Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Mais ciclistas na rua não significa mais acidentes

Fonte: Revista Bicicleta


Prega o senso comum que os ciclistas, ao pedalarem em ruas onde passam carros, só atrapalham o trânsito e aumentam o risco de acidentes. A realidade pode ser bem diferente. Estudo da Universidade do Colorado em Denver, nos Estados Unidos, mostra que o aumento do número de bicicletas nas estradas reduz a ocorrência de colisões e outros acidentes de trânsito e, por tabela, torna o tráfego mais seguro. 

O ponto de partida dos pesquisadores foi criar funções de performance de segurança para bicicletas (SPFs, em inglês) na cidade de Boulder, que tem uma das mais altas taxas de ciclismo no país - 12% de sua população usa a magrela nos seus deslocamentos diários. 

Essas funções modelam a relação matemática entre a frequência de acidentes e seus principais fatores. Apesar de existir uma série de SPFs para veículos, não há nenhuma para bicicletas. 

Os autores criaram a função de segurança para Boulder estudando acidentes em cruzamentos por toda a cidade, focando especialmente nos locais onde mais de dois terços das colisões acontecem. Eles compararam os dados de acidentes com a contagem de bicicletas nas vias. 

A avaliação demonstrou que o risco de acidente é relativamente alto em interseções com menos de 200 ciclistas por dia. Ou seja: a chance de colisão diminuía quando mais ciclistas passavam por uma determinada rua. 

"Alguns estudos trabalham com a hipótese de que quando os motoristas esperam ver um número significativo de ciclistas na rua, eles mudam seu comportamento", disse o coautor do estudo Wesley Marshall, professor de engenharia civil da Universidade de Denver no Colorado. "Eles são mais propensos a olhar por cima do ombro para ver se um ciclista vem vindo antes de fazer uma curva, por exemplo".

Outra hipótese é de que os ciclistas também podem ser atraídos para áreas mais seguras. "Na verdade, nós estamos começando a achar que as cidades com um alto nível de bicicleta não são apenas mais seguras para os ciclistas, mas para todos aqueles que estão na estrada. Melhorar as ruas para melhor acomodar as bicicletas pode aumentar a segurança para todos", disse o pesquisador.


Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.