Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Treino pela manhã ou à noite. Qual o melhor horário?

Manhã ou noite? Qual o melhor período para treinar?

Fonte: Prólogo

Manhã ou noite? Nascer do sol ou pôr do sol? Qual é o melhor momento do dia para se treinar? 


No Brasil, até por uma questão de disponibilidade de espaço e tempo, ciclistas amadores optam pelo período matutino, muitas vezes antes dos primeiros raios de sol surgirem, para pedalar. Mas de acordo com um estudo publicado na revista científica PLOS ONE (Public Library of Science), a resposta para esta indagação será:  ‘depende de seu objetivo’.

Se o objetivo for queimar calorias, opte pelo período matutino. Agora se o objetivo for performance, o horário noturno é o ideal. E a explicação para isso estaria na natural mudança hormonal e metabólica que acompanha o organismo conforme as horas do dia passam.

O estudo cita ainda um experimento feito por pesquisadores brasileiros, que comparou a performance de ciclistas que treinaram de manhã com outro grupo que treinou à noite.


No experimento, ambos grupos pedalaram 1 km, sendo o primeiro às 8:00 e o segundo às 18:00. Com o nível de glicose 11% menor e uma maior taxa do hormônio cortisol e outros elementos químicos que atrapalham a performance, os ciclistas ‘matutinos’ foram, em média, 6,5s (7%) mais lentos que os ‘noturnos’.


Agora, se o objetivo é perda de peso, vá pedalar logo nas primeiras horas da manhã e sem comer (a não ser, é claro, que você vá fazer um treino de longa distância). Um estudo publicado no Jornal Britânico de Nutrição concluiu que atletas que realizam um treino moderado antes do café da manhã queimam 20% a mais de gordura e sentem menos fome ao longo do dia do que aqueles que comem antes do treinamento.

10 comentários

  1. To começando a pedalar ,atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!
      O importante é continuar, no melhor horário disponível para vc. Uso a bike como meio de transporte, lazer, competição, utilidades :)
      Cicloabraços, Biker

      Excluir
  2. A bike mudou minha vida aos 31 anos sedentario,fazendo uso de medicamentos p hipertenção e pesando 95kg...
    Iniciei por recomendacao medica e virou uma paixão !
    Resultado, hj 22 kg a menos não uso nenhum medicamento e tenho outra disposicao....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber disto!
      Infelizmente tem muita gente que ainda não conhece os inúmeros benefícios que pedalar pode proporcionar!

      Parabéns e ótimos pedais!!

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir
  3. A bicleta ergométrica substituí a de passeio??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se for para fazer exercícios, pode substituir. Só que, em relação à diversão que uma pedalada proporciona, não chega nem perto! :)

      Excluir
  4. Quanto tempo devo usar ergometrica para perder peso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei lhe responder. Aconselho procurar um especialista e, além de fazer exercícios, procurar ter uma alimentação mais saudável, se ainda não tiver.

      CicloAbraços, Biker

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.