Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Pedalar na velhice reduz risco de diabetes

Pesquisa constatou que adultos e idosos que aderem ao hábito de pedalar têm 20% menos risco de ter diabetes tipo 2

Fonte: Prólogo


De acordo com um estudo da Universidade do Sul da Dinamarca, usar a bicicleta como lazer ou meio de transporte durante a fase adulta ou terceira idade ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, uma doença crônica que afeta principalmente pessoas acima do peso, sedentárias e com maus hábitos alimentares. Segundo os pesquisadores, uma série de estudos anteriores já haviam investigado a relação do transporte ativo – que combina transporte público, ciclismo e caminhadas – com a doença, porém muito poucos se preocuparam em estudar especificamente os efeitos da bicicleta nesse processo.

Publicada na PLOS Medicine (clique aqui para ler o artigo publicado), a pesquisa durou cinco anos, e foi feita com 27.890 mulheres e 24.623 homens dinamarqueses, com idades entre 50 e 65 anos, sem diabetes ou qualquer outra doença crônica. O estudo constatou que aqueles que aderiram ao hábito de pedalar habitualmente, mesmo que em idade avançada, tiveram um risco 20% menor de vir a ter diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que continuaram sem pedalar.

A conclusão dos pesquisadores foi de que é preciso incentivar os adultos de meia idade e idosos a utilizarem mais a bike, seja para lazer ou para se locomover. Se forem encorajados a pedalar com mais frequência, haverá um efeito significativo na saúde pública, principalmente nos países em que já se observa um crescente aumento da população idosa.

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.