Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Dicas sobre como manter-se em segurança no trânsito

Boas Dicas!

Só não concordo com  usar qualquer tipo de fone de ouvido, pois o som do trânsito é importantíssimo para o ciclista, podendo vir a ser  um fator de diferença para um acidente acontecer ou não (tive uma pedalada onde, o som de uma buzinada e de uma freada salvou-me de ser atropelado; pedalada de quinta-feira).

Abraços, Biker


Dicas obtidas no site Bike Anjo BH.

5 comentários

  1. E a questão do fluxo? Eu prefiro ir no contra-fluxo e saber a hora de parar e desviar!
    Assim acredito que praticamente minimizo o risco de ser atingido por trás, como aconteceu nesse último atropelamento na SC-401, em que o rapaz não teve a mínima chance de se defender.
    O que acham?

    ResponderExcluir
  2. Olá Cartonauta!

    Importante o seu comentário. Sobre esse assunto, veja este texto abaixo (está no link: http://migre.me/82iEY) que acredito ajudar a responder sua dúvida:

    Pedale sempre pela direita e na mão dos carros. Há uma série de razões para não andar na contra-mão e todas visam a sua segurança. Por exemplo, um pedestre que vai atravessar a rua só olha para o lado do fluxo dos carros. Um carro que vai entrar em uma rua, também. Ele não espera uma bicicleta vindo na contra-mão. Um carro fazendo uma curva à direita não espera uma bicicleta vindo na direção contrária no lado de dentro da curva. Um motorista que estacionou e vai abrir a porta, olha só no retrovisor para abrir a porta, não olha para a frente. Um carro saindo de uma vaga onde está estacionado, idem;

    E posso lhe dizer que, por experiência própria, os motivos citados acima são bem verdadeiros. Existe um outro relativo à velocidade. No contra-fluxo, sua velocidade de deslocamento é somada à do carro (vc pedalando à 20 km/h e um carro vindo à 60 km/h, vcs se aproximam à 80 km/h um do outro, o que dá um tempo de reação bem pequeno, caso seja necessário desviar). No fluxo, o carro se aproxima de vc à 40 km/h (60 - 20), permitindo um tempo maior de reação, em função da velocidade mais baixa.

    Bem, esta é minha opinião e por isso sempre procuro andar no fluxo do trânsito.

    CicloAbraços, Biker

    ResponderExcluir
  3. Olá Cartonauta!

    Como acredito ser bem importante esse assunto que vc abordou, segue um outro link ( http://migre.me/82j4U ), agora para o site Vou de Bike, que cita e detalha vários motivos para não se pedalar na contra mão.

    CicloAbraços, Biker

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Audálio. Informações são sempre bem vindas!

    Um bom final de semana!

    Abraço,

    http://naocorradacorrida.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.