Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Pedivelas de 2 ou 3 coroas numa 29er? Shimano responde

Fonte: Bike Magazine

Qual a diferença e o ganho no uso de pedivelas triplo ou duplo tão usados atualmente em bikes de aro 29er? 


Avaliação pessoal é fundamental na escolha da transmissão
Foto de Maximiliano Blanco – Shimano Latin America

Esse é um ponto em que o ciclista é quem tem que avaliar o que melhor poderá atender as suas expectativas, visto que as rodas maiores, de aro 29, demandam mais energia e rotação para movimentá-las.

O ganho no pedivela duplo é no peso por ter uma coroa a menos. Você também ganha um pouco de agilidade nas mudanças de marcha por não ter a terceira coroa para mais uma troca de marcha.

Por outro lado, você terá uma velocidade final maior utilizando um pedivela triplo. Além disso, no pedivela triplo você terá um maior leque de opções de marcha, pois nunca vai te faltar marchas para cobrir qualquer tipo de terreno, limitação presente no pedivela de duas coroas.

6 comentários

  1. Tenho os dois modelos de bike. De velocidade final o de duas coroas não fazem muita diferença, mais no caso de uma subida muito forte tipo morro queimado falta uma mensageira menor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, achei duas bikes aro 29 na promoção, uma com 2 coroas e outra com 3. Apesar de teoricamente 2 coroas ser melhor, por ter trocas mais precisas, menor peso e exigir menos dos cabos, vai depender ainda do nível do ciclista, do terreno, etc. Eu, como vou andar muitos trechos em reta, creio que gastaria demais a catraca pequena, caso tivesse 2 coroas, sendo que são 24/36, com catraca 11/36. Eu gostaria de saber se o ciclista, usando 2 coroas, ficaria obrigado a fazer mais trocas de marcha com o dedão da mão direita (no caso do rapidfire). Tenho uma bike com alfine de 11 marchas atrás e somente uma coroa e preciso subir sempre as marchas apenas com o dedão da mão direita, ocasionando desconforto. Será que com duas coroas isso aconteceria? Alguém que tem essa configuração, se puder, me responda.
    leonardofr@yahoo.com.br
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo!
      Desde q comecei no MTB, minhas bikes têm 3 coroas (21, 27 e 30 velocidades). Já conversei com bikers q possuem 2 coroas e este tipo de desconforto (no dedo da mão direita) não foi motivo de reclamação.
      Alguns disseram q a de 2 coroas é perfeita. Outros disseram q falta marcha mais leve numa subida forte e marcha mais pesada para obter uma velocidade final maior.
      Atualmente as bicicletas TOPs tem saído com apenas uma coroa e também não ouvi alguém reclamar de incômodo para trocar marcha, mas pode ser q omitam este desconforto... :)

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  3. Com o advento dos câmbios traseiros com maior capacidade e dos cassetes com cogs maiores, de 40 até 46 dentes (não estou incluindo os de 50/51T porque são mais adequados a coroa única), o "problema da subida" é bem menor e quase não há diferenças de resultados entre as coroas duplas e as triplas. A vantagem da coroa dupla, nesse caso, se torna ainda maior, pois além do que foi dito, o risco de de queda da corrente e o número de "marchas inúteis" diminui muito. Com 27 marchas, por exemplo, na prática se tem, na melhor das hipóteses, 15 combinações boas, já com 18 marchas, temos as 18 úteis ou pelo menos 16 se não usarmos os extremos. Acho que até para cicloturismo as coroas duplas com os sistemas atuais são melhores. Coroa tripla talvez ainda seja útil com cassetes de 7 ou 8v, pois se tem supostamente menos "buracos" entre os cogs, nada mais.

    ResponderExcluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.