Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Os pneus largos são realmente mais rápidos?

Reportagem sugerida pelo biker: Regis Santos

Quando se trata de largura do pneu, o que realmente queremos saber é:

O tamanho realmente importa ou é o que você faz com ele o que importa?


No passado, os pneus estreitos estavam na ordem do dia, mas o pelotão moderno está contrariando a tendência e mudando para aros mais largos. Empresas de pneus são unânimes em seu apoio a este aumento do diâmetro, que alegam reduzir a resistência ao rolamento e economizar energia, bem como a adição de conforto extra. Mais fino não significa agora mais rápido.  Não são apenas as marcas de pneus de fazendo a mudança. Fabricantes de bicicletas também estão dando atenção na tendência e adequando suas máquinas com 25 mm de pneus de série - em vez do tamanho 23 mm anteriormente sempre usado. Como resultado, as folgas de pneus estão se expandindo. Formas que antes eram demasiado estreitas agora tem espaço para ajustes mais gordos.

A raiz desta históriatendência é encontrado no pelotão Pro. Nada de novo por lá, em uma longa fase, é fácil ver por que o conforto aumentou com um pneu mais largo.

Conseguir um piloto para o clímax de uma prova por etapas em boa forma ajuda a dar o golpe de nocaute. Se eles estão passando o dia sentindo cada imperfeição estrada, a fadiga é agravada - não importa o quão rápido eles chegam ao fim do negócio, não importa o quão boa a sua liderança, o seu desempenho será comprometido.



Benefícios consideráveis

No extremo da escala, olhar para o Paris-Roubaix, no qual a maioria das equipes usa 28 mm ou 30 mm em todos os pneus, ao decidir sobre a pressão dos pneus, as condições meteorológicas devem ser consideradas, e nem sempre é fácil de acertar o ponto de conforto, velocidade e movimentação. 

Paris-Roubaix podem diferir muito do que anda a maioria de nós, mas a nossa escolha de pneus não devem ser menos considerado. Os pontos de contato entre a nossa bike e a estrada são o que nos mantém inteiro depois de toda a pedalada.
Um pneu mais largo tem uma área de contato maior com a estrada sob nossas rodas, acrescentando um pouco de tração extra - um atributo de boas-vindas em condições molhadas.

Depois, há a resistência ao rolamento.

O desempenho de um pneu mais largo é menos comprometida por pressões mais baixas, em comparação com um pneu de 23 mm. Mas em um mundo de ciclismo obcecado com vantagens aerodinâmicas, certamente mais amplo é mais lento?

É mais fácil para acomodar pneus mais largos em rodas mais largas, evitando assim efeitos danosos na aerodinâmica  Em um aro de 19 mm estreito,  maior perfil de pneus, causando mais arrasto anula vantagem adquirida com a diminuição da resistência ao rolamento.. A mais ampla, aro 23 mm com um pneu 25 mm permite que o aro e pneu se ajustem alinhados um com o outro, fazendo com que o fluxo de ar seja muito mais suave.


Contando os custos

Na prática, há um aspecto negativo. Pneus de troca é  algo relativamente barato, mas se exige a compra de novas rodas para tirar o máximo proveito da mudança, de repente se torna uma perspectiva muito menos atraente. Depende apenas o quanto você está disposto a chegar.


Pneus mais largos: sim ou não

Sim: Rob Scullion, Cambriano Pneus (distribuidores do Reino Unido para Continental)

"Pneus 25 mm foram comprovados em vários testes ser mais eficiente do que 23 mm. A 28 mm GP4000S II é mais rápido no laboratório do que a versão 23 mm e 25 mm, mas no mundo real, a aerodinâmica entra em jogo e dificulta a eficiência. Com uma menor área de contato na estrada, a 25 mm é o pacote perfeito para a velocidade, aderência e conforto. É o tamanho de todas as nossas equipes de corrida de escolha".

Não: Michael Hall, diretor de desenvolvimento de roda Zipp

"A tendência de mudar para um pneu mais largo vem com uma ligeira vantagem na resistência ao rolamento sobre os pneus mais estreitos. A melhora no desempenho razoável quando se passa de um 23 mm para um pneu 25 mm seria uma redução na resistência ao rolamento de 10 por cento ou cerca de três watts em 40km\h. No entanto, ao avaliar como o aero afeta tal mudança em rodas Zipp Firecrest em uma bike TT ajustada, encontramos o oposto."
Se os pneus mais largos podem funcionar para os PROs, então eles podem ser bons para nós também

Nossa dica:

Até onde podemos ir com nossas bikes de corrida de carbono? A chave é encontrar um equilíbrio harmonioso entre a resistência ao rolamento e a aerodinâmica. Os outros fatores como reduzir a pressão dos pneus para o conforto e um melhor tratamento - são um negócio feito. Se 25 mm é bom o suficiente para os profissionais, é definitivamente bom o suficiente para nós medianos.

Texto traduzido da revista “Cyclingweekly” do dia 02 de março de 2015 (neste link).


CICLES HOFFMANN ALL SPORTING

4 comentários

  1. Penso que o acréscimo da resistência aerodinâmica do pneu mais grosso é desprezível dado a proporção desta diferença com o conjunto (bike e ciclista). O fator mais preponderante na abordagem é o arrasto provocado pelo rugosidade do pneu no contato com o solo. Cravos são tão eficientes para tração em piso liso e mole quanto para acréscimo na resistência do ar do efeito solo (aerodinâmica) no asfalto.
    Para o rolamento retilíneo e com pouca inclinação, naturalmente que a faixa lisa e estreita mostra vantagem. É possível associar as duas qualidades, o que acontece em alguns pneus híbridos com bitola grande mas com faixa contínua de contato com o solo. O pneu que escolhi é o HAMMER da CST porque é o que mais se aproxima destas características. Este tem a faixa central contínua mas não reta. O desenho é irregular mas não sofre interrupção, propiciando apoio contínuo no piso. Este pneu não faz aquele barulho em alta velocidade no asfalto. Barulho que é energia cinética convertida em energia sonora.
    Os cravos são necessários em curvas; portanto, podem e devem ficar do meio para a lateral. A faixa central contínua sendo mais saliente, com calibragem alta (asfalto), proporciona menor arrasto e rolamento mais "solto".

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda uso a bike aro 26 na minha híbrida eu coloquei o Pneu Kenda kontender 26 1.0 ótimo perfeito e não perco nada por não ser uma spedd não uso speed por que no Brasil a pista tem mais buraco que asfalto e MTB aguenta mais impacto e a bike quem anda é o ciclista o pneu cada ciclista gosta de um tipo, as vezes o pneu é bom para um ciclista mais nãoao para outro, eu prefiro 1.0 bom pneu balão nunca muito arrasto e cansa muito para longas distâncias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas informações!

      Concordo com vc no q diz respeito q vai da preferência de cada ciclista. Entretanto, existem equipamentos q avaliam estas alterações e indicam a melhor configuração, de acordo com a bicicleta e acessórios que ela utiliza. Nessa situação, principalmente no mundo PRO, tem que seguir as orientações dos fornecedores/equipe.

      Cicloabraços, Biker

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.