Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Caldo de Cana: isotônico do ciclista

Fonte: Vale Boaventura

O caldo de cana é uma bebida extraída da cana de açúcar que se consome in natura. Grande companheiro do pastel de feira e em alguns lugares consumido com sabores diferentes, como morango, limão, maracujá e outros, o que o torna muito mais calórico. Mas você sabia que ele pode te ajudar nos treinos de ciclismo? A bebida é uma ótima opção para ser consumida pré ou pós treino, a nutricionista Amanda Rodrigues nos contou tudo sobre seus benefícios.

A garapa é uma excelente bebida que pode ser consumida antes ou após os exercícios físicos, por conter vários nutrientes, ser altamente energética devido ao teor de sacarose e não possuir aditivos químicos.”, explica a nutricionista.

O caldo de cana é fonte de vitaminas A, B e C e de minerais, como ferro, cálcio, magnésio que são importantíssimos para um atleta. Além de ser uma rica fonte de antioxidantes, que ajuda a proteger as membranas das células.

A bebida também pode ser usada como um isotônico natural, mas não tem apenas esse benefício. “Tomar a garapa antes dos treinos de Ciclismo, ajuda a dar mais energia e potencializar o treino e, após os treinos, tem função de recuperar os músculos e os estoques de glicogênio, evitando a fadiga, além de ser uma ótima fonte de hidratação para o corpo, repondo minerais e vitaminas perdidas durante as atividades.” conta Amanda.

Sobre a quantidade a ser consumida, para quem se interessou nos benefícios da bebida, a nutricionista afirma que isso varia de pessoa para pessoa. “Vai depender de cada um. O tempo que dura a atividade, o peso, o planejamento ao longo do dia e outros fatores. No geral acredito que de 200 a 300 ml antes ou depois da atividade seja uma boa quantidade”, explica.

DICA DA NUTRICIONISTA ANGÉLICA AMARAL 
O teor de açúcar do caldo de cana é bem alto. Somente sugiro se for para pedaladas de longa duração, acima de 90 minutos.

Para distâncias menores, prefiro a água de coco como isotônico natural!!


CICLES HOFFMANN Janio Rossa Cycling

4 comentários

  1. Somente faltou a nutricionista falar que o caldo de cana não é para todos os ciclistas. Quem tem diabetes ou tem glicemia elevada, o consumo desta bebida pode ser contra-indicado. As informações na internet são divergentes quanto ao índice glicêmico do caldo de cana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, Obrigado pela contribuição!

      Excluir
    2. Olá Leonardo,

      Pesquisando sobre o assunto, encontrei uma das divergências q vc citou. Veja abaixo:
      "O açúcar da cana-de-açúcar é um dissacarídeo chamado sacarose (glicose + frutose).
      ...
      Este açúcar apresenta baixo nível glicêmico, sendo o caldo de cana indicado para diabéticos."

      Fonte: https://goo.gl/nKSepp

      Excluir
    3. Outro site e mesma opinião sobre ser indicado para consumo por diabéticos:

      "Uma vez que o caldo de cana não contém açúcares simples, ele pode ser apreciado por diabéticos sem preocupação. No entando, sempre consulte seu médico..."

      Fonte: https://goo.gl/zZE3c5

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.