Biketech Floripa

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A primeira e a melhor dica: pedale pelo percurso que você escolheu (Sport ou Pró)!

Aproveite os Treinos Oficiais ou, se já conhecer o percurso, vá em grupo ou sozinho fazer um reconhecimento. Quanto mais puder treinar no local, melhor!

Para aqueles que não conseguiram fazer algum treino, seguem algumas dicas, obtidas quando participei do Treino Oficial, no dia 5 de maio último. Pedalei pelo percurso PRO que também engloba o percurso Sport, pois a parte inicial e final do mesmo é igual ao do percurso Sport.

Fique à vontade para comentar e espero que as dicas abaixo possam ajudar um pouco.

CicloAbraços!

ALERTAatenção com o trânsito no local, pois como a prova é no Domingo, o volume de carros aumenta consideravelmente!

Percurso Sport 

1. Posicionamento é muito importante na largada. Tente se posicionar nas primeiras filas. Se não for possível, após a largada e durante o percurso neutralizado (cerca de 5.2 km, até o início do Morro do Pagará), posicione-se o mais perto possível do carro ou moto 'madrinha'.

2. Morro do Pagará: obstáculo mais difícil desta categoria. Bem íngreme inicialmente, continuando forte depois. Tem cerca de 2.7 km de extensão, terminando perto do km 9.


Perto da ponte: biker se levantando e outro prestes a cair
3. Segue uma sequência de descidas não muito fortes, mas com curvas e que terminam no ponto mais perigoso deste circuito: numa ponte no meio da curva (Ponte do Biker que Cai), onde muitos bikers já caíram, mesmo com fiscais pedindo para reduzir e com placas alertando. Portanto, muito cuidado!

4. Uma curta subida e nova sequência de descidas que terminam no trevo do ponto de ônibus (km 10), onde os PROs e os Sports seguirão em direções opostas. Sport à direita. 

5. Inicia um trecho de planos, subidas e descidas curtas, curvas e um certo trânsito de veículos motorizados, exigindo atenção e cuidado. Alerta do biker Renato Matos que conhece muito bem a região:"é importante reforçar que existem algumas curvas muito fechadas e em descidas (pelo menos duas), que fazem com que a velocidade aumente e os ciclistas invadam a pista contrária, cuidado com o barranco, de um lado e a com a cerca de arame farpado, do outro!"

(item 6) Mantenha-se à esquerda
6. Atenção: no meio de uma subida (após o km 13), mantenha-se à esquerda na bifurcação (veja foto ao lado). No topo desta subida, o percurso passa ao lado de um cemitério. Pouco depois será preciso entrar à esquerda.

7. Vem uma descida numa rua estreita e com cerca de arame farpado, pois ao lado existem barrancos. Cuidado!

8. Na Colônia Santana é preciso tomar cuidado com o trânsito e prestar atenção no percurso da prova. Terá que virar à direita para sair da estrada e depois à direita, num caminho bem estreito, para passar numa ponte.

9. Pouco após a ponte, virá o "Morro do Lixão", perto do km 22. Se tiver pernas para um gás final, aproveite para, se possível, ganhar posições, pois a chegada está próxima.

10. Atenção na descida com muitos buracos e 'Pau na Máquina' !

11. Entrada no Bairro-Cidade Pedra Branca e trilha ao lado do rio.

12. Sprint final sobre a ponte e cuidado na curva da vitória (que tem 180 graus), depois levante os braços e receba a bandeirada Final! :)

Percurso e Altimetria da Sport

Percurso PRO

1. Leias os itens inicias, do 1 ao 4, prestando atenção na Ponte do Biker que Cai :)

2. No trevo onde as categorias se separam, vire à esquerda.


Morro Redondo
3. Após uma série de subidas e descidas tranquilas, se prepare para encarar a 'escalada' do Morro Redondo: começa bem íngreme e com pontos, principalmente no centro, cheios de areia fofa (pelo menos no dia do treinamento), dificultando ou mesmo impedindo o tracionamento da roda traseira (vi um tombo ocorrendo por este motivo). Depois de fortes subidas, parece que você chegou ao topo, mas guarde o fôlego, pois ainda tem mais subidas! O topo está por volta dos 15 km. Neste morro é que os melhores se distanciarão do restante.

4. Depois de tanta subida, vem quase 1 km de descida forte e depois descidas mais tranquilas, até chegar ao asfalto, onde se deve virar á esquerda (Km 18).

5. Mais descidas fortes, mas com um certo trânsito de veículos. Portanto, procure não invadir a pista contrária, por motivos de segurança.

6. Finalizando as descidas, vem um trecho de asfalto, quase plano, de alguns quilômetros, que termina após uma ponte, quando deve-se virar à esquerda, entrando numa estrada de terra.

7. Vai subindo aos poucos nesta estrada, até encontrar um morrinho mais inclinado, após o qual vem uma sequência de descidas, sendo necessário prestar atenção, pois terá que virar à direita.

8. Atenção: ainda descendo, chega-se a um ponto do circuito onde, no final de uma forte descida, há uma passagem sobre um córrego, numa curva e sem proteção lateral. O biker que estava à minha frente quase foi tomar um banho no córrego!

9. Mais um pouco de estradão e chega-se novamente ao asfalto, onde deve-se virar à esquerda.

10. Neste trecho de asfalto, que é quase plano, se prepare para mais um grande morro, bem íngreme no início e com cerca de 1 km de extensão! É o último desafio do percurso!

11. Após chegar ao topo, vem uma série de descidas que chegam no trevo onde as duas categorias se separaram e onde, a partir deste ponto, você pedala pela parte final o percurso Sport (itens 5 a 12).

Percurso e Altimetria da PRO


Última importante dica:

FOCA no Treinamento para o 3o. Marathon Márcio May Pedra Branca! :)


Inscrições
  • Inscrições pelo site Sistime – CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO
  • Confira a LISTA DE INSCRITOS (470 atualmente) -CLIQUE AQUI

12 comentários:

  1. Olá Audálio.
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Sempre trazendo boas dicas para os ciclistas.
    É importante reforçar a atenção sobre o trânsito no local, pois como a prova é no Domingo, o volume de carros aumenta consideravelmente!
    No item 5, também é importante reforçar que existem algumas curvas muito fechadas e em descidas (pelo menos duas), que fazem com que a velocidade aumente e os ciclistas invadam a pista contrária, cuidado com o barranco, de um lado e a com a cerca de arame farpado, do outro! ;-)
    Um abraço e boa prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Renato!

      Alterarei o texto incluindo suas dicas!

      Obrigado e Abraços!

      Excluir
  2. Opa! Então, você tá sabendo se vai ter mais algum treino oficial pra essa prova...? Não pude ir no treinamento do dia 05, e no dia 11 fui no treino da fuga de Sâo Pedro de Alcântara. Queria muito conhecer o percurso antes da prova...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar saber. De qualquer forma, no domingo dia 26, devo ir com mais alguns bikers, por volta das 8:30, fazer um treino pelo percurso da Sport.

      Quem sabe vc não aparece por lá?

      Cicloabraços!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Olá pessoal!
    Fizemos um treino hoje, para categoria Sport, e tivemos dificuldades no ítem 6 do artigo. Para mim, ali na bifurcação seria 13,4km e ali você diz KM 20.
    Pelo mapa, vira a direita, e o artigo diz segue sem virar.
    Qual seria o correto ? Vira a direita numa estradinha estreita ou segue ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manu!
      Vou verificar a questão da quilometragem.
      A figura que coloquei e que indica que se deve seguir, faz com que vc passe em frente a um cemitério, virando à esquerda logo em seguida, para descer e chegar pouco depois à uma ponte e ao asfalto, próximo à Igreja da Colônia Santana.
      O outro caminho faz chegar a uma ponte para pedestres e ciclistas, chegando diretamente à Igreja.

      Obrigado pelas informações.

      Excluir
    2. Olá Manu,

      A quilometragem realmente está errada. É por volta do km 13.2 que existe a bifurcação.

      Verifiquei o percurso no site e comparei com as dicas. As dicas refletem o percurso do Treino Oficial, onde foi dito que foram feitas mudanças. Identifiquei 3 pontos diferentes (em relação ao percurso do site) e estou confirmando com os organizadores.

      Assim que tiver alguma informação, publico aqui.

      CicloAbraços!

      Excluir
    3. Muitíssimo Obrigada pela preocupação!!!
      Realmente errei o caminho da primeira vez heheheh.

      Entrei a direita na bifurcação e fui parar longe :P

      Mais uma vez, obrigada!

      Excluir
    4. Disponha!

      No site oficial, o percurso da Sport está desatualizado, sendo igual ao do ano passado. Por isso, deve-se utilizar a parte final da PRO que está no site oficial ou a partir da bifurcação, item 6 das dicas acima do Sport, para pedalar o percurso correto!

      CicloAbraços! :)

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Manu!

      Hoje o site oficial da prova foi alterado, confirmando o que já havia sido informado anteriormente sobre o percurso da Sport, cuja parte final é igual ao percurso da Pro. Se quiser confirmar, basta acessar o link abaixo e ver no final da página:

      http://www.marciomay.tpa.com.br/desafio/mtb2013/?page_id=16

      Excluir