Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Audax Floripa 200K e Desafio 100K Dez-2012 - Dicas


Dicas para a participação

Já participei de 6 provas de Audax (4x200K, 300K e 400K) e consegui completar todas!

Acredito que algumas coisas são muito importantes como:
. Hidratação e Alimentação;
. Protetor Solar;
. Descanso (principalmente nos PCs ou quando estiver cansado); 
. Kit para troca de câmara 
. Quantia em dinheiro (cerca de R$ 20,00) para eventuais necessidades e
. Celular.
Certificado e Medalha de conclusão do Audax 200K 2012
Na prova deste ano do Audax 200 Km junto com desafio 100 Km, mais de 600 ciclistas participaram. 

Como no início da prova os ciclistas ainda estão mais próximos, o PC-1 foi um pouco complicado. 

Quando passei por lá, tinha somente laranja disponível (a água, a banana e o pãozinho/geleia tinham acabado). 

Como sempre levo comigo uma mochila com alimento e pelo menos duas garrafinhas de água, não tive problemas. Outros competidores, que não estavam tão preparados, acabaram reclamando.

Bem, para dicas mais completas, veja estas abaixo escritas pelo biker Pedro Corrêia que comprou uma bike dia 01/03/2012 e conseguiu completar a série completa do Audax (200K, 300K, 400K e 600K) neste ano de 2012. Segundo ele (e também penso assim), estas orientações permitem qualquer um completar estas provas de Audax:

1. Pedale com calma, curta o cicloturismo sem stress isso não é uma competição e independente do tempo você tem o dia inteiro para chegar.
2. Procure ficar em uma média de velocidade entre 15 a 18 km/h bem confortável.
3. Tente a cada 20 km dar uma parada de 10 minutos, hidrate-se, coma e continue até o PC.
4. Leve duas caramanholas sendo uma com água e outra com repositor de eletrólitos "Gatorade", nunca deixe a sede alcançar você! Beba sempre água, se tiver uma mochila de hidratação melhor.
5. Em média consuma um gel a cada 30 minutos pedalados e complemente a reposição de carboidrato com o repositor/gatorade.
6. Ideal a cada uma hora coma uma banana para evitar as câimbras de forma natural e preencher bem o estomago.
7. No dia anterior coma uma boa massa ou uma pizza sem muitos temperos para deixar sua reserva cheia.
8. Durante a parada dos PC´s coma uma laranja, maçã ou banana se não tiver levado, vai ajudar bastante.
9. Leve uma câmara reserva no mínimo, um alicate de unha para retirar possíveis farpas dos pneus, um par de espátulas e uma bomba de ar.
10. Viu um morro e não consegue subir pedalando? Sem vergonha alguma, desça da bike e vá na boa.
11. Procure ir com alguém ou de preferência em grupo, e leve junto uma dose extra de bom humor para curtir, porque é muito legal.
12. O importante é participar com alegria sem pressão que todos chegarão numa boa.

Para mais dicas:
Audax Floripa 200k 2012 - Dicas
Dicas e Razões para se fazer o Audax

Relatos da Participação em 2012

Boa Sorte a todos! :)

CICLES HOFFMANN Janio Rossa Cycling

13 comentários

  1. Parabéns Audálio, ótimo Post.

    Abraço

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, eu acrescentaria a opção de levar um celular, afinal nunca se sabe caso precise chamar alguma emergência. Ah! e para a alimentação, claro que é preferência pessoal, mas em provas longas é sempre disponibilizado frutas e isotonicos, chega uma hora que faz falta alguma coisa de sal. Valeu?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas lembranças Thaís!

      O Celular já foi acrescentado à lista. Também costumo levar um ou dois sanduíches, que normalmente o(s) devoro no PC-2, como se fosse meu almoço! :)
      Também pode-se usar os R$ 20,00 para passar numa padaria :)

      Obrigado!

      Excluir
  3. Grande ciclista Audálio! Que belas dicas estas, adorei!
    Bons pedais =)

    Abraço, Bia Poffo

    ResponderExcluir
  4. A grande vantagem que o Audax Floripa tem, se comparado as outras edições desta prova, é que este percurso é praticamente uma volta à ilha, ou seja, você irá encontrar inúmeros bares, botecos, mercadinhos e lojas de conveniências em postos de gasolina, o que significa que você não passará nem sede, nem fome.
    A minha dica é: MANTENHA SEUS PNEUS CALIBRADOS. Depois de muito pedalar e pegar paralelepípedos, a calibragem pode ir lá pra baixo. Para fazer menos esforço e rodar melhor, coloque um "arzinho" de vez em quando...
    Outra dica é: na hora da alimentação três coisinhas básicas para ingerir: Água, açúcar e sal. Não necessariamente levar um saleiro e um açucareiro de casa, mas muita gente só come chocolate e barras de cereal e se esquece de uma bolacha salgada ou um salgadinho. Lembre-se, quando a gente exala suor, perdemos água e sais minerais. Açúcar é bom para dar energia e sal para reter água no organismo.
    O resto é aproveitar o passeio de um dos trajetos mais bonitos do país!
    Bom Pedal!

    Geyson Serafin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas dicas Geyson!

      Acho q terei q fazer outra publicação só com os bons comentários q vcs estão deixando! :)

      CicloAbraços!

      Excluir
  5. Saca essa, eu sempre tive vontade de participar e até sonho em completar todos os Audax e tinha receio que fosse algo só pra superferas, mas me engano. O meu problemas é que as provas não são sempre na mesma região e o deslocamento me atrapalha. Gostaria de dikas sobre onde são realizadas e porque não na mesma região em que é feita uma. Por exemplo, deveria, ser uma série na grande Florianopolis, outra no Vale do Itajai, outro na região serrana, praias do sul. Mas não. Se faço a de 100 aqui, a de 200 será em outro lugar bem distante do primeiro e assim por diante.São feitos em locais diversos e distantes um do outro e nem todos estamos em condições de deslocamento.
    Mas eu vou agarrar esta parada. Gostaria de comentários sobre isso se possivel. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aldo

      Talvez eu não tenha compreendido por completo seu questionamento, porém dentro do que entendi tentarei responder. Hoje no Brasil, contamos com 13 clubes organizadores e outros tantos que realizam provas Audax através deles, esses clubes estão espalhados pelos estados de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e Santa Catarina. Desta Maneira verificamos que são poucos clubes e menos ainda regiões que realizam este tipo de prova, sendo assim as regiões de cada clube são muito amplas, como no exemplo do audax 600 onde fomos até Itapoá. Um Segundo e terceiro aspectos que podemos denotar são as condições das estradas do brevets e também a monotonicidade dos percursos. Como bem sabemos, temos grandes problemas de infra-estrutura com nossas estradas, desta forma não são todos os lugares que podem comportar brevets de forma segura, e além de segurança também temos a qualidade das estradas, que na sua grande parte não se mostra satisfatória e a partir desses fatores encaixamos a parte dos percursos. Como na sua maioria, grandes partes de trechos urbanos ou rodoviário são complicados, tanto em segurança e qualidade como já falei, nos obrigamos a fazer as provas atravessando cidades ou estados, justamente pensando em fatores como os citados pelo nosso amigo e editor Audálio, e assim são concebidos os percursos. Mas quais fatores? Beleza,lugares com alimentação, descanso, socorro,...

      Excluir
    2. Valeu pela ajuda Christien!
      Falou tudo e o disse muito bem!

      Aldo Cesar, caso ainda tenha alguma dúvida, é só dizer para tentarmos respondê-lo.

      CicloAbraços!

      Excluir
  6. Olá, estou absorvendo essas dicas! Pretendo fazer o Audax 200 este ano, pela primeira vez, e gostaria de saber como funciona a questão da confirmação um dia antes.. é necessário ir a essa confirmação? E o evento dá algum item para o competidor, como por exemplo a faixa sinalizadora? Obrigado e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yamaha!
      Legal saber q vc participará! Eu recomendo, pois é Show de Bike! Vc pedala, acompanhado por outros bikers, pelos principais cartões postais de Floripa. É uma verdadeira festa!

      Mesmo não fazendo parte da organização, já participei de 6 eventos de Audax. Portanto, seguem suas respostas:
      . Vc tem que buscar o seu kit, onde vem seu número e, se tiver, o chip. São entregues no dia anterior e devem estar na bike para o check-in feito antes da largada.
      . A organização dá um kit com camisa alusiva ao evento e alguns brindes. Colete, luzes (dianteira e traseira), capacete e outros itens obrigatórios são responsabilidades do ciclista
      . Não é obrigatória a presença no Congresso Técnico, mas recomento muito a participação, principalmente dos estreantes, pois são passadas muitas dicas e também é falado sobre o percurso, retiradas as dúvidas do ciclistas, além do sorteio de vários brindes.
      Se tiver mais dúvidas, contacte a organização: informacoes@audaxfloripa.com.br

      CicloAbraços!

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.