Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Cicloteca - uma viagem pela América Latina

Cicloteca


A Cicloteca é uma proposta iniciada em 2014, com objetivo de refletir o incentivo a leitura e o uso da bicicleta como um mecanismo para as cidades de uma forma geral, questionando o planejamento urbano, a mobilidade humana e as consequências que o uso dos livros e das bicicletas podem potencializar no cotidiano das pessoas. 

Inspirada na Biblioteca Móvel do projeto do Departamento de Cultura do município de São Paulo na década de 1930, Cicloteca de Bambu – RS, na Bicicloteca do Instituto Mobilidade Verde - SP, também, da cidade de São Paulo. Porém, a Cicloteca carrega a preocupação do desapego e dos livros livres, libertos de qualquer burocracia. Essa “pseudo” biblioteca permite não só uma viagem física, mas também imaginária de todos os envolvidos com o projeto, seja diretamente ou mesmo indiretamente. Nesse primeiro ano a Cicloteca já doou aproximadamente 1.200 livros em museus, praças, ruas e espaços públicos. 

A Cicloteca estruturada para carregar até 150 livros e a bagagem dos seus chofers, que são instigados pelo processo do deslocamento e das sensibilidades que o exercício da alteridade permite, no percurso, e, os livros livres caminham no contra-fluxo de uma dinâmica temporal preocupada em checar a hora e bater o ponto.


O que é a proposta

Equipados de bicicletas e livros, o roteiro traçado contabiliza aproximadamente 5.000 km e a proposta é viajar até Santiago (CHI), saindo do interior de São Paulo passando pelo sul do Brasil em direção ao Uruguai,  atravessando a Argentina e finalmente chegando ao Chile; ao longo do trajeto iremos propor algumas atividades que estão diretamente ligadas à leitura das cidades.

O Chile foi escolhido por conta do V Fórum Mundial da Bicicleta, que será realizado no final de março de 2016 em Santiago. O tema do V Fórum dialoga diretamente com a proposta da viagem pela América Latina: “Energia Humana – Poder Cidadão” que é multiplicado com o uso da bicicleta para o deslocamento, fomentando os ciclos possíveis e impossíveis de livros fora de prateleiras empoeiradas, dando sentido a existência dos livros. (https://www.facebook.com/forummundialdabicicleta)

A Cicloteca é uma ação do projeto Ciclista Aprendiz e comemora em 2016 dois anos. É uma bicicleta que carrega livros e estimula viagens, seja ela física ou espiritual. Buscando assim, valorizar a mobilidade humana e a diversificação de acessos existentes nas cidades.Uma vez aberta, a estante da Cicloteca fomenta as possibilidades do exercício de leituras das cidades; as bicicletas nesse sentido se tornam espíritos de livros livres. Além do incentivo à leitura, a proposta também tem como objetivo criar um imaginário da bicicleta a partir de  oficinas de desenhos com crianças de escolas, creches e/ou comunidades e discutir a mobilidade com exibição de curtas e filmes.




Nossos gastos

. Custeio com os gastos da produção de uma estante, que será uma carreta puxada por uma bicicleta. 
. Material para registro da viagem (GoPro e um computador para edição com hd externo).
. Manutenção e compra de peças para as bicicletas, custeio de alimentação ao decorrer do trajeto e pontuais hospedagens. 
. Gastos com o material das propostas como um projetor (compacto) e material de papelaria para ser desenvolvido nas atividades ao longo do percurso.


Quem Somos

Lucas Garcia é o chofer da Cicloteca carioca, curioso e questionador sobre as cidades e os deslocamentos. Impulsionado pelas formas que conduzem a bicicleta, e a bicicleta que conduz as formas.

Gabriel Caneri apaixonado por viagens, mordido pela bicicleta em 2015 resolveu abrir o peito para o vento soprar. Aprendiz de novas receitas e os perfumes que as panelas acenam.

Somos amigos de infância, crescemos na mesma cidade Atibaia - SP, os estudos nos separaram por alguns anos mas o desejo de viajar e o amor pelos livros nos uniram, novamente, nesta jornada (...)

NÃO BUZINE, DOE LIVROS. CICLOTECA – viaje nessa ideia.

https://www.facebook.com/ciclistaaprendiz
http://www.benfeitoria.com.br/ciclistaaprendiz
https://www.youtube.com/channel/UCvphzfBaGDSgek4U8wftlSQ
www.cicloteca.com.br

Fonte: Informe FCIERG

CICLES HOFFMANN Janio Rossa Cycling

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.