Biketech Floripa

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Para pedalar na cidade é preciso estar atento a diversas situações e fatores que podem colocar em risco a segurança do ciclista

Fonte : Prologo Ativo

Pedalar nas grandes cidades é um desafio para o ciclista, seja pelo grande número de automóveis nas ruas ou por problemas como buracos, má sinalização, motoristas e pedestres imprudentes e outros empecilhos que podem colocar sua segurança em risco. Para evitar acidentes ao pedalar na cidade é preciso estar sempre atento a tudo e todos. Por isso separamos algumas dicas de como driblar os perigos e empecilhos mais comuns encontrados nas ruas em cima da sua magrela.

Use roupas chamativas
Tanto de dia como à noite é importante usar roupas chamativas, isso porque fica mais fácil chamar atenção dos motoristas, que assim conseguem enxergar o ciclista de longe e não em cima da hora.

Acessórios adequados
Para pedalar em segurança na cidade, alguns acessórios são indispensáveis. Luz traseira e frontal na bike são essenciais à noite para que ciclista o seja visto por veículos e pedestres ainda enquanto estiverem em uma boa distância. Capacete salva vidas sim, por isso não o dispense. Recomendável usar luvas, pois, nas quedas, elas evitam grandes estragos nas mãos. Já a buzina é útil para chamar a atenção de um pedestre ou um motorista distraído.

Cuidado com os freios
Evite manter uma das mãos ocupadas com garrafas ou celulares, isso porque na hora de frear apenas uma das rodas irá travar, correndo o risco de o ciclista perder o controle da bike e sofrer uma queda, isso sem contar a perda de eficiência na frenagem.

Pedale como se estivesse em um carro
Para manter-se seguro na bike ao sair pelas ruas, haja como quem está realmente dirigindo no trânsito, respeitando a sinalização e indicando seus movimentos. O ciclista deve usar os braços como seta, sinalizando o lado que irá virar, e olhar sempre antes de entrar em qualquer via para evitar acidentes. Procure sempre trafegar em uma ciclovia, mas na ausência da mesma, utilize a faixa da direita da rua.

Atenção com o caminho
As vias podem ser esburacadas e mal estruturadas, por isso é preciso atenção redobrada para não cair ao passar por declives e aclives. Além disso, tente sempre conhecer o caminho que irá percorrer.

Não ande na calçada
Calçada não é lugar de bicicleta, então sempre que precisar fazer alguma transição ou até mesmo atravessar na faixa de pedestre, desça da bike para evitar acidentes.

Evite distrações no pedal
Não fique com o celular na mão enquanto pedala, por mais que esteja firme e acostumado, pode acontecer alguma coisa no caminho que ocasione um desvio. Por isso esteja sempre atento a tudo.


Leve “combustível”
Levar coisas básicas é essencial para um pedal seguro. Água é obrigatório na hora de sair para pedalar e dependendo da distância a ser percorrida também é necessário levar comidas.

Manutenção da bike
Não deixe de conferir se está tudo certo com a bike antes de sair para pedalar. Imprevistos sempre acontecem. Tenha sempre à mão um kit de ferramentas que possa ajudar caso a bike tenha algum problema mecânico ou um pneu fure.

Haja com segurança
Pedalar pelas cidades pode ser um pouco arriscado, então evite sair com coisas de muito valor e que chame de atenção de assaltantes. Procure sempre seguir por caminhos mais movimentados e que não sejam taxados como perigosos. Além disso, evite utilizar sempre os mesmos caminhos para não ficar “marcado”.

(Fonte: Luciano Aranha, Ciclo urbano. Colaboradores: Manuelle Saturnino, José Djalma Batista Santos, César Henriques, José Waldson Costa de Andrade, Thiago Santos, Marco Antônio, Fabiana Droppa, Edicarlo Santana)


Categories:

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu!
      Para esta difícil tarefa de pedalar na cidade, dicas são sempre bem vindas para todos os ciclistas (dos iniciantes aos experientes) !

      Excluir
  2. Sugiro o uso de luvas, também. Nas quedas os capacetes realmente salvam, mas as luvas evitam grandes estragos nas mãos. Pedale sempre!

    ResponderExcluir
  3. Sugiro o uso de luvas, também. Nas quedas os capacetes realmente salvam, mas as luvas evitam grandes estragos nas mãos. Pedale sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica Professor Eder!
      Já perdi umas 4 luvas, mas minhas mãos praticamente não se machucaram ou tiveram apenas cortes superficiais!
      Vou acrescentar ao texto! :)

      Obrigado!

      Excluir