Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Conheça um pouco sobre o Whey Protein!

Tire suas dúvidas sobre o tão falado Whey Protein
Proteína é feita com a parte mais nobre do soro de leite da vaca e é muito utilizado para manutenção ou aumento de massa muscular

Fonte: Web Run  por Christina Volpe

Quem nunca ouviu um amigo próximo dizendo que ia tomar whey no pré ou pós-treino? Muito se fala, mas pouco realmente se sabe sobre essa proteína. Conversamos com a nutricionista Fernanda Cabas para saber “Tim-Tim por Tim-Tim” do que é composto o whey e para que serve.

Segundo Fernanda, o whey protein é composto do soro de leite da vaca, que possui proteínas de alto valor biológico. “Podem haver variações na forma que a proteína é apresentada, como por exemplo a composição hidrolisada, isolada ou concentrada, em que são acrescentados outros ingredientes como vitaminas, minerais, maltodextrina, aminoácidos essenciais, fibras, probióticos, entre outros, mas isso varia muito dependendo do fabricante”, diz.

Saiba mais sobre as variações
Concentrado: é extraído por um processo mínimo de filtragem, podendo conter lactose, minerais, carboidratos e gordura. “Digamos que é a forma menos pura da proteína, sendo dessa forma a mais barata, entre os outros tipos de whey”, diz a nutricionista.

Isolado: obtido através de processos mais eficientes de filtragem (ultra filtragem. A indústria consegue um grau de pureza muito maior, podendo de variar de 90 até 100%, sendo que não há a presença de gorduras ou lactose, por exemplo, com maior concentração de aminoácidos (proteínas).

Hidrolisado: esse processo quebra as moléculas de proteína em peptídeos menores, que facilitam a digestão dos mesmos e a absorção de aminoácidos. Pode se aplicar tanto ao whey concentrado, como isolado (aqui nesse caso não há diferença no processo de filtração).

A principal função do produto depende muito da composição, mas é basicamente utilizada para manutenção ou aumento de massa muscular, podendo ser consumida antes e/ou pós-treino, mas isso varia de acordo com o objetivo de cada pessoa que deve procurar um profissional para orientar sobre a melhor dose e horários conforme sua necessidades”, explica Fernanda.

Whey ajuda a emagrecer?
Algumas pessoas relatam que emagreceram ao utilizar o produto e a dúvida quanto a isso é grande, mas segundo a nutricionista ele pode sim ajudar. “Uma vez que ele auxiliará no processo de saciedade é possível perder peso na sua utilização”, diz.

Opções para intolerantes ou veganos
A opção para quem não pode, ou não quer consumir leite, está cada vez mais disponível no mercado. Existem wheys elaborados a partir da extração das proteínas de vegetais como arroz e ervilha, por exemplo. “Elas são hipoalergênicas e atendem às necessidades de vários grupos diferentes. Já existem estudos mostrando que o uso desse tipo de produto tem um resultado tão eficaz no ganho de massa magra como em sua manutenção", explica a nutricionista, que completa sobre as vantagens dessa forma de utilização. "Por ser hipoalergênico, possui menos aditivos químicos e por muitos deles serem extraídos de grãos orgânicos germinados, aumentam o aporte de nutrientes e compostos bioativos”.

Fernanda ressalta ainda que a consulta a um profissional especializado é essencial, principalmente para orientar as quantidades e forma de consumo.

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.