Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Pedalando uma MTB 10v

Soul SL 929 Carbon XTR
Nesta sexta feira 13 (de maio) eu voltei do serviço para casa pedalando uma 'MTB 10v'! Infelizmente não foi a bicicleta MTB da foto ao lado com apenas 10 marchas. Bem que eu gostaria! :)

Chegando ao serviço, ao tentar dar a última pedalada, para vencer o topo de uma rampinha, a corrente travou e a bike parou totalmente. Como acontece nesta situação, a bike começou a tombar para um dos lados. Consegui, num reflexo, livrar um dos pés que estava clipado, mas a bike estava prestes a tombar para o outro lado. Pelo menos cairia em cima de alguns arbustos, ao invés de cair para o lado contrário (da escada), mas consegui livrar o segundo pé a tempo!

Estava atrasado e pensei que a corrente tinha travado por falta de lubrificação.

Quando fui sair pedalando, durante o horário de almoço, para ir ao banco, vi que tinha me enganado completamente : o câmbio dianteiro estava todo arrebentado e a corrente nem girava. Não pensei duas vezes: me dirigi à Bike Tech Floripa que, além de ter um atendimento e oficina excelentes, é a que fica mais próxima de onde trabalho (cerca de 1.7 km) com uma descida e um trecho plano. Deixei o banco para depois.

Aproveitei o embalo na descida e criei um novo meio de transporte depois: a Bicinet (mistura de bicicleta com patinete :). 

Não demorei muito para chegar à Bike Tech Floripa. Felizmente o proprietário (Erni) interrompeu o horário de almoço dele para poder consertar a minha bike.

De cara retirou o câmbio e decretou: "Não tem o que fazer, a não ser jogá-lo no lixo" :(. Mesmo assim a corrente ainda continuava travando, pois tinha arrebentado também. Como não tinha na loja o modelo de câmbio igual ao que estava na bike, ele propôs uma solução: tirar alguns elos da corrente, emendá-la e deixá-la fixa na coroa central. Desta forma, teria 10 marchas disponíveis (a coroa central e as 10 do cassete traseiro; 1 x 10).

Arrumada a bike, passei pelo banco e retornei pedalando minha Scott 10 marchas, que ficou como pode ser visto nas fotos abaixo! :)


sem o câmbio dianteiro e 
com a corrente fixa na coroa central
Ainda bem que isto aconteceu na cidade e próximo à uma oficina. Aproveitarei este incidente para poder aprender a sair deste tipo de situação, pelo menos para não ter que ficar empurrando a bike por vários quilômetros ou mesmo aguardando algum resgate :)

P.s.: o Erni me informou, no mesmo dia, que já encomendou um novo câmbio e que o mesmo chegará até a próxima terça-feira. 

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.