Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Bicicletas compartilhadas de Copenhague já vêm equipadas com Tablets

Quem sabe num futuro não muito distante teremos no Brasil bikes com tablets? Ajudariam bastante, pelo menos, os cicloturistas!

Segue a interessante reportagem de um site de Portugal.

Fonte: Sapo.pt

O sistema de partilha de bicicletas de Copenhaga, na Dinamarca, foi um dos primeiros a ser lançado no mundo, em 1995. Agora, uma parceria da autarquia com a GoBike está a relançar o projecto, de novo, de forma inovadora.

Segundo a revista brasileira Viagem e Turismo, a GoBike vai começar por testar 50 e-bikes, dotadas de tablets com navegadores e outras ferramentas online. Ainda este mês, a GoBike prevê colocar nas ruas de Copenhaga cerca de 1.260 bicicletas inteligentes – se é que lhes podemos chamar isto -, que serão distribuídas por 65 estações. Em 2014, a frota chegará às 3.500 bicicletas.

Este projecto faz parte do ambicioso plano de Copenhaga para neutralizar as suas emissões de CO2 até 2025. A cidade já tem 350 quilómetros de ciclovias, mas é normal que construa mais alguns até esse ano.

Os tablets são à prova de água e neve, são colocados no guiador e têm predefinidos os principais locais para visitar ou participar em Copenhaga. Há também sites com os horários dos transportes públicos, por exemplo.

Por razões de segurança, os tablets tornam-se inúteis fora da bicicleta. Eles não têm bateria interna e o sistema bloqueia aparelhos roubados.

O sistema não precisa de pré-inscrição, basta o pagamento da viagem através do smartphone. O utilizador pode também comprar um cartão com um código para ser digitado na estação – para os turistas, talvez este seja o melhor sistema. O preço é de €2,50/hora, com desconto para períodos estendidos, como fins-de-semana.

A nossa agenda é ser e fazer o amanhã”, explicou o CEO da GoBike, Torben Aagaar. “Como maior nação ciclista do mundo, criámos uma bicicleta em sintonia com os hábitos modernos, com a comunicação rápida e ambição de nos tornarmos no lugar mais sustentável do planeta”.

É triste, porém, perceber que na Dinamarca as bicicletas já têm tablets e, em Lisboa, o sistema de partilha de bicicletas continua na gaveta.


Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.