Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Dicas: Pedalando contra o Vento

Devido às constantes pedaladas onde fui agraciado com "ventos contrários", na maioria das vezes sozinho, resolvi fazer uma pesquisa sobre dicas para se pedalar com vento contra.

Por experiência própria, é uma das situações que menos gosto de pedalar, mas que não tem como escapar. O esforço que faço para pedalar contra o vento, acaba por aumentar e muito o cansaço e acabo gastando muito mais tempo e energia do que normalmente gasto no dia a dia.

Também tem o vento lateral, que prejudica bastante o rendimento e chega a ser perigoso, quando rajadas de vento lateral quase me jogam do acostamento para a via de rolamento. E olha que peso mais de 80 kg e a bike mais de 10 kg.

Após algumas pesquisas, encontrei estas dicas abaixo, mais voltadas para quando não se está pedalando sozinho e outras mais específicas voltadas para tri-atletas.

Quem souber de mais dicas, fique à vontade para escrever a Seção Comentários! :)

CicloAbraços!


Fonte: Pra Quem Pedala

1 – Um dos fatores mais importantes para aliviar a resistência do vento é a posição do ciclista. Estudos em túnel de vento mostram que a posição mais aerodinâmica de um ciclista é segurando na parte de cima da manete, com os braços em 90 graus e com o tranco abaixado.

2 – Se estiver pedalando em grupo, reveze de forma rápida com seus companheiros, trocando quem está na frente em poucos segundos.

3 – Os ventos cruzados podem causar acidentes. E recomendável não utilizar rodas com perfil alto em dias com muito vento, pois você pode acabar sendo jogado para o lado pelo vento e acertar outros ciclistas.


Formação para pedalar em grupo, quando houver vento cruzado ou lateral

4 – Em ventos cruzados, para ficar no vácuo, você não deve ficar exatamente atrás do ciclista que está na sua frente, mas ligeiramente para o lado oposto que vem o vento. Por exemplo, se o vento estiver vindo da esquerda, fique na diagonal direita do ciclista da frente.

5 – Procure escolher o caminho com vento contra no início do treino, para você poder voltar com um suave vento a favor!


VÍDEO


Dicas para Tri-Atletas



6 comentários

  1. Pode reduzir o desempenho no dia mas como treino, é fantástico.
    Amo vento.
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra vantagem é aumentar o consumo de calorias! Mas q, para mim, é desanimador, isto é! :)

      Fiquei sabendo q, na primavera e no verão, o vento norte/nordeste se faz presente em Floripa, principalmente no fim de tarde. É este o vento contrário que tenho encontrado todos os dias que volto do serviço! :)

      Valeu!

      Excluir
  2. rsrsrsrs
    nordestão, é isso aí!
    dá vontade de adaptar um kite surf na bike
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Procuro usar marchas mais suaves, conforme a necessidadé, a fim de superar pacientemente a corrente de ar contrária, mesmo que aumente o tempo do percurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas dicas Amarildo!
      Afinal de contas, Contra o Vento, não tem fingimento! :)

      Valeu!

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.