Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Dicas para o 4o Marathon Márcio May Pedra Branca

A primeira e a melhor dica: pedale pelo percurso que você escolheu (Sport ou Pró)!

Aproveite os Treinos Oficiais ou, se já conhecer o percurso, vá em grupo ou sozinho fazer um reconhecimento. Quanto mais puder treinar no local, melhor!

Para aqueles que não conseguiram fazer algum treino, seguem algumas dicas, obtidas quando participei do Treino Oficial, no dia 4 de maio último. Pedalei pelo percurso PRO que também engloba o percurso Sport, pois a parte inicial e final do mesmo é igual ao do percurso Sport.

Fique à vontade para comentar e espero que as dicas abaixo possam ajudar um pouco.

CicloAbraços!

ALERTAatenção com o trânsito no local, pois como a prova é no Domingo, o volume de carros aumenta consideravelmente!

Alterações no Percurso
Alterações de percurso na saída (bola verde)
 e na chegada (termina na bola preta e branca)
Início: A largada sai pelo sentido que chegava (até o ano passado) e ao sair do portão pega à esquerda e segue o mesmo trajeto do ano passado.

Fim: Somente na chegada, pouco após a descida do "Morro do Lixão", vira à esquerda e entra em uma pequena trilha de grama, mas tudo plano, sem dificuldades e a chegada é na rua ao lado do Show Room – no Passeio Pedra Branca.

Clique aqui para ver o Percurso no Strava*

(*) No trajeto do Strava, no final, onde pega a estradinha que vai dar na trilha da chegada, primeiro passou reto e depois retornou. no dia da prova já entra direto.



Percurso Sport 

1. Posicionamento é muito importante na largada. Tente se posicionar nas primeiras filas. Se não for possível, após a largada e durante o percurso neutralizado (cerca de 5.7 km, até o início do Morro do Pagará), posicione-se o mais perto possível do carro ou moto 'madrinha'.

2. Morro do Pagará: obstáculo mais difícil desta categoria. Bem íngreme inicialmente, continuando forte depois. Tem cerca de 2.7 km de extensão, terminando perto do km 8.3.


Perto da ponte: biker se levantando e outro prestes a cair
3. Segue uma sequência de descidas não muito fortes, mas com curvas e que terminam no ponto mais perigoso deste circuito: numa ponte no meio da curva (Ponte do Biker que Cai, km 8.9), onde muitos bikers já caíram, mesmo com fiscais pedindo para reduzir e com placas alertando. Portanto, muito cuidado!

4. Uma curta subida e nova sequência de descidas que terminam no trevo do ponto de ônibus (km 10.1), onde os PROs e os Sports seguirão em direções opostas. Sport à direita

5. Inicia um trecho de planos, subidas e descidas curtas, curvas e um certo trânsito de veículos motorizados, exigindo atenção e cuidado. Alerta do biker Renato Matos que conhece muito bem a região:"é importante reforçar que existem algumas curvas muito fechadas e em descidas (pelo menos duas), que fazem com que a velocidade aumente e os ciclistas invadam a pista contrária, cuidado com o barranco, de um lado e a com a cerca de arame farpado, do outro!"

(item 6) Mantenha-se à esquerda
6. Atenção: no meio de uma subida (após o km 13), mantenha-se à esquerda na bifurcação (veja foto ao lado). No topo desta subida, o percurso passa ao lado de um cemitério. Pouco depois será preciso entrar à esquerda (km 14.9).

7. Vem uma descida numa rua estreita e com cerca de arame farpado, pois ao lado existem barrancos. Cuidado!

8. Na Colônia Santana é preciso tomar cuidado com o trânsito e prestar atenção no percurso da prova. Terá que virar à direita após uma forte descida para sair da estrada (entrando em uma comunidade), depois à direita de uma igreja (km 20.3) e novamente à direita, após passar numa ponte.

9. Pouco após a ponte, virá o "Morro do Lixão", perto do km 21. Se tiver pernas para um gás final, aproveite para, se possível, ganhar posições, pois a chegada está próxima.

10. Atenção na descida com muitos buracos e 'Pau na Máquina' !

11. NOVIDADE: Cerca de 700 m após a descida do Morro do Lixão, vire à esquerda para entrar numa estrada e logo à frente entre na trilha de grama.

12. Sprint final na trilha e cuidado com as curvas no trecho de asfalto após a trilha. Abra um sorriso, levante os braços e receba a bandeirada Final! :)

Percurso e Altimetria da Sport
Anotações sobre o Treino SPORT

Km
Referência
5.7
Início do Pagará
8.3
Final do Pagará
8.9
Ponte
10.1
Desvio à DIREITA no Ponto de Ônibus
14.9
Virar à esquerda após o cemitério
15.6
Asfalto - Colônia Santana
20.3
Virar à direita na Igreja
20.6
Virar à direita após a ponte
23.1
Virar à esquerda após a descida do Morro do Lixão
23.6
Single track (na grama)
24.6
Término


Percurso PRO

1. Leias os itens inicias, do 1 ao 4, prestando atenção na Ponte do Biker que Cai :)

2. No trevo onde as categorias se separam, vire à esquerda.


Morro Redondo
3. Após uma série de subidas e descidas tranquilas, se prepare para encarar a 'escalada' do Morro Redondo (km 13.6): começa íngreme e ficar pior depois de 600 metros, com pontos, principalmente no centro, cheios de areia fofa (pelo menos no dia do treinamento), dificultando ou mesmo impedindo o tracionamento da roda traseira. Depois de fortes subidas, parece que você chegou ao topo, mas guarde o fôlego, pois ainda tem mais subidas! O topo está por volta dos 15 km. Neste morro é que os melhores se distanciarão do restante.

4. Depois de tanta subida, vem quase 1 km de descida forte e depois descidas mais tranquilas, até chegar ao asfalto, onde se deve virar à esquerda (Km 18).

5. Mais descidas fortes, mas com um certo trânsito de veículos. Portanto, procure não invadir a pista contrária, por motivos de segurança.

6. Finalizando as descidas, vem um trecho de asfalto, quase plano, de alguns quilômetros, que termina após uma ponte, quando deve-se virar à esquerda, entrando numa estrada de terra.

7. Vai subindo aos poucos nesta estrada, até encontrar um morrinho mais inclinado, após o qual vem uma sequência de descidas, sendo necessário prestar atenção, pois terá que virar à direita.

8. Atenção: ainda descendo, chega-se a um ponto do circuito onde, no final de uma forte descida, há uma passagem sobre um córrego, numa curva e sem proteção lateral.

9. Mais um pouco de estradão e chega-se novamente ao asfalto, onde deve-se virar à esquerda.

10. Neste trecho de asfalto, que é quase plano, se prepare para mais um grande morro (km 33.5), bem íngreme no início e com cerca de 1 km de extensão! É o último desafio PRO do percurso!

11. Após chegar ao topo, vem uma série de descidas que chegam no trevo onde as duas categorias se separaram (km 38) e onde, a partir deste ponto, você pedala pela parte final do percurso Sport (itens 5 a 12).


Percurso e Altimetria da PRO
Anotações sobre o Treino PRÓ

Km
Referência
5.7
Início do Pagará
8.3
Final do Pagará
8.9
Ponte
10.1
Desvio à esquerda no Ponto de Ônibus
13.6
Início do Morro Redondo
14.2
Inclinação pior do Morro Redondo
14.9
Fim do Morro Redondo
18.1
Asfalto (estrada antiga para São Pedro de Alcântara)
27.0
Fim do Asfalto (à esquerda após a ponte)
33.0
Bar do Zezinho
33.5
Início do Morro da Varginha
34.6
Fim do Morro da Varginha
38.0
Ponto de Ônibus (mesmo percurso da Sport)
42.8
Virar à esquerda após o cemitério
43.5
Asfalto - Colônia Santana
48.2
Virar à direita na Igreja
48.5
Virar à direita após a ponte
51.0
Virar à esquerda após a descida do Morro do Lixão
51.5
Single track (na grama)
52.5
Término


ÚLTIMA IMPORTANTE DICA

FOCA NO TREINO PARA O 4o MARATHON MÁRCIO MAY - PEDRA BRANCA :)

Inscrições
  - Inscrições pelo site Sistime – CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO
  - Confira a LISTA DE INSCRITOS (473 atualmente) -CLIQUE AQUI

Links Úteis
  - Site Oficial - Márcio May
  - [Pedala Floripa]4o Marathon Márcio May - Pedra Branca

CONTRIBUIÇÕES SÃO BEM VINDAS! :)

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.