Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Aprenda como ajustar a bike para evitar lesões


Saiba como ajustar a bicicleta e pedalar corretamente para não lesionar os joelhos e a coluna

O traumatologista esportivo Leonardo Metsavaht o triatleta olímpico Armando Barcellos explicam a medida ideal do quadro da bicicleta, orientam como ajustar o banco e o guidão e dão dicas essenciais para pedalar sem riscos.


Fonte: G1 - Globo.com

Quem gosta de fazer exercícios físicos, sabe que pedalar pode ser bem prazeroso. O ciclismo é também um esporte que fortalece as articulações. “O ciclismo é bom para as articulações porque tem baixo impacto, movimenta as articulações de uma forma saudável e reforça a musculatura em torno das articulações. As pessoas devem saber que músculos ao redor das articulações devem que ter tônus, ser durinhos, trabalhados. Quando os músculos estão mais trabalhados, absorvem melhor o impacto e as articulações duram muito mais”, explica o traumatologista esportivo e médico ortopedista Leonardo Metsavaht. 

E você, quer começar a pedalar? Confira as dicas do doutor Leonardo Metsavaht e do triatleta olímpico Armando Barcellos.

  •  
ciclismo_1 (Foto: globo news)Tamanho do quadro
Qual bicicleta comprar?
O ciclista deve escolher um quadro que tenha o tamanho adequado para o seu tipo físico. "O quadro é medido pelo tamanho do gancho, que é a medida entre a pélvis até o chão. O comprimento do gancho multiplicado por 0.65 dá um tamanho em centímetros que mostra o tamanho adequado do seu quadro", indica Armando .


ciclismo_2 (Foto: globo news)Como medir a altura do banco
Altura do selim e do guidão
Através do gancho, pode-se definir o quadro e, a partir daí, definimos a altura do selim - veja na imagem ao lado.  Armando alerta que é preciso definir se o ciclista quer pedalar com a ponta do pé ou com o calcanhar, pois são duas alturas diferentes. "Se você não define onde pisa no pedal, não consegue definir a altura do selim. Depois, você define a distância entre o selim e o guidão", diz.

Para quem está começando, deve regular a partir do taco do pedal para a sapatilha. "Depois a altura do selim, o carrinho do seliem e, por último, a frente da bicicleta", orienta.
ciclismo_3 (Foto: globo news)Como ajustar o banco
Ajuste do selim

A inclinação do selim é importante, e ele deve estar paralelo ao chão. "Muita gente coloca a ponta do selim para baixo porque acha que machuca menos. Se estiver em uma altura adequada, você vai sentar na traseira do selim, que é a parte maior, e você terá uma distribuição de carga melhor. Assim machuca menos a pelvis", declara Armando.

O triatleta alerta que uma lesão só ocorre quando o selim está mal regulado. "Se for bem regulado, vai haver uma distribuição perfeita da carga dos ísquios em relação ao banco".
ciclismo_4 (Foto: globo news)Como pedalar sem forçar a coluna
Postura ideal
Do ponto de vista ortopédico é importante que a pessoa mantenha a postura adequada da coluna. "Se a pessoa sente desconforto com o selim, normalmente é porque ela está sentada inadequadamente. A maneira correta de sentar é puxando o bumbum para trás e preservar a lordose. Tem que evitar a báscula para frente", orienta Leonardo, ortopedista.

ciclismo_4 (Foto: globo news)Acessórios essenciais
O que levar para uma pedalada?
Garrafa de água - para garantir a hidratação e repor o líquido perdido com o suor;
Capacete - deve se ajustar bem à cabeça. Dê preferência às cores claras;
Filtro solar - usar no rosto e em todas as partes do corpo expostas ao sol;
Capa de silicone no selim - protege a região do períneo;
Luvas - devem ser acolchoadas na parte central;
Óculos escuros - ajudam a filtrar os raios solares e servem de barreira contra os insetos.
Assista aqui ao programa Globo News Saúde na íntegra para saber todas as orientações dos profissionais de como pedalar corretamente e ficar por dentro dos benefícios que o ciclismo traz para a saúde.

2 comentários

  1. Nossa! O Armando Barcellos é das antigas, e um grande exemplo como atleta, com certeza!!!

    Dicas muito importantes e que devem ser respeitadas pois um selim mal ajustado, assim como um avanço (mesa)de tamanho inadequado podem deixar além de muitas dores e desconforto ao treinar, alguma lesão permanente...
    Abraços!

    ResponderExcluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.