Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Colecionador expõe bicicletas antigas no Neumarkt

Modelos alemães e suecos dos anos 30, 40 e 50 estarão expostos a partir de sábado

Aos 12 anos, o pequeno Joel comprou sua primeira bicicleta. Toda desmontada, para custar mais barato. Ao lado do irmão, aos poucos foi juntando peça por peça até deixar pronta a sua Prosdócimo. O interesse pelas “magrelas” lhe acompanhou pela vida adulta, quando passou a garimpar modelos antigos durante viagens de trabalho pelo Estado. Hoje, aos 56 anos, volta e meia Joel retoma o hábito da adolescência. Já aposentado, dedica parte do seu tempo para deixar novinhas em folha bicicletas dos anos 1930, 1940 e 1950. Algumas delas o público que visitar o Neumarkt poderá ver de pertinho na exposição Bike Vintage, que abre neste sábado, dia 16.

Da sua coleção particular, Joel João Adriano vai exibir no Neumarkt oito modelos – as exceções são a inglesa Raleigh (1951) pertencente ao seu sobrinho Carlos Roberto Ricardo e a alemã Sigmund (anos 1920), do colecionador Silvano de Andrade. As bicicletas de Joel foram todas restauradas por ele, que além de colecionar cultiva como hobby a arte da restauração. Algumas delas reforma a pedidos, e já chegou a vender as bikes restauradas para colecionadores de São Paulo e Minas Gerais. “Compro peças pela internet e as mais difíceis de serem encontradas encomendo a um amigo que vive na Alemanha. Dependendo do modelo, a restauração pode levar mais de um mês”, conta.

Entre os 10 modelos expostos no shopping, a maioria originários da Suécia e Alemanha, apenas dois conservam a pintura original de fábrica: uma NSU Opel, de 1937, e uma Miele, de 1953. Segundo Joel, mesmo sem passarem por uma restauração as duas bicicletas se mantêm bonitas e bem preservadas. “Uma curiosidade é que estas bicicletas, ambas modelos femininos, conservam ainda hoje uma redinha no paralama traseiro que, na época, servia para que os vestidos das moças não engatassem no raio”, comenta.

A exposição, a primeira de Joel, tem como objetivo resgatar um pouco da história deste meio de locomoção que já foi tão comum na região. O colecionador relembra, por exemplo, que até 1958 as bicicletas em Santa Catarina precisavam ser emplacadas e, na hora de vender, era preciso fazer a transferência do documento para o novo proprietário. “Para as novas gerações é uma oportunidade de ver de perto como eram as bicicletas no passado. E para os adultos, é uma forma de rever os modelos usados por eles, pelos pais ou avós e reviver antigas lembranças com a bicicleta”, opina.

Confira as bicicletas em exposição no Neumarkt Shopping (em Blumenau, SC):

- Sigmund (anos 1920) Modelo com farol de carbureto e aros e paralama de madeira (Alemanha)

- NSU Opel - 1937
Modelo com pintura original de fábrica (Alemanha)

- Nylmam - 1948
Modelo Prosdócimo (Suécia)

- Monark – 1948 (Suécia)

- Nylmam - 1950
Modelo Prosdócimo (Suécia)

- Nylmam - 1951
Modelo Prosdócimo (Suécia)

- Monark - 1950 (Suécia)

- Raleigh - 1951 (Inglaterra)

- Miele - 1953
Modelo com pintura original de fábrica (Alemanha)

- Nylmam - 1953
Modelo Hermes Sport (Suécia)

Serviço
O quê: Neumarkt Mais – Exposição Bike Vintage
Quando: Abre sábado, dia 16. Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 1º de maio
Onde: Neumarkt Shopping, no pavimento superior, em frente à Capodarte
Endereço: Sete de Setembro, 1213 - Centro - Blumenau, SC
Quanto: Entrada gratuita


Divulgação
Primeira Via Comunicação Corporativa
(47) 9910-8604 / 3232-8555
www.1via.com.br

4 comentários

  1. Por favor, como posso entrar em contato com Sr. Joel? Tenho bicicleta antiga e gostaria de restaurar.
    Obrigado
    Ludwig
    Santo Amaro da Imperatriz/sc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome completo dele parece ser Joel João Adriano. Pesquisei e não encontrei algo significativo; somente no Google+ o que parece ser o usuário dele: https://plus.google.com/114367589775234653663/about

      Tentei me inscrever neste usuário e, se ele me responder e for mesmo o colecionador, aviso a vc.

      Outra opção é ligar para o shopping ou para os telefones no final da reportagem (logo acima) e pedir o contato para eles.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir
  2. Oi,eu tenho uma dessa ondulada,com freio dianteiro a lona e cotra pedal.quanto que custa uma bicicleta dessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho nem ideia... Já tentou, através do nome da sua bike, pesquisar se existe alguma semelhante sendo vendida?

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.