Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Alfarroba: conheça o “chocolate saudável”


Fonte: Ativo VO2 Bike POR CAMILA BROGLIATO

 Já ouviu falar que existe um “chocolate saudável” por aí? A alfarroba é uma vagem que muita gente usa para substituir o cacau nas receitas, seja por ser menos calórica, ou por ser um “chocolate vegano”, sem adição de açúcares e de ingredientes de origem animal.

De coloração marrom e com sabor adocicado, a alfarroba é uma alternativa ao chocolate tradicional para quem busca uma sobremesa mais saudável, já que tem menos gordura do que o cacau (menos de 1% contra 20% do peso líquido), e não possui estimulantes, como a cafeína. 

A alfarroba tem baixo índice glicêmico e é naturalmente doce: entre 38% e 45% de sacarose, glicose e frutose. Por isso, ao preparar sobremesas não é necessário adicionar açúcar industrializado, como nas receitas com chocolate – a versão em pó é a mais indicada a ser usada em receitas de bolo, biscoitos e outros doces.

A possível substituta do cacau é ainda rica em vitaminas B1 e B2, fonte de vitamina A, cálcio e magnésio, – minerais que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos. Assim como o cacau, essa vagem não é fraca em polifenóis, antioxidantes que combatem os radicais livres – mas o cacau tem mais deles.  

Apesar de diversas semelhanças entre os dois ingredientes, “chocólatras” podem estranhar o sabor da alfarroba nas primeiras tentativas de consumo, mesmo que a cor e a consistência sejam a mesma do chocolate tradicional.

Receita com alfarroba
Brigadeiro de colher saudável

INGREDIENTES

. 100 g de oleaginosas ou pasta de oleaginosas (avelã, castanha de caju, nozes ou amêndoas)

. 2 colheres de sopa de alfarroba em pó

. 6 ameixas secas e demolhadas durante 2 horas

. 5 tâmaras hidratadas durante 2 horas

MODO DE PREPARO

Bata as ameixas e as tâmaras no liquidificador ou no processador até virar uma pasta homogênea e reserve. Triture as oleaginosas com a alfarroba e depois misture com a pasta de ameixa e tâmara. Está pronto para servir!

Se preferir, enrole a massa em bolinhas e cubra com coco ralado e alfarroba em pó, para ficar no formato do brigadeiro tradicional.

CICLES HOFFMANN Janio Rossa Cycling

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.