Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

5 equipamentos indispensáveis para o Mountain bike

O Mountain bike é uma atividade esportiva ao ar livre que exige a presença de equipamentos específicos, a fim de proporcionar segurança para o ciclista.

Esporte praticado em montanha e trilhas, nos mais variados tipos de terrenos e obstáculos, subidas e descidas, o ciclismo de montanha é uma atividade prazerosa, porém, requer uma série de cuidados por parte do ciclista, tanto para prevenir acidentes quando para otimizar o desempenho.

Para pedalar com tranquilidade e conforto, saiba quais são os itens de segurança indispensáveis para o Mountain bike. 

MOUNTAIN BIKE NO BRASIL

Originalmente, o esporte surgiu na Califórnia, na década de 50. Ciclistas em busca de aventura desbravaram trilhas difíceis de morros e montanhas. Para fazer o circuito, os ciclistas incrementaram a bike com pneus maiores, freios mais eficientes e outras melhorias.

O esporte veio para o Brasil na década de 80, época marcada pela realização dos primeiros campeonatos. Atualmente, o Mountain bike é praticado em quase todas as partes do mundo. O esporte proporciona adrenalina, bem-estar e é ainda mais agradável por ser praticado ao ar livre, em pleno contato com a natureza.

5 equipamentos de segurança indispensáveis para o Mountain bike

● Capacete de trilha

O item número 1 da lista é o capacete de trilha, que auxilia na proteção contra impactos e quedas. Proteger a parte mais frágil e vital do corpo garante uma pedalada segura e tranquila. Através de um design leve e anatômico, sem esquentar a cabeça, o capacete para mountain bike possui alta resistência contra a ação mecânica exercida por um impacto. Esse tipo de equipamento é fundamental para quem pratica pedaladas de alta intensidade.

● Sapatilha

Pedalar continuamente sem o calçado adequado pode causar bolhas e machucados, sem contar com o fato de que os pés podem deslizar a todo momento, comprometendo o desempenho do ciclista. Para evitar que isso aconteça, é preciso usar uma sapatilha speed elaborada com alta tecnologia, a fim de manter os pés na posição ideal.

● Óculos

Os olhos também precisam de proteção: não tem nada pior do que estar pedalando e entrar poeira, fuligem ou insetos na vista, interrompendo a atividade e causando um grande incômodo. Os óculos voltados para o mountain bike são confeccionados com lentes claras, para não atrapalhar a visibilidade em trilhas escuras e de vegetação densa.

● Luvas

Para evitar bolhas e amenizar o atrito das mãos no guidão, basta utilizar luvas especiais para Mountain bike, que absorvem o suor, além de choques e colisões. Em caso de queda, é comum o ciclista apoiar as mãos no chão: nesse caso, a luva pode salvar o dia, uma vez que impede ferimentos mesmo em contato com a superfície mais áspera.

● Roupas adequadas

Escolher a roupa adequada também é importante para o desempenho do ciclista: peças projetadas em tecidos especiais, como o coolmax, permitem uma evaporação total do suor.

A bermuda deve contar com proteção para o períneo, a fim de conferir mais conforto durante pedaladas longas e intensas.

2 comentários

  1. Respostas
    1. O termo speed pode não ser o adequado, mas a figura e os modelos disponíveis no link são! :)

      Inclusive, pelo que andei lendo, não existe muita diferença entre sapatilha speed e sapatilha mtb, exceto nos casos extremos de lama ou em quilometragens altas! :)

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.