Biketech Floripa

terça-feira, 16 de setembro de 2014



Rede RITMOS das Cidades e Universidade Federal de Santa Catarina promovem Dia Mundial Sem Carro em Florianópolis
Evento será realizado dia 22 de setembro e contará com a IIIª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis e com a Maratona Intermodal 2014

No dia 22 de setembro, segunda feira, o mundo voltará suas atenções para o Dia Mundial Sem Carro. Em Florianópolis, as mobilizações em torno do transporte sustentável também já se tornaram uma tradição, com a realização da terceira edição do Dia Mundial Sem Carro, graças a uma parceria firmada entre a organização RITMOS das Cidades – Rede pró Infraestrutura, Transporte, Mobilidade e Segurança no trânsito, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Prefeitura Municipal de Florianópolis e diferentes organizações da sociedade civil. O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos, das 10:00 às 20:00, e contará com uma programação variada e orientada para o transporte, a mobilidade e o planejamento urbano.

O desafio é importante: reduzir o número de automóveis nas ruas, sobretudo aqueles em que viajam um ou dois passageiros apenas, oferecer ferramentas para que o púbico presente possa aderir a este esforço e discutir como se chegar lá.” Com estas palavras, Neia Pedroso, Claudia de Siervi e Denise Siqueira, organizadoras do evento definem a programação que estão preparando para este ano. 

As atividades envolverão palestras, oficinas, vídeos, exposições e atividades interativas com foco no transporte coletivo, nos pedestres, nas bicicletas e nas questões de segurança no trânsito. Estão convidados especialistas nacionais e internacionais em transportes alternativos e planejamento urbano, como Angelo Meuleman, Presidente do Comitê Diretivo da Rede de Mobilidade Sustentável, na Bélgica, que irá comandar atividades em torno dos conceitos de “car sharing” e tecnologias para a redução de automóveis nas ruas. Guilherme Medeiros, Coordenador Geral do PLAMUS - Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, irá apresentar, em primeira mão, os resultados já apurados dos estudos e levantamentos que estão sendo conduzidos pelo projeto desde janeiro deste ano. Já o especialista em Sistemas de Informação para Passageiros de Ônibus, Rodolfo Guidi, irá conduzir o diálogo sobre os “Desafios dos sistemas de informação para passageiros de ônibus”.

A IIIª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis reunirá mais de 20 organizações, promovendo um amplo debate sobre mobilidade, acessibilidade, segurança no trânsito e infraestrutura urbana, com troca de informações e conhecimento entre comunidade acadêmica, sociedade civil, lideranças, organizações comunitárias e ONGs em busca de soluções para a região metropolitana de Florianópolis.  A ideia é fazer com que o público interaja e experimente os diversos temas propostos, através de circunferências que abrigarão exposições, palestras, seminários e oficinas.

A exemplo das edições anteriores, uma das circunferências é o “Palanquinho”, onde a coordenadora da organização Floripa Quer Mais, Neia Pedroso, irá receber e entrevistar tanto aqueles no público do evento que se interessarem em dar seu depoimento quanto convidados especiais, dentre especialistas, ativistas e gestores públicos. Ao mesmo tempo, questões de Acessibilidade estarão sendo debatidas e vivenciadas em atividades coordenadas por Denise Siqueira, da organização Floripa Acessível. 

Já na circunferência dedicada às bicicletas, estão programadas ações como uma oficina que mostrará ao participante como converter sua bicicleta tradicional em uma e-bike, ou bicicleta elétrica. Quem está à frente desta atividade é Patrick Derycke, especialista no assunto.

Também haverá uma Pedalada do Dia Mundial Sem Carro que ocorrerá na segunda-feira, 22 de setembro, às 17:30, partindo da frente do Centro de Eventos na UFSC. A concentração começa às 17:00. 

Para os motociclistas o evento oferecerá uma oficina sobre direção defensiva conduzida pelo SEST - SENAT. O tema Carona também está sendo contemplado no evento e para discuti-lo, o advogado Antônio de Arruda Lima, coordenador da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB-SC, estará à frente da palestra “Carona é legal?”. A apresentação, seguida de um diálogo, irá explicar porque e como a legislação brasileira proíbe a prática da carona. Além disso, para discutir Planejamento Urbano, está prevista uma oficina, realizada através de parceria entre o IPUF, o PLAMUS e o Departamento de Arquitetura da UFSC, que realizará estudos e experimentos práticos visando a melhoria das interseções viárias no entorno da Universidade. A missão da oficina é planejar e testar soluções para zerar os acidentes com pedestres e ciclistas nestes locais.

Isto não é tudo, a edição do Dia Mundial Sem Carro 2014 está repleta de atividades. A programação completa da IIIª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis pode ser baixada no hotsite do evento [www.ritmosdascidades.com.br].

Caso queira ver o documento (em PDF) com todas as informações sobre este projeto, clique aqui.


Convidado especial
Angelo Meuleman, Bélgica.
Gerente de Projetos da Taxistop [www.taxistop.be] e responsável pela criação dos sistemas Carpooling [www.carpool.be], Eventpool [www.eventpool.be] e MOMO Car-Sharing [www.momo-cs.eu]. Presidente do Steering Committee Flemish Network Sustainable Mobility. Membro do Projeto de Eficiência Energética Europeia: Trazendo o Compartilhamento do automóvel para um nível superior e Integração com o transporte público. Mollemann também é gerente de projeto para integração do "Cambio Smart Card" com o Mobib (transporte público). Líder do grupo de estudos para novos serviços de compartilhamento de carros e integração com o desenvolvimento da cidade.


Maratona Intermodal 2014
Como parte das comemorações do Dia Mundial Sem Carro, a Maratona Intermodal 2014 propõe um desafio ao bom humor e à criatividade de todos aqueles que, de alguma maneira, sofrem com as dificuldades no trânsito.

No dia 22 de setembro, segunda feira, entre as 10:00 e às 16:00, os participantes da Maratona Intermodal serão desafiados a realizar o percurso entre suas origens, seja residência ou trabalho, e o Campus da UFSC utilizando, no mínimo, três meios de transporte sustentáveis. Todo o trajeto deverá ser documentado por meio de fotos ou vídeos e entregue no local do evento ao júri, que irá selecionar e premiar as três melhores atuações e fazer uma menção honrosa para aqueles que cumprirem os requisitos propostos no regulamento. O objetivo é mostrar de forma divertida que é possível mudar os hábitos de deslocamento em favor da mobilidade sustentável. As inscrições da maratona são gratuitas e poderão ser realizadas através do hotsite do evento ou no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no dia 22 de setembro, a partir das 10h.
Leia o regulamento: www.ritmosdascidades.com.br


SERVIÇO:
O QUE: Dia Mundial Sem Carro
IIIª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis
Maratona Intermodal 2014
QUANDO: 22 de Setembro de 2014 das 10 às 20 horas
ONDE: Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
DETALHES: Evento gratuito e aberto a todos.


INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Néia Pedroso – Produção Executiva: 48 8419 5554
Denise Siqueira – Coordenação Acessibilidade: 48 9683 7080
Claudia de Siervi – Coordenação Geral: 48 9922 4449
Informações e inscrições:

Categories:

3 comentários:

  1. Legal!
    ainda não sei qual, mas de alguma forma irei participar.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Thais! Várias opções interessantes e bem legais!

      O importante é participar e, se possível, divulgar! :)

      Abraços!

      Excluir
    2. ah! também divulguei.
      abraço!

      Excluir