Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Usando apenas 1 coroa numa Bike MTB

TESTE DE FUNCIONAMENTO DO PINHÃO DE 42 DENTES
GASTE MENOS PARA USAR APENAS UMA COROA

Fonte: All Mountain Bike (Facebook)

Acaba de ser realizado mais um teste com a novidade que está mexendo com a cabeça de mountain bikers do mundo inteiro: o pinhão de 42 dentes da One Up Components. Com essa peça você pode usar apenas uma coroa e abrir mão de todo o sistema de marchas dianteiro. Simplificando a relação da bike e, principalmente, reduzindo peso.

Dessa vez Richard Cunningham, do site Pinkbike, colocou a peça à prova. Tanto na montagem, quanto no rolê em uma trilha. Vou destacar aqui, as principais observações sobre esse teste:


MONTAGEM

Richard considerou a explicação de como montar este pinhão muito fácil de entender. Ele disse que gastou uma hora, contando o tempo para realizar as fotos, mas que se não fosse por isso, levaria apenas 30 minutos para montar tudo.

A fabricante One Up recomenda adicionar 2 elos a corrente, mas ele preferiu colocar 3, pois considerou que a roldana inferior do câmbio fica mais para trás, isso melhora o ângulo da corrente em relação à coroa, o que facilita as mudanças de velocidades.




SHIMANO E SRAM PODEM FICAR COM RAIVA

As duas gigantes da indústria ciclística recomendam que o câmbio traseiro só pode ser usado com um pinhão de no máximo 36 dentes, nunca um de 42. Richard diz que as duas empresas podem ficar com raiva porque alguém está encorajando os bikers a usar o câmbio com o pinhão de 42 dentes.

Aí o cara faz o seguinte questionamento: “Por que a Shimano e a Sram não fabricam um cassete de dez velocidades com um pinhão grande, juntamente com um câmbio e forneçam aos consumidores por um preço mais baixo?”.

Em seguida ele diz que SIM, é possível usar a maioria dos câmbios dessas marcas com o pinhão de 42 dentes. Basta ajustar o parafuso de tensão B, que fica na parte de trás do câmbio (veja detalhe nas fotos). Esse ajuste vai fazer com que a roldana superior do câmbio se afaste do pinhão, permitindo uma fluidez perfeita da relação câmbio, corrente e cassete (em alguns câmbios Sram, é necessário retirar a proteção de plástico para ver esse parafuso de ajuste de tensão).

Richard disse também que quando estiver tudo montado e o câmbio traseiro realizando as trocas corretamente, vai parecer que ele está trabalhando de maneira incorreta, mas não se preocupe, esses câmbios são fabricados para aguentar esse tipo de situação, se tudo estiver funcionando perfeitamente, é só pegar a bike e ir para as montanhas.


TESTE DE USO NA TRILHA

O pinhão da One Up foi instalado em uma bike Pivot Mach 5.7, equipada com grupo Shimano XTR, que previamente já estava convertida para apenas uma coroa de 32 dentes, usando um guia de corrente da MRP. A troca de marchas não precisou de regulagem, pois essa adaptação da One Up copiou com perfeição, a mesma posição original dos pinhões no cassete.

Na terra, as trocas foram rápidas e seguras ao longo de todos os pinhões do cassete. Não houve problema na troca do pinhão de 15 dentes para o de 19, já que o de 17 foi removido. Richard não entra em muitos detalhes sobre esse rolê de teste, acreditamos que é porque o sistema funcionou bem, sem problemas.

Sobre durabilidade do pinhão de 42 dentes da One Up, ele acredita que a peça vai ter uma vida útil maior do que de uma coroa, pois durante uma trilha, o pinhão grande é usado poucas vezes e o grande número de dentes que ele possui, faz com que cada um desses dentes seja usado menos ainda. Um raciocínio bastante coerente.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo para os gringos, um pinhão de alumínio custar 100 dólares (cerca de 236,00 reais) é muito caro. Mas é um valor bem baixo se compararmos com um câmbio traseiro mais o cassete de 11 velocidades XD da SRAM. Só o cassete XD da SRAM sai por US$ 400,00 (cerca de R$ 944,00). Além do mais, o que a engenharia da One Up conseguiu fazer, ao adaptar tão bem a mudança de 11 a 36 para 11 a 42, ainda com a facilidade de realizar essa adaptação com um conhecimento básico de mecânica, acaba que, no fim das contas, está saindo muito barato. Richard conclui dizendo que esse pinhão de 42 dentes da One Up é o elo perdido que os bikers que desejam usar a relação 1x10 estavam esperando encontrar.

Fonte: Richard Cunningham/Site Pinkbike
Adaptação do texto original: Marcos Freitas

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.