Biketech Floripa

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Brasil Ride, maior ultramaratona de MTB das Américas,
tem pontuação recorde para Rio 2016


Competição será disputada entre 17 a 24 de outubro, na Chapada Diamantina, por alguns dos maiores bikers do mundo e ajudará os brasileiros na classificação para o Jogos do Rio 


Maior desafio do calendário brasileiro de Mountain bike, a sexta edição da Brasil Ride promete levar mais uma vez emoção e adrenalina à Chapada Diamantina, na Bahia. Entre os dias 17 a 24 de outubro, 500 ciclistas entre os melhores do mundo estarão pedalando nos sete estágios da principal Ultramaratona de MTB das Américas, em cerca de 600 km com altimetria somada de 13.000 metros. Para as duplas campeãs das categorias Open e Feminina, estarão em jogo 120 pontos no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), em reta final de ciclo olímpico para Rio 2016, um número recorde desde a primeira realização do evento em 2010.


A pontuação deste ano é 50% maior do que na temporada passada, quando as duplas formadas pelo holandês Hans Becking e o tcheco Jiri Novak, e as americanas Sonya Looney e Nina Baum, somaram 80 pontos cada no ranking mundial de Cross Country. Na oportunidade, atletas brasileiros em campanha olímpica como Henrique Avancini, Sherman Trezza, Isabella Lacerda e Erika Gramiscelli, terminaram no pódio da competição e somaram importantes pontos para o País e para sua busca pessoal pela vaga garantida ao país-sede.

"Todas edições têm sido especiais e marcantes para atletas, público e organização. Este ano não será diferente, porque estamos vivendo o ciclo olímpico, que ganha maior importância com a Olimpíada no Rio de Janeiro. Temos confirmados alguns dos maiores ciclistas do mundo e a honrosa presença do Ministro do Esporte, George Hilton, e do Secretario de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Carlos Geraldo Santana de Oliveira, um marco no Mountain Bike Brasileiro, valorizando ainda mais o nosso esporte", enaltece Mario Roma, fundador da Brasil Ride.


Em cinco edições, mais de 2.000 ciclistas de 30 países diferentes já passaram pelas trilhas que liga os municípios de Mucugê e Rio de Contas, no coração da Chapada Diamantina. Muitas novidades são reservadas para a edição. Algumas delas já podem ser reveladas. "Teremos muitas novidade em 2015. Mas, como sempre, queremos deixá-las como surpresa para todos ao chegarem na Chapada Diamantina, em outubro. Quem ficar de fora vai poder acompanhar 150 equipes on-line no site e na TV todos os dias, com os vídeos das etapas", revela Roma.

A única certeza, assim como nas edições de 2010 a 2014, é que a rotina dos moradores da Chapada Diamantina mais uma vez será agitada. "A Brasil Ride é hoje o maior evento esportivo da Bahia, cruzando por regiões das mais remotas na Chapada. Imaginem o que isso mexe com todas as crianças e população local, é uma verdadeira festa de São João em duas rodas", encerra.

Disputada sempre em duplas, a Brasil Ride terá sete categorias: Open, Feminino, Mista, Máster (nenhum atleta com menos de 40 anos), Grand Master (nenhum atleta com menos de 50 anos), Nelore (acima de 90 kg) e Corporativa (categoria com três integrantes). Além também das Jersey (camisas) especiais para melhor equipe de homens e mulheres do continente Americano.

Etapas da Brasil Ride 2015

1ª Etapa: 18 de outubro - 13h
20 km de prólogo com largada e chegada em Mucugê
Detalhe: formato de Contrarrelógio

2ª Etapa: 19 de outubro - 6h
147 km entre Mucugê e Rio de Contas
Detalhe: 3.355m acumulados de ascensão

3ª Etapa: 20 de outubro - 10h
34,5 km em Rio de Contas
Detalhe: Circuito de Cross Country com 5 voltas de 6,9 km

4ª Etapa: 21 de outubro - 8h
84,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 2.156m acumulados de ascensão

5ª Etapa: 22 de outubro - 7h
94,7 km em Rio de Contas
Deatlhe: 1.881m acumulados de ascensão

6ª Etapa: 23 de outubro - 6h
143,4 km entre Rio de Contas e Mucugê
Detalhe: 2.854m acumulados de ascensão

7ª Etapa: 24 de outubro - 9h
72,1 km em Mucugê
Detalhe: prova final definindo-se os campeões

A Ultramaratona Brasil Ride - Entre serras, vales e rios, as trilhas na Chapada Diamantina, na Bahia, são os cenários perfeitos para a épica corrida de sete dias. De 17 a 24 de outubro 2015, centenas de atletas terão uma experiência de vida inesquecível na Brasil Ride. Estrutura, comparada apenas às maiores ultramaratonas do mundo, fornecerá aos competidores tudo o que é necessário - água, comida, alojamento, suporte técnico -, enquanto eles se preocupam somente com o que mais gostam de fazer, pedalar.

Cada dia de prova terá em média, 80 a 100 quilômetros do mais puro mountain bike, pelos caminhos abertos no garimpo de diamantes do século XVIII. O verdadeiro desafio da prova não está só em vencer, mas no autoconhecimento, viver o esporte, superar os limites e chegar o mais próximo da natureza. Lado a lado, os amantes do esporte e as estrelas do MTB nacional e mundial realizarão esta jornada pelo coração do Brasil. Na trilha, na mesa do jantar, no acampamento, a confraternização e troca de experiência entre os atletas é um dos pilares do evento.

O palco é a Chapada Diamantina, um lugar mágico onde o cenário muda a cada instante. O Parque Nacional possui 152 mil hectares e altitude média entre 800 e 1.200 metros acima do nível do mar, com picos de até 2.000 metros. A água traz vida à região, com diversas nascentes, cachoeiras, lagos cristalinos e rios avermelhados, que alimentam uma incrível diversidade de fauna e flora.

Mais informações:

Site
: http://www.romasportsmkt.com.br/brasilride/
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: @brasil_ride

Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 9.9178-4055 
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário