esticados, se necessário ajuste novamente.
    Realizado o ajuste da cinta ESQUERDA, vamos para o ajuste da cinta de nuca direita e da cinta de têmpora direita.
    Com o capacete fora da cabeça, abra o regulador da cinta direita, depois deslize o regulador da cinta direita sobre a cinta de nuca até que a cinta de nuca direita esteja no mesmo comprimento que a cinta de nuca esquerda. Puxe a cinta de têmpora direita através do regulador de cinta até o mesmo comprimento que a cinta de têmpora esquerda (figura 7).

    Agora trave o regulador da cinta, coloque o capacete e verifique o ajuste, os dois reguladores de cinta devem ficar logo abaixo dos lóbulos da orelha e ambas as cintas devem ficar esticadas.

    Mais uma etapa finalizada, agora vamos para o ajuste da jugular, o capacete foi projetado para ser preso por uma cinta sob o maxilar, as duas cintas suspensas no regulador da cinta direita que passam por baixo da mandíbula inferior são conhecidas conjuntamente como jugular (figura 8). Certifique-se de que a jugular está corretamente passada pelo fecho direita (Figura 9).
   Realizado este ajuste introduza o fecho direito  no fecho esquerdo conforme figura 10. Certifique-se que o fecho está corretamente afivelado, tente puxa-lo para frente o mesmo não deve sair do queixo, também tome cuidado para que fique confortavelmente preso na parte inferior do queixo.
  Parabéns, concluímos o ajuste das cintas, para melhorar ainda mais o desempenho do capacetes vários deles possuem um sistema de ajuste traseiro para melhor fixa-lo na cabeça. O que chamamos no caso da Bontrager de Micro-Manager ou Headmaster, para realizar este ajuste coloque o capacete na cabeça, mas não prenda as cintas posicione o sistema de ajuste de modo que fique abaixo do lobo occipital, a saliência óssea na base do crânio, se o sistema de ajuste estiver muito folgado, gire a roda de ajuste no sentido horário para ajustar (figuras 13a e 14a). Se o sistema de ajuste estiver muito justo, gire a roda de ajuste no sentido anti-horário. Agora feche a fivela (jugular) e teste os ajustes.
 Realizado os ajustes, certifique-se realizando dois testes:
  • Balance a cabeça de um lado para o outro. O capacete não deve se mover em sua cabeça.
  • Tente empurrar o capacete para frente e para trás em sua cabeça. Se o capacete se mover para trás, aperte as cintas temporais. Se o capacete se mover para frente, aperte as cintas de nuca.
Pronto seu capacete está ajustado para uso!
Aproveitando, veja algumas dicas interessantes:
  • As almofadas de ajuste podem ser lavadas na máquina em temperatura fria, em ciclo suave. Não coloque as almofadas na secadora;
  • Evite produtos químicos em contato com o seu capacete;
  • Capacetes danificados ou com mais de três anos devem ser substituídos.
  • A BONTRAGER, caso você tenha seu capacete danificado em um acidente dentro do prazo de 1 ano a partir da data de compra fará a substituição sem custo adicional. 
   A Twins Bike oferece aos clientes capacetes da Marca Bontrager e Giro, ao comprar realizamos o ajuste do mesmo para você. Sempre que pedalar se atente aos itens de segurança!
Ótima semana a todos.
Twins Bike Shop - Família Rocha


Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário