Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Como encarar ventos fortes!

Uma das principais características do Ironman Fortaleza é o vento. 
Saiba como se dar bem em qualquer situação.

Serve para Floripa também! :)

Fonte: Prólogo Ativo


Completar uma prova de Ironman já é um grande desafio por conta das distâncias a serem percorridas (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida de rua). E quando se fala do  Ironman de Fortaleza, que rola no próximo domingo (8 de novembro), o desafio é ainda maior.

Como a cidade é conhecida pelos ventos fortes durante grande parte do dia, os atletas enfrentarão maiores desafios nesta prova. Além do forte calor típico do nordeste (é claro!).

Apesar de a parte do ciclismo ter se afastado um pouco mais da cidade no percurso deste ano, não havendo grandes desníveis de terreno, os ventos sopram de todas as direções e em forte intensidade. Por isso, algumas dicas são importantes neste trecho da prova para que você tenha um melhor desempenho.

1. Vento contra
Não brigue com o vento que vem contra, pois ele sempre vence. Suba a relação de marchas usada na prova e mantenha o giro constante. Lembre-se de girar mais e fazer menos força. Não se preocupe com a velocidade, que poderá diminuir. Tenha bastante paciência e mentalize sempre coisas boas, o que ajuda a superar o desafio. Certamente em algum momento da prova o vento contra vai diminuir ou mudar de direção e você voltará ao seu ritmo normal.

2. Vento a favor
Coloque sua relação de marcha preferida para pedalar e foque no seu desempenho. Deite no clipe, mantenha a postura aerodinâmica e tente ganhar alguns minutos, visto que o vento está jogando a seu favor nesta parte da prova.

3. Vento lateral
Tome muito cuidado aqui, pois uma rajada forte pode derrubá-lo da bike, assim como acontece em Kona (Hawaii). Saia do clipe e segure firme o guidão. Perceba de que lado vem as rajadas de vento e faça força contrária. Não se distraia, tenha paciência e espere esse cenário mudar.

4. Calor no pedal
Fique esperto, pois os ventos fortes tendem a ofuscar um pouco a sensação de calor durante o pedal. Não se esqueça, em momento algum, da sua estratégia de hidratação e suplementação durante a pedalada. Mesmo porque a previsão para o dia da prova é de temperaturas em torno 25º C a 32º C.

(Fonte: Rogério Carvalho, personal trainer e preparador físico de atletas de endurance, IRONMAN Certified Coach e membro do Grupo de Estudos do Desempenho Aeróbio da EEFE-USP)

Por Lygia Haydée

CICLES HOFFMANN Janio Rossa Cycling

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.