Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Pedala São Paulo: 10 dicas para ir pedalando para o trabalho

10 dicas para ir de bike para o trabalho

Fonte: Revista Você S/A

A paisagem da Avenida Paulista, uma das mais famosas e importantes vias de São Paulo, vai mudar em 2015: o canteiro central será dividido por uma ciclovia. Isso mostra como as bicicletas estão ganhando importância, pelo menos na maior cidade do país. O argumento da prefeitura paulistana é que quanto mais bicicletas nas ruas, menor o trânsito na cidade e menor o tempo de deslocamentos das pessoas.


Hoje, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), os profissionais que vivem em regiões metropolitanas gastam, em média, 41 minutos para ir de casa até o trabalho. Muito tempo no trânsito deixa os funcionários improdutivos e estressados. E as empresas sabem.

Por isso que iniciativas como o projeto Bike da Firma, que assessora companhias que querem incentivar o uso de bicicletas, têm tido visibilidade. Adotar a bicicleta para trabalhar significa ter mais tempo, mais dinheiro, mais saúde e mais produtividade. Ou seja, ter mais qualidade de vida.


Leia a seguir dez fatos que você precisa levar em conta se quiser usar a bike.

1. Espelho, buzina e iluminação são obrigatórios por lei. Capacete não, mas é recomendado. 

2. Suar não é obrigatório. Vá em uma velocidade baixa e constante e use roupas leves – melhor se forem de algodão. Se estiver muito calor e seu escritório não possuir chuveiro,  é bom deixar um nécessaire com  lenço umedecido e desodorante na gaveta da sua mesa.

3. Dá para dobrar a bike. A bicicleta dobrável é uma boa opção para quem não tem bicicletário na empresa e precisa guardá-la em um cantinho do escritório. Só tome cuidado porque esse modelo só funciona bem para quem pedala distâncias de, no máximo, 10 km, em baixa velocidade.

4. Dá para sofrer menos com subidas e descidas. É só usar a bike elétrica, que deixa a pedalada mais leve. O problema é que os modelos vendidos no Brasil ainda são caros e as baterias têm curta duração.

5. Manutenção é importante. Procure fazer a manutenção a cada dois meses para conservar a bike por mais tempo. Evite molhar a bicicleta e subir e descer de calçadas, isso diminui o tempo útil da bicicleta.  

6. Melhor evitar o trânsito intenso. Avenidas muito movimentadas ou vias de alta velocidade são perigosas demais para um ciclista.

7. Dê uma de vidente. Antecipe os movimentos dos motoristas, pedestres e de outros ciclistas para não se acidentar. E deixe que as pessoas prevejam o que você vai fazer: pode sinalizar com as mãos se precisar fazer uma curva complicada.

8. Você pode sofrer bullying dos colegas. Ainda tem gente que acha que preferir a bike a um carro é coisa de maluco – ou coisa de quem não tem dinheiro no banco para comprar um veículo. Não se abale.

9. Bagageiro é melhor do que mochila. Carregar algo nas costas enquanto pedala é desconfortável e pode amassar a sua roupa. Melhor colocar seus pertences em um alforje ou cestinha

10. Pedalar diminui o estresse. Ao andar de bicicleta, o sangue é mais bem bombeado para o cérebro e há liberação de endorfina, um neurotransmissor também conhecido como hormônio do prazer.

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.