Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

O que não consumir antes de uma prova

Comer muita massa, pular o café da manhã; conheça os principais erros nutricionais pré-prova


A nutrição pré-prova é um assunto que sempre levanta muitas dúvidas, principalmente em relação ao que comer e o que não comer. Muitas vezes, atletas fogem de seus hábitos ora consumindo em demasia certos tipos de alimentos que podem prejudicar o desempenho, ora ficando em jejum prolongado. Com isso em mente, pedimos ajuda ao nutricionista esportivo do INA – Instituto do Atleta, André Pellegrini, que nos deu dicas sobre o que não fazer antes da prova. Vamos à elas.

Comer muita massa

Carboidrato antes de provas é uma forma muito eficiente de garantir uma boa reserva de energia, entretanto, nas 3 horas que antecedem a prova, o ideal é não exagerar em nenhum alimento. Não é a alimentação anterior à prova que garantirá a continuidade do exercício e sim o que se ingere durante a prova.

Beber muita água

Ingerir de três a quatro doses de 500 ml nas 3 horas que antecedem a prova é uma forma eficiente de garantir uma boa hidratação, mas lembre-se de ter tempo e local para urinar antes da largada. Nunca ingira mais de 200 ml por vez durante a prova.

Comer muita fibra

O excesso de fibras no dia anterior e nos momentos que antecedem a prova pode acelerar o sistema digestório e resultar em uma inesperada vontade de ir ao banheiro.

Pular o café da manhã

Não se deve pular o café da manhã, mesmo que ele seja bem leve. Em geral esse erro ocorre quando, na véspera, o atleta exagera no jantar achando que assim garantirá as reservas necessárias para a prova. O ideal é consumir carboidratos também na véspera, mas sem exageros, principalmente se for antes de dormir.

Experiências

Se você treina tomando isotônico, leve isotônico para a prova. Se você treina usando carbogel, leve carbogel para a prova. A prova não é o momento para experiências. O ‘novo’ pode causar indigestão, cólicas e até diarreia.

Fonte: Prólogo

2 comentários

  1. Excelente post. Concordo com tudo o que foi sugerido e também já presenciei muitos destes vacilos. O que é normal quando se está iniciando nas competições, às vezes por nervosismo o atleta acaba comendo demais ou o oposto, a ansiedade também tira a fome e pode prejudicar o rendimento na hora da prova. Sempre o ideal é não sairmos muito do que se está acostumado, evitar excessos e lembrar da hidratação.
    Ciclo Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário! A ideia é sempre ajudar com boas dicas! :)

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.