Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

SolarRoad: 1ª ciclovia a gerar energia


Primeira ciclovia capaz de gerar energia, 
a SolarRoad surpreende amantes do ciclismo por todo o mundo


Fonte: Esporte Ativo por Redação

Não é de hoje que a Holanda surpreende com suas ideias inovadoras no mundo das bikes. Agora, o país dos apaixonados pelas magrelas também tem a SolarRoad, a primeira ciclovia do mundo que capta luz solar e a transforma em energia elétrica.

A SolarRoad foi inaugurada em novembro de 2014, e, após o período de teste de 6 meses, já apresenta resultados que superam as expectativas de seus criadores.

Segundo os desenvolvedores, a estrada gerou mais de 3.000 kWh, o suficiente para abastecer com eletricidade uma casa por um ano.

Com 7 quilômetros de extensão, a ciclovia é feita de uma base de concreto que varia de 2,5 a 3,5 metros de largura coberta por uma camada de células solares de silício. O sistema gerador fica protegido por uma placa de vidro temperado, resistente às pedalas dos ciclistas.

A expectativa dos desenvolvedores é a de que a SolarRoad gere 70kWh por metro quadrado ao longo ano. O objetivo é que essa energia posa ser utilizada para abastecer a iluminação de ruas próximas à ciclovia e de semáforos. Para o futuro, a ideia é replicar o modelo para ruas e estradas voltadas para outros transportes.

A SolaRoad é fruto de uma parceria público-privada desenvolvida pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO) em parceria com a empresa de tecnologia Imtech.


Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.