Biketech Floripa

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Modelos alemães e suecos dos anos 30, 40 e 50 estarão expostos a partir de sábado

Aos 12 anos, o pequeno Joel comprou sua primeira bicicleta. Toda desmontada, para custar mais barato. Ao lado do irmão, aos poucos foi juntando peça por peça até deixar pronta a sua Prosdócimo. O interesse pelas “magrelas” lhe acompanhou pela vida adulta, quando passou a garimpar modelos antigos durante viagens de trabalho pelo Estado. Hoje, aos 56 anos, volta e meia Joel retoma o hábito da adolescência. Já aposentado, dedica parte do seu tempo para deixar novinhas em folha bicicletas dos anos 1930, 1940 e 1950. Algumas delas o público que visitar o Neumarkt poderá ver de pertinho na exposição Bike Vintage, que abre neste sábado, dia 16.

Da sua coleção particular, Joel João Adriano vai exibir no Neumarkt oito modelos – as exceções são a inglesa Raleigh (1951) pertencente ao seu sobrinho Carlos Roberto Ricardo e a alemã Sigmund (anos 1920), do colecionador Silvano de Andrade. As bicicletas de Joel foram todas restauradas por ele, que além de colecionar cultiva como hobby a arte da restauração. Algumas delas reforma a pedidos, e já chegou a vender as bikes restauradas para colecionadores de São Paulo e Minas Gerais. “Compro peças pela internet e as mais difíceis de serem encontradas encomendo a um amigo que vive na Alemanha. Dependendo do modelo, a restauração pode levar mais de um mês”, conta.

Entre os 10 modelos expostos no shopping, a maioria originários da Suécia e Alemanha, apenas dois conservam a pintura original de fábrica: uma NSU Opel, de 1937, e uma Miele, de 1953. Segundo Joel, mesmo sem passarem por uma restauração as duas bicicletas se mantêm bonitas e bem preservadas. “Uma curiosidade é que estas bicicletas, ambas modelos femininos, conservam ainda hoje uma redinha no paralama traseiro que, na época, servia para que os vestidos das moças não engatassem no raio”, comenta.

A exposição, a primeira de Joel, tem como objetivo resgatar um pouco da história deste meio de locomoção que já foi tão comum na região. O colecionador relembra, por exemplo, que até 1958 as bicicletas em Santa Catarina precisavam ser emplacadas e, na hora de vender, era preciso fazer a transferência do documento para o novo proprietário. “Para as novas gerações é uma oportunidade de ver de perto como eram as bicicletas no passado. E para os adultos, é uma forma de rever os modelos usados por eles, pelos pais ou avós e reviver antigas lembranças com a bicicleta”, opina.

Confira as bicicletas em exposição no Neumarkt Shopping (em Blumenau, SC):

- Sigmund (anos 1920) Modelo com farol de carbureto e aros e paralama de madeira (Alemanha)

- NSU Opel - 1937
Modelo com pintura original de fábrica (Alemanha)

- Nylmam - 1948
Modelo Prosdócimo (Suécia)

- Monark – 1948 (Suécia)

- Nylmam - 1950
Modelo Prosdócimo (Suécia)

- Nylmam - 1951
Modelo Prosdócimo (Suécia)

- Monark - 1950 (Suécia)

- Raleigh - 1951 (Inglaterra)

- Miele - 1953
Modelo com pintura original de fábrica (Alemanha)

- Nylmam - 1953
Modelo Hermes Sport (Suécia)

Serviço
O quê: Neumarkt Mais – Exposição Bike Vintage
Quando: Abre sábado, dia 16. Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 1º de maio
Onde: Neumarkt Shopping, no pavimento superior, em frente à Capodarte
Endereço: Sete de Setembro, 1213 - Centro - Blumenau, SC
Quanto: Entrada gratuita


Divulgação
Primeira Via Comunicação Corporativa
(47) 9910-8604 / 3232-8555
www.1via.com.br
Categories:

2 comentários:

  1. Por favor, como posso entrar em contato com Sr. Joel? Tenho bicicleta antiga e gostaria de restaurar.
    Obrigado
    Ludwig
    Santo Amaro da Imperatriz/sc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome completo dele parece ser Joel João Adriano. Pesquisei e não encontrei algo significativo; somente no Google+ o que parece ser o usuário dele: https://plus.google.com/114367589775234653663/about

      Tentei me inscrever neste usuário e, se ele me responder e for mesmo o colecionador, aviso a vc.

      Outra opção é ligar para o shopping ou para os telefones no final da reportagem (logo acima) e pedir o contato para eles.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir