Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Trilhas

Se você curte pedalar e gosta de matas, cachoeiras, aventuras, então você é um sério candidato a fazer trilhas!

Através das trilhas você pode conhecer lugares lindíssimos, pouco explorados e ainda por cima ter um bom contato com a natureza.

Aqui em Floripa e, no geral em todo o estado, existem inúmeras trilhas, passando por lugares lindos, cachoeiras, chegando em praias, vales, serras, dunas.... Tem para todos os gostos! :)



Abaixo seguem algumas dicas (criadas a partir das dicas existentes no site Guia Floripa e acrescidas com algumas que julgo interessantes) para aqueles que pretendem iniciar-se nesta aventura de pedalar por trilhas:

. Comece fazendo revisão da sua bike: freios, lubrificação, câmbio, pneus. Se não tiver conhecimento, leve a um oficina de sua confiança. Caso não conheça uma boa oficina, peça dicas a amigos. Se souber, faça revisão você mesmo.

. Acessórios necessários: um bom capacete; kit de reparos de pneu contendo espátulas, bomba de ar, câmara de ar reserva e remendo; garrafa para água e suporte; roupas adequadas: bermudas, luvas e tênis ou sapatilhas; chaves Allen e de porcas; repelente contra pernilongo :).



. Um ciclocomputador também é bem-vindo, pois proporciona um controle maior do tempo e da distância pedalada e muitas vezes necessário, especialmente quando você tem uma planilha da trilha, que normalmente possui as indicações do caminho a ser seguido e a distância na qual ele se encontra

. Os bons locais para se pedalar são aqueles onde se têm o maior contato com a natureza e que sejam calmos e sem muito trânsito. Especialmente as 'single tracks', trilhas formadas pelos deslocamentos de pessoas, normalmente permitindo somente a passagem de uma bike por vez.

. Procure sempre pedalar acompanhado, principalmente em percursos ainda desconhecidos. Até porque não existem mapas confiáveis para territórios inexplorados.

. É cada vez mais difícil encontrar um local próximo para se pedalar. Procure outros bikers e clubes e informe-se sobre os locais mais adequados. Uma boa dica é participar de passeios organizados. Outra alternativa é transportar a bike de carro até o início da trilha e pedalar a partir dali.

. A freqüência está diretamente ligada com o quanto você gosta de pedalar e com suas prioridades ou compromissos. Pedalar somente nos finais de semana, às vezes, é a única opção que resta. Procure, contudo, nem que seja por poucos minutos, executar essa atividade umas duas ou três vezes durante a semana.


. Disponibilize um tempo adequado para fazer a trilha sem que haja algum compromisso logo em seguida. Assim você poderá aproveitar melhor o passeio e, se acontecer algum imprevisto (furo de pneu, tombo, se perder na trilha :), não se estressará por ficar atrasado.

Seguem alguns links bem interessantes, voltados para você adquirir mais conhecimento sobre as trilhas existentes na região:

Trilhas BR - possui informações detalhadas (planilha de navegação, coordenadas GPS, mapas, fotos, etc) das trilhas da região de Florianópolis. Melhor site que encontrei, voltado para bikers que curtem MTB (Mountain Bike).

Guia Floripa - um guia completo com muitas dicas e as mais variadas informações sobre as trilhas da Ilha de Santa Catarina. Lista 14 trilhas, mas não possui muitas indicações do caminho a ser seguido e é mais voltado para trilhas à pé.

Guia Floripa Mountain Bike - página com dicas para os Mountain bikers. Possui detalhes da Trilha da Florestinha.


. CicloTrilhas Floripa - movimento pela conservação de trilhas e legitimação do uso da bicicleta em Florianópolis/SC. Confira mais informações no blog CicloTrilhas Floripa.

Espero que curtam estas dicas. Se souber de algum site legal sobre trilhas daqui da região, por favor, me avisem ! :)

CICLES HOFFMANN ALL SPORTING

4 comentários

  1. Faltou o Ciclotrilhas Floripa na lista.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essas trilhas mass está faltando um single.traking em Florianópolis e continente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confere o trabalho do Ciclotrilhas e o trailforks, está cheio de singletrack

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.