Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Escolha a Bike Ideal para curtir Cicloturismo

Fonte: Web Venture Uol

Vai fazer cicloturismo? Saiba escolher a bicicleta Ideal


Uma boa magrela e acessórios de qualidade certamente não te deixarão na mão

Há um velho lema do cicloturismo que diz que a melhor bicicleta para viajar é aquela que você tem. Isso demonstra a simplicidade do cicloturismo, em que não é necessário um grande investimento inicial para começar na prática. Mas esta regra tem um limite, porque não é indicado fazer qualquer viagem com qualquer bicicleta.

Conforme vamos aumentando a complexidade dos roteiros que escolhemos, também se faz necessário um equipamento mais específico. Isso para não termos dor de cabeça de quebras e manutenções excessivas durante a viagem.


Ter uma bicicleta de boa qualidade evita perrengues
Ter uma bicicleta de boa qualidade evita perrengues

Pa
rtindo em busca da bicicleta ideal, muita gente pensa em importar uma clássica de cicloturismo europeia, porém ela não é apropriada ao tipo de cicloturismo mais comum por aqui, predominantemente em estradas de terra e terreno muito íngreme. Já uma bicicleta tipo Mountain Bike clássica também não é indicada para o nosso cicloturismo, por não fornecer o conforto necessário para longas horas de pedal e por dias seguidos.


As estradas de terra no Brasil requerem uma bike diferente das europeias.

Assim, nós criamos o conceito de “Mountain Touring” para o cicloturismo brasileiro. Ou seja, é uma Mountain bike personalizada para viagens de bicicleta em terrenos difíceis.

Não há uma bicicleta que seja boa para todas as pessoas em todas as ocasiões, pois há uma infinidade de opções de acessórios e ajustes a serem feitos. Porém, observando a nossa bicicleta e da maioria dos viajantes de longa data, vemos vários aspectos em comum que destacaremos aqui. São vários detalhes, mas cada um tem um porquê.


Investir em acessórios não é luxo, mas sim segurança.


  • Quadro: ideal modelo com furação superior e inferior para adaptação de bagageiro e furação para duas caramanholas;
  • Guidão: modelo mais alto para maior conforto;
  • Selim: ideal um mais largo e macio que os de competição;
  • Suspensão: de boa qualidade para suportar o peso extra da bolsa de guidão e alforje dianteiro;
  • Marchas: ideal uma relação mais leve para encarar subidas com a bicicleta carregada;

  • Componentes – o grupo deve ser de boa qualidade, nem top de linha, nem simples demais;

  • Freios – tipo V-brake pela facilidade de manutenção;
  • Rodas – tamanho 26” pela facilidade de encontrar peças de reposição. Com aros de boa qualidade e raios de inox;
  • Acessórios – espelho retrovisor amplo e plano, descanso lateral reforçado para suportar peso dos alforjes, para-lamas para pneus largos, manoplas e bar ends amplos para melhor apoio, campainha e firma-pés.



  • A bike precisa ser resistente para suportar o peso das bolsas e alforges.
    O planejamento de uma viagem de bicicleta envolve muitos aspectos, como preparação física, escolha da rota, equipamento, etc. A bicicleta é mais um entre eles, mas com certeza é um dos que merecem mais atenção antes da viagem. Uma bicicleta bem pensada e adaptada para viagens elimina uma série de problemas e preocupações durante a jornada.


    Esta é uma coluna do Clube de Cicloturismo do Brasil, que tem como objetivo difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta. A filosofia do Clube é que qualquer pessoa pode organizar e realizar sua própria viagem de bicicleta, bastando para isso que tenha informações e planejamento necessários.




    14 comentários

    1. Excelente artigo!
      Frequentemente eu penso em trocar a bike ou adaptá-la para começar a me aventurar em cicloturismo e confesso que fico meio perdida, pois as referências que tenho são todas de competição, e isto é outra realidade.
      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Com certeza Thais!

        Além desta diferença entre Cicloturismo e Competição, há também a Bike Urbana, talvez um misto entre as duas, pendendo um pouco mais para o lado do Cicloturismo :)

        Pelas dicas, não é complicado adaptarmos uma "bike comum", com boas peças, para começarmos a Cicloviajar! :)

        Valeu!

        Excluir
    2. Eu parei de competição e depois de experimentar o cicloturismo, vou ficar somente nesta ultima. É algo que fica na saudade, seja pra onde se vá. Vou comprar uma destas pra curtir meu pós 50 anos. De leve no pedal e pesado no bagageiro.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É isso aí Aldo! "Cada um no seu quadrado". São emoções diferentes que podemos ter nas várias formas de utilizarmos as bikes.

        Certamente as participações em competições deixam boas memórias, mesmo q a prova tenha sido de apenas algumas horas, enquanto no cicloturismo geralmente são vários dias.

        Parabéns pela escolha. O importante é pedalar! :)

        Excluir
    3. Não se pode esquecer para os iniciantes(eu) do preparo físico para que não seja uma dor de cabeça em uma aventura tão sonhada.
      Acredito que seja um esforço diferente dos normais, até mesmo por que tem que levar a bagagem.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ótima observação. Preparo físico é muito importante, pois o percurso normalmente exige um bom preparo e o peso da bike com os acessórios e bagagem exigem ainda mais.

        CicloAbraços, Biker

        Excluir
    4. ola podiam dar dicas de que mtb comprar ja que as mtb hoje ven curtinhas e a maioria nao tem furaçao no quadro obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá!
        Dê uma olhada nesta publicação abaixo. Tem dicas de 5 bikes direcionadas para o cicloturismo:
        https://blog.bikeregistrada.com.br/melhores-bicicletas-para-cicloturismo/

        CicloAbraços, Biker

        Excluir
    5. Poderia atualizar ao menos 1 item. Bike aro 26. Hoje, em 2020 já não é mais o padrão e não se encontram peças, tive dificuldades em encontrar par de pneus, comprei 1 só.

      Também questiono os freios, hoje o padrão é freio a disco, não seria melhor?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Marcoferrao,

        O texto foi escrito há um tempinho, mas, pelo que existe no Brasil, as aro 26 ainda dominam e continuarão por muito tempo, principalmente devido ao preço da bicicleta e também das peças que continuam menores do que os das bicicletas aro 27.5 e 29. Esse preço baixo faz com que as aro 26 dominem o mercado.

        Acho estranho vc ter dificuldades para encontrar peças e pneus mais simples. Agora, se vc está procurando peças TOPs para aro 26, aí sim vc poderá ter, pois estão investindo mais para a aro 29.

        Sobre freio a disco, há controvérsias sobre ele ser melhor. Muitos preferem o v-brake, por exemplo (de fácil manutenção e também fácil para encontrar peças).

        Agradeço pela sua contribuição através dos questionamentos.

        Cicloabraços, Biker

        Excluir
    6. cara, podem indicar um modelo de bike? de qualquer fabricante nacional, porque ficam vagas essas definições, quadro isso, freio aquilo. para iniciantes é dificil entender isso. obg pela ajuda

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Diniz,
        Não conheço um modelo de bike que seja específico para cicloturismo. Normalmente compra-se uma bike mais robusta e vai incluindo os acessórios necessários.
        A bicicletas ditas urbanas costumam ser melhores para se adaptar para o cicloturismo.
        Outro fator a se pensar é em relação ao percurso da viagem e quanto de bagagem vc pretende levar.
        Se for uma cicloviagem curta, onde vc pretende parar em hotéis para descansar, não precisa nem levar muita coisa: faróis, luz traseira, kit para troca de pneu, câmaras reservas, coloca um bagageiro, arruma um bom alforge e dá-lhe pedal! :)
        Dica: procure uma loja de bike de sua confiança e pergunte sobre bikes boas para serem usados para o cicloturismo.

        Excluir
      2. Para vc ter uma ideia de bikes que podem ser usadas para cicloturismo, veja nesta publicação: encurtador.com.br/kCJP1

        Excluir
      3. Parece que o link acima não está funcionando. Tente este aqui, por favor:
        https://blog.bikeregistrada.com.br/melhores-bicicletas-para-cicloturismo/

        Excluir

    Recent Post

    Janio Rossa Cycling
    Tecnologia do Blogger.