Biketech Floripa

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Fonte: Clínica Joelho


Andar de bicicleta é um esporte cada vez mais praticado no Brasil. Nas cidades pequenas sempre foi comum usar a magrela para realizar atividades como ir à padaria, ao mercado, pela tranquilidade do trânsito.

Nas cidades grandes, há um incentivo para usar a bicicleta, principalmente como forma de lazer, com a criação de ciclofaixas e lugares específicos para pedalar.


Como esporte, é uma excelente atividade física, que queima cerca de 130 calorias a cada 30 minutos. Melhora a capacidade cardiorrespiratória, além de ser muito agradável. Entretanto, alguns perigos se escondem nas pedaladas. Quando o assunto é a saúde dos joelhos, os praticantes do ciclismo ou aqueles que pedalam aos finais de semana devem ficar atentos.

Andar de bicicleta pode causar o desenvolvimento de doenças como a condromalacia patelar, tendinites, entre outras lesões. Isso porque durante a prática os joelhos realizam movimentos como esticar e dobrar, o que leva a patela a subir e descer em contato com a região do fêmur em que a patela entra e se articula. Quanto maior o grau de pressão, maior a chance de uma lesão nessa área.

O risco de um trauma por conta da prática do ciclismo aumenta quando o praticante coloca o banco da bicicleta em uma altura inadequada. Com isso, o grau de flexão dos joelhos pode ficar alto ou baixo demais, o que promove um aumento da força de atrito que passa na articulação da patela com o fêmur, levando ao desgaste da cartilagem nessa região. 

É preciso ainda tomar cuidado o local das pedaladas. Subidas são perigosas para a saúde dos joelhos e exigem uma força muito grande da articulação. Como na maioria dos esportes, as lesões tendem a acontecer nos momentos de esforço extremo.

Naturalmente, ciclistas profissionais são mais bem preparados, uma vez que na maioria dos casos realizam treinamentos de musculação para fortalecer a região, além de alongamentos para dar mais flexibilidade. Entretanto, as pessoas que usam a bicicleta como forma de lazer, precisam ter mais cuidado.


DICAS
Foto: Relato do Tietê ao Arroio do Chuí (neste link).

- Prefira os terrenos planos para as pedaladas;

- Use um tênis adequado, nunca chinelos ou sapatos abertos;

- Adeque o banco da bicicleta à sua altura, de modo que seus joelhos não fiquem muito flexionados, nem muito estendidos;

- Use os equipamentos de segurança como capacete, joelheiras e cotoveleiras;

- Antes de sair pedalando, faça uma série de alongamentos nas pernas;

- Bicicletas com marcha são uma ótima maneira de evitar o esforço extremo na hora de pedalar;

- Se possível, faça um trabalho de fortalecimento dos músculos da coxa e da panturrilha.

Qualquer dor depois de pedalar pode indicar uma lesão nos joelhos. Procure um ortopedista para avaliar seu quadro.
Categories: ,

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Sofro com dores no joelhos, logo vi que tinha ligação com bicicleta. Tendinite e confeitaria. Obrigado pela dica , vou ajustar a magrela!!

      Excluir
    2. Olá Diogo Silveira!

      Certamente um Bike Fit é importantíssimo no seu caso, pois ajustaria a bike para vc pedalar numa boa, evitando q as dores no seu joelho piorem e, às vezes, até fazendo com q elas acabem.

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
    3. Matéria excelente,no meu caso sei como fazer,preferncia pedalar jamais

      Excluir
  2. Vou tomar mais cuidado, pois estou a tres meses com dor no joelho e só agora, com um pequeno ajuste no banco e evitando subidas fortes, coisa que adoro, tudo está voltando ao normal. Recomeçando de leve mesmo. Grato pelas dikas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz se as dicas puderem ajudá-lo a minimizar ou acabar com este problema nos seus joelhos! :)

      Excluir
  3. Boa noite! Fiz uma cirurgia de de recontrucao do ligamento interior do joelho.Posso andar de bicicleta para melhorar o preparo do joelho? Tipo fortalecer ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Humberto!

      Aconselho vc a conversar com o médico que fez sua operação, antes de qualquer coisa.

      Normalmente, neste tipo de cirurgia, usa-se a bicicleta (inicialmente a ergométrica) para poder auxiliar na volta dos movimentos.

      Mas o melhor mesmo é procurar o seu médico ou um especialista e seguir as recomendações dele(s).

      CicloAbraços!

      Excluir
  4. Muito obrigado pela matéria, foi definidora !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio! Q bom q foi útil para vc!

      CicloAbraços! :)

      Excluir
  5. Bom dia BBB,
    Não sinto dores no joelhos, mais fica um pouco doloridos após o uso da bike.
    já ajustei o banco, mais continua dolorido. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sugiro que vc faça um Bike Fit, pois pode ser necessário fazer outros ajustes para que a bicicleta fique regulada para vc e, com isso, as dores possam acabar.

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir