Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

O conceito da recuperação

Fonte: Ventura Sports

A maior parte dos atletas, em especial os atletas que participam de treinamentos e competições exaustivas, em determinadas circunstâncias, podem se empenhar além de certas "normas" fisiológicas e psicológicas.



Adicionalmente, tomam parte em outras atividades, sejam elas profissionais ou sociais. 

Para superar isso, os atletas devem manter um bom equilíbrio entre o treinamento, as atividades sociais e a recuperação.Os atletas ficam fadigados após o treinamento e, quanto maior a fadiga, maiores os efeitos colaterais, como: baixo índice de coordenação, diminuição da velocidade e resistência, e da potência das contrações musculares. 


Uma forte fadiga emocional acentua muitas vezes a fadiga fisiológica, especialmente após competições, quando os atletas necessitam de maior tempo para a recuperação.O entendimento e a aceleração da recuperação dos atletas deve ser ativamente constante, até que os métodos de recuperação tornem-se componentes significantes do treinamento. Em seu dia a dia os atletas devem utilizar paralelamente ao aumento das exigências do treinamento atividades de regeneração similares após o treinamento e competição.

A consciência do atleta de ter uma vida equilibrada tem papel importante em seu sucesso.

Algumas questões são importantes:

Será que o tempo de recuperação significa que eu tenho que evitar todo o tipo de exercício antes da recuperação chegar a 100%?

Não. O tempo de recuperação representa o tempo estimado que seu corpo precisa para a recuperação total depois de um treino. Por exemplo, após um exercício muito difícil (TE 5.0) o tempo de recuperação é alto, mas você pode fazer alguns exercícios leves. O exercício leve pode até ser benéfico para a sua recuperação.


Por que o tempo de recuperação é diferente para mim e meu amigo, mesmo que façamos juntos o mesmo treino?

O tempo de recuperação depende de como o exercício extenuante têm sido em relação ao nível de condicionamento físico (efeito de treinamento) e quanto você recentemente têm treinado. Se o histórico de treino é diferente e o efeito treinamento físico atual é diferente, o tempo de recuperação também é diferente.


Por que a recuperação é diferente de várias sessões de exercício, mesmo se eu executar o mesmo treino, nas mesmas condições? 


Os aspectos fisiológicos do seu corpo estão sempre mudando e sua condição de estresse/recuperação afetando o tempo de recuperação que é necessário para se recuperar dos exercícios. Suas reações são diferentes em relação aos outros dias, mesmo se você fizer as mesmas atividades.

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.