Biketech Floripa

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Treinamento funcional também é destaque na 24ª Fitness Brasil Internacional
(em Santos, SP)

TEXTO DE HUGO GENARO                                                                                           01/04/2014   

Quem está cansado dos tradicionais exercícios de academia, agora, tem uma alternativa para deixar o corpo em forma: o treinamento funcional. Recente fenômeno entre os amantes de atividades físicas, o método se propõe a trabalhar os grupos musculares de forma integrada, através de exercícios baseados em movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.

Devido ao seu crescimento no País, o treinamento funcional terá destaque na 24ª Fitness Brasil Internacional, maior congresso para profissionais de Educação Física do Mundo, entre os dias 18 e 21 deste mês, em Santos. Serão 12 cursos relacionados à modalidade, que dá a seus praticantes força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.

“O treinamento funcional tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece em alguns exercícios da musculação. Por isso, é uma alternativa para quem está cansado das modalidades mais tradicionais. Os exercícios têm um feito plástico visual diferenciado, dão um estímulo diferente ao corpo e são eficientes para gasto energético”, explica Tavicco Moscatello, gerente de conteúdo da Fitness Brasil e especialista na modalidade.

No treinamento funcional, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. Assim, é possível trabalhar diferentes habilidades, como o treino aeróbico com o de equilíbrio, e criar uma infinidade de variações de exercícios. Por isso, além dos benefícios para a força dos músculos, o método também contribui para o emagrecimento e treinamento cardiovascular, por meio do estímulo à redução do percentual de gordura.

“O treinamento funcional gera um gasto energético maior por conta ativação simultânea de vários músculos. Outra vantagem é poder ser realizado em ambientes abertos, o que serve de motivação. Não é a modalidade mais recomendável para quem somente busca a hipertrofia (aumento das massa muscular). A musculação é muito eficiente para a este objetivo, que não é o propósito central do funcional. Neste caso, pode servir como um treinamento complementar”, explica Tavicco.

MÉTODOS – Com esse crescimento, novas metodologias baseadas no treinamento funcional surgem, com o objetivo de trazer aos profissionais de educação física maneiras eficazes, e cientificamente comprovadas, de prescrever os exercícios. Um desses métodos é o Funtional Circuit, que tem como principais objetivos o emagrecimento e o condicionamento físico.


“O circuito equilibra a estimulação e recuperação, sempre mantendo uma intensidade elevada. Assim, há um alto gasto energético durante e após à aula. Ou seja, para se recuperar, o organismo continua consumindo uma quantidade considerável de calorias, favorecendo ainda mais o emagrecimento”, argumenta Tavvico Moscatelo, criador da metodologia.

Outra novidade é Método Integrado Mormaii, que une o treinamento funcional ao tradicional Pilates e ao Five Konzept, sistema voltado relaxamento e eliminação de dores. Para tal, a empresa, referência na América Latina por suas roupas de neoprene para surf e esporte aquáticos, ingressou no segmento fitness, criando uma linha de aparelhos e oferece um sistema de franquia da metodologia.

“O foco do método é traçar um objetivo de bem-estar. O que o aluno pratica em nossas academias, levará para eu esporte específico ou atividades diárias. O pilates traz a segurança para trabalhar com intensidade, consciência corporal e equilíbrio. O treinamento funcional desenvolve força, agilidade, velocidade. Já a idéia do Five Konzept é liberar a tensão, promovendo um prolongamento da musculatura já no final da aula”, explica Alessandra Gailey, instrutora do método.

Com 88 cursos destinados a cerca de cinco mil profissionais de Educação Física e segmentos afins, a 24ª Fitness Brasil Internacional terá a sua estrutura principal montada no Mendes Convention Center. Em paralelo, o evento contará com a tradicional Feira, aberta ao público, com mais de 80 expositores, apresentando as novidades e destaques do mercado em equipamentos, vestuário, nutrição e suplementação, com expectativa de atrair cerca de 80 mil pessoas nos quatro dias.

Além de educadores físicos, o evento recebe nutricionistas, fisiologistas, gestores de academias e universitários, discutindo o que há de melhor no fitness e bem-estar. A programação e inscrições estão disponíveis no site oficial do evento: www.fitnessbrasil.com.br/santos/cursos.

Divulgação: 


Categories:

0 comentários:

Postar um comentário