Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Desafio dos Rochas 2015 - Dicas e Valor promocional termina dia 31/01



DICAS PARA UMA BOA PROVA DE MARATONA

Resistência é a palavra chave que determina o sucesso para uma prova de Mountain bike estilo maratona. Por ser uma prova de tempo extenso, a maratona se divide em períodos dentro da prova, sendo largada, ritmo de prova e chegada.
Abaixo seguem dicas que podem te ajudar em cada um desses períodos durante a competição.
Largada: Momento de concentração, em que o atleta deve canalizar em seus pensamentos tudo aquilo que deseja realizar durante a competição.
O alinhamento entre os atletas é o início para uma boa largada, sugerimos alinhar com no mínimo 20 minutos de antecedência, posteriormente analisar a inclinação dos primeiros metros da prova caso imprima e leve colado no quadro o gráfico altimétrico da prova. Assim conseguirá agir de forma consciente nos primeiros minutos de prova, aplicando a força certa para largada evitando esforço Maximo.  Sendo uma prova de Maratona o atleta deve se preservar muito, não exagerando com ritmo inicial de prova, assim garante que não irá cair de rendimento no meio ou final da competição, devido a fadiga muscular.
Ritmo durante a prova: Momento em que define o condicionamento de cada atleta. Com isso a prova pode se tornar sofrida ou prazerosa. O atleta deve analisar antes da competição a altimetria  para saber os momentos que irá fazer mais força de ataque ou mesmo os pontos de subida. Nesse período da prova é aonde o psicológico entra em ação, com o atleta sabendo administrar sua força, saber atacar ou segurar nos momentos certos.
“É valido para os que não conhecem o local da prova, fazer uma cola no quadro da bike com a altimetria da competição.”
Chegada: Aquele momento que entra a palavra superação, a vontade de cruzar a linha de chegada e vencer não só a prova, mais sim seus próprios limites. Essa fase começa a partir dos 10 km finais. Quando por muitas vezes as pernas já não respondem aos estímulos. É ai então que o atleta deve administrar o restante da prova com a cabeça, se alimentando e hidratando com mais freqüência e o principal, saber se reservar sozinho ou mesmo dentro de um pelotão, para atacar na hora certa e não deixar escapar aquele lugar no pódio ou mesmo ter uma queda brusca de rendimento nos metros finais de competição.
A todos desejamos muito treino, disciplina, pois essa é a pitada para o sucesso em uma competição.
Paulo Eduardo Ribeiro
Profissional de Educação Física Bacharel
Treinador desportivo na empresa  Aroeira Sports
aroeira-sports

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.