Cicles Hoffmann

quinta-feira, 30 de março de 2017


Fonte: VO2 Bike Ativo - por Paula Ricupero

Um ciclista vem pedalando pela via quando, de repente, um motorista ou passageiro desatento abre a porta do carro atingindo-o em cheio. Conhecido em inglês como “dooring”, essa colisão é muito comum no trânsito e é responsável por provocar inúmeros acidentes – graves e com vítimas fatais, como já ocorreu aqui no Brasil, inclusive. A boa notícia é que podemos aprender com os holandeses um gesto muito simples para evitar acidente com ciclistas ao abrir a porta do carro.


Após constatarem que um a cada cinco acidentes com bikes em Chicago (EUA) ocorre dessa maneira (dados de 2012), cicloativistas norte-americanos foram buscar na Holanda uma solução para o problema. Eles perceberam que há um costume antigo entre os motoristas do país de abrir a porta do carro com a mão oposta àquela que está ao lado da porta. O gesto faz com que a pessoa gire seu tronco para trás, permitindo que ela visualize –  diretamente ou pelo retrovisor – se vem vindo um ciclista.
Não dá para se esperar, contudo, que esse gesto vire um hábito natural dos brasileiros do dia para a noite. O uso de bicicletas na Holanda tem sido incentivado há muitos anos, fazendo com que a bike se tornasse parte da cultura do país. No Brasil, ainda estamos engatinhando nesse processo, mas seria ótimo se já pudéssemos incorporar atitudes como essa na nossa rotina. Mas enquanto isso não vira também um costume nosso, a recomendação é que o ciclista mantenha uma distância segura dos carros estacionados.
Confira abaixo um vídeo da campanha norte-americana criada para incentivar a “Dutch Reach”, como foi apelidada essa técnica holandesa para evitar acidente com ciclistas ao abrir a porta do carro:
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário