Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Guia completo para você ir de bicicleta para o trabalho

Como ir de bicicleta para o trabalho: um guia completo para você começar

Fonte: Ativo por Fernanda Beck


Ir de bicicleta para o trabalho é um privilégio: ao mesmo tempo em que nos deslocamos, praticamos exercício, entramos em contato com a cidade, protegemos o meio ambiente e economizamos dinheiro.

Mas a transição do transporte motorizado para o transporte ativo pode ser complicada para quem ainda não está totalmente à vontade cruzando a cidade sobre duas rodas – e com medo de chegar suado à reunião. Por isso, reunimos dicas valiosas que vão te ajudar a aperfeiçoar seu pedal de casa ao trabalho. Aproveite!

Como ir de bicicleta para o trabalho

Chegue 15 minutos mais cedo

Programando um tempo extra na hora de chegar ao escritório, você poderá recuperar o fôlego, lavar o rosto/tomar banho e trocar de roupa antes de chegar na sua sala (ajuste o tempo de folga de acordo com o tempo que você leva para se trocar).

Se você tem espaço, vale deixar um desodorante, uma camisa/camiseta limpa e um par de meias secas na gaveta.


Conheça seu caminho

Se você ainda não está acostumado a pedalar nas ruas ou está estreando em um novo trajeto, teste o caminho antes de ter que estar lá a tempo (e apresentável) para a próxima reunião.

Aproveite um final de semana, em que você estará sem pressa, para testar sua rota, ver se há ciclovias no seu trajeto, e, se não, quais são as ruas mais bike friendly dos lugares por onde você passa. Tenha em mente que o caminho mais curto não necessariamente é o melhor caminho.

Se você ainda não se sente tão confiante, comece aos poucos: escolha um dia da semana para ir de bicicleta. Com o passar do tempo, vá aumentando o número de dias em que você se locomove de bike.

Também é muito valioso saber onde estão os postos de gasolina e as bicicletarias/oficinas perto do seu trajeto – é para lá que você vai correr se algo der errado.

Um posto de gasolina pode ser um porto seguro para trocar e/ou encher um pneu


Esteja preparado

Isso significar muitas coisas: pedalar com um kit de ferramentas, saber trocar um pneu, ter consigo uma capa de chuva e levar sempre um pouco de água com você (e comida, dependendo da distância).

Se você tem espaço na mochila, carregar uma câmara extra e uma bomba de ar é uma estratégia que vai te poupar muito tempo na hora de lidar com um pneu furado – troque a câmara na rua e deixe para remendar o furo em casa.

Espátulas, Câmara de ar, cola, remendo

Tenha sempre um plano B: leve um bom cadeado, um bilhete de ônibus e um pouco de dinheiro vivo, para garantir mais autonomia caso você tenha um imprevisto ou mude de planos.

Cadeados em forma de “U” são amplamente considerados a opção mais segura para bicicletas


Pedale com segurança

Existem alguns itens que contribuem em muito com a sua integridade na cidade: luzes traseiras (vermelhas) e dianteiras (brancas), roupas e acessórios em cores claras e chamativas que aumentem a sua visibilidade, e a simples mas muito esquecida sinalização de intenção dentro do trânsito ou na ciclovia (para entrar e sair da ciclovia, mudar de faixa, ultrapassar, virar ou parar).

Pedale sempre alerta aos veículos ao seu redor, às outras bicicletas e aos pedestres. Para diminuir suas chances de problemas mecânicos, invista em boas peças, que não vão te deixar na mão.

É importante ter luzes dianteiras, brancas, e traseiras, vermelhas


Conforto também importa

Invista em um selim de qualidade, que te dê o suporte que você precisa na distância até seu trabalho, não te machuque nem asse.

Cycle chic ou não, escolha roupas que possibilitem todos os seus movimentos sem preocupação, e que possam sujar. Fazer um mix de roupas sociais e “roupas de bike” pode ser um jeito de deixar a transição do selim para o escritório mais rápida – teste várias combinações e veja o que funciona melhor para você.


Pedale só uma parte do caminho

Se sua casa é muito longe do trabalho ou há partes realmente complicadas entre um e outro, uma boa opção é pedalar apenas um pedaço do percurso, conciliando a bike com outro meio de locomoção – o chamado transporte intermodal. Muitas estações de metrô e outros lugares públicos dispõem de bicicletários que facilitam a vida do usuário.


Atenção à manutenção

Manter uma rotina de cuidados básicos com a bike te poupa problemas mecânicos e desacelera o desgaste das peças. Compre uma boa bomba de ar de chão para ter em casa e calibre os pneus da sua bicicleta com regularidade, de preferência uma vez por semana (a calibragem ideal fica escrita na lateral dos pneus).

De vez em quando, e especialmente após pegar chuva, lubrifique a corrente da sua bicicleta com óleo específico para isso – o do tipo úmido é mais indicado para Mountain bikes ou ambientes com chuva ou lama; o do tipo seco (ou teflonado) vai bem para bikes urbanas.


Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.