Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Qual o melhor tipo de pneu para MTB?

Fonte: VO2 Bike - Ativo escrita por Gustavo Figueiredo


Versáteis, as Mountain bikes nos possibilitam encarar subidas, descidas, asfalto, terra, lama, pedras e mais uma miríade de terrenos que a natureza pode oferecer. 

Embora a bicicleta se adapte bem a qualquer situação, existe um componente que faz toda a diferença para obter um melhor rendimento: os pneus. 

Com diversas formas, tamanhos e desenhos, eles são a única ligação do ciclista com o solo e por isso devem ser fruto de uma escolha criteriosa de acordo com suas possibilidades e objetivos no pedal. 

Por isso, antes de escolher seu pneu para MTB, veja algumas dicas abaixo. Após escolher o pneu, clique aqui para comprar sua opção escolhida!


Largura ideal

Pneus estreitos (1,8’’ a 2,1’’) têm menos aderência e flutuação sobre terrenos acidentados ou areia, conforto reduzido por conta do pequeno volume de ar e menor proteção contra danos nos aros e nas câmeras. O peso reduzido, no entanto, proporciona mais velocidade em acelerações, subidas, frenagens e mudanças de direção. Os pneus médios (2,2’’ a 2,5’’) têm mais aderência, flutuação e maior proteção aos aros em casos de impacto com obstáculos pontiagudos. Contudo, são mais lentos. Já os mais largos (2,5’’ ou mais) oferecem o máximo em aderência e flutuação, assim como muito conforto, graças ao grande volume de ar. Em contrapartida, são bem mais pesados e lentos.

Desenho dos gomos

Um pneu que traz em sua banda de rodagem gomos grandes, levemente pontiagudos e distantes um dos outros foi projetado para oferecer tração na lama. Porém, se o objetivo é ser rápido na areia, opte por um pneu largo, com gomos baixos e próximos uns dos outros, que vai flutuar sobre a superfície. Já terrenos duros e compactos pedem por um desenho agressivo, que apresente gomos bem pequenos e próximos uns aos outros.

Dureza

Pneus cuja dureza da borracha é menor do que 50a apresentam muita aderência e velocidade, porém pecam na durabilidade. Já os que têm dureza próxima a 60a não são tão aderentes, mas acabam tendo menor resistência à rolagem. Agora, para obter o máximo em durabilidade, o ideal é escolher um pneu com dureza acima de 70a.


Carcaça

Via de regra, quanto maior for o TPI (threads per inch ou fios por polegada) da carcaça do pneu, mais macio, leve e rápido ele será. Porém, a resistência contra cortes acaba sendo menor. A quantidade de camadas antifuro também é importante. Quanto mais camadas, maior será a proteção, mas o pneu tende a ser mais pesado e desconfortável.

Tipo de pedal

No cross country o peso baixo é fundamental, de modo que pneus mais finos e leves costumam apresentar um desempenho melhor. Em trilhas, opte por larguras entre 1,8” e 2,4”. Nas corridas, pneus mais estreitos que 2,0’’ costumam ser os mais indicados. Já o freeride e o downhill são modalidades que pedem aderência e resistência. Procure por pneus largos, cravudos e com borracha macia para obter mais tração nas curvas e terrenos acidentados. Para quem gosta de pedais mais longos, com ritmo mais moderado, o pneu ideal deve oferecer proteção antifuro e borracha mais dura para aumentar a durabilidade. A largura e o tipo dos cravos dependerão do terreno a ser explorado.


1. Semi slick traseiro; 2. Semi slick dianteiro; 3. Misto; 4. Pneu para lama;
5. DH trilha seca; 6. DH trilha com lama (mude tire); 7. DH trilha rápida.

CICLES HOFFMANN ALL SPORTING

4 comentários

  1. Muito bom o texto. Fez ver que estou usando um pneu que não atende bem onde ando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Edelberto Santos!

      A ideia do texto é possibilitar exatamente isto...

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  2. Bom texto. Eu estou com dois pirelli scorpion, na traseira 2.1 e na dianteira 1.8, porém eu rodo mais em asfalto e eventualmente pego terra. Trilha é mais raro. Que pneu vc me recomendaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tem pneus intermediários que são mais apropriados para asfalto, onde o pneu se gasta mais, e que permitem pegar estrada de terra eventualmente.

      Meu tipo de pedal é bem semelhante ao seu. Muito mais asfalto e terra eventualmente, com raras trilhas.

      Atualmente uso um pneu Bontrager (modelo antigo) na frente e um Pneu Continental Race King Protection na roda traseira. São muito bons, mas o valor deles é caro, especialmente este último.

      Parece que o pneu q vc está usando tem um custo benefício bom, mas quem sabe uma conversa em uma ou duas bike shops possam ajudá-lo com outras boas opções ?

      CicloAbraços, Biker

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.