Biketech Floripa

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Fonte: Revista Bicicleta

Qual meio de transporte torna as pessoas mais felizes?


Pesquisadores investigaram como emoções como felicidade, dor, estresse, tristeza e fadiga variam durante os deslocamentos, classificando-as pelo meio de transporte utilizado.

"Nós descobrimos que, quando estão andando de bicicleta, as pessoas ficam em melhor estado de espírito do que quando andam em qualquer outro meio de transporte," afirma Eric Morris, da Universidade de Clemson (EUA). Ele reconhece que os ciclistas tendem a ser um grupo muito entusiasmado com o seu modo de transporte, que é uma escolha própria que eles puderam fazer.

Em seguida, os mais felizes são os passageiros dos carros e, em seguida, os motoristas dos carros.

Usuários de ônibus e trens apresentam as emoções mais negativas, embora uma parte disso possa ser atribuída ao fato de que o transporte de massa é muito mais usado para deslocamentos para o trabalho, enquanto bicicletas e carros também estão envolvidos em momentos de lazer. Os resultados sugerem que o uso da bicicleta pode ter benefícios além daqueles normalmente citados, como saúde e transporte mais sustentável.

Afinal, a melhor experiência emocional pode ser tão importante quanto melhorar os serviços tradicionais.

"Compreender a relação entre a forma como viajamos e como nos sentimos oferece insights sobre formas de melhorar os serviços de transporte existentes, priorizando investimentos e ajudando a modelar os custos e os benefícios das viagens," defende Morris.

Para uma conclusão mais fundamentada, contudo, seria importante comparar pessoas que usam os diversos meios de transporte para as mesmas finalidades, como passear ou ir trabalhar, e não o uso em geral, como os pesquisadores fizeram.





Categories:

0 comentários:

Postar um comentário