Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Pedala ONU - Importância da bicicleta

ONU reconhece importância da bicicleta para o desenvolvimento sustentável

Fonte: Gazeta do Povo
O secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, espera que a cultura da bicicleta continue crescendo nas cidades. Segundo ele, a bicicleta não é apenas um meio de transporte de baixo carbono, mas também é benéfica para a saúde das pessoas e uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável.
Eu prefiro muito mais ver bicicletas e ciclistas por aqui que as limousines, SUVs blindados e outros veículos beberrões de gasolina que nós usamos nas Nações Unidas”, disse Ban Ki-moon à oficiais da ONU, diplomatas e membros de organizações da sociedade civil que participaram de uma pedalada, realizada no último dia 8 em Nova York, para destacar os benefícios da bicicleta como meio de transporte urbano sustentável.
O passeio foi organizado pelo embaixador holandês Herman Schaper como preparação para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e precedeu a primeira reunião de um grupo de trabalho que irá produzir um programa de transporte sustentável.
A mobilidade é uma questão central da agenda atual da ONU, com a ênfase no transporte urbano. Os bancos multilaterais devem oferecer bilhões de dólares para financiamentos nos próximos anos.
O assistente secretário-geral Steltzer deu instruções sobre a finalidade do programa e arranjos institucionais entre a ONU e os governos, ONGs e o setor privado. Ele também sugeriu a composição de um painel de alto nível para aconselhar e apoiar o secretário-geral.
A Cycling Embassy, da Holanda, entidade governamental para promoção da cultura da bicicleta, participa do grupo de trabalho que irá entregar um relatório em novembro.
Advogado da bicicleta
Reprodução/Sina.comBan Ki-moon: advogado mundial da causa da bicicleta
No ano passado, em um discurso sobre a saúde, eu mencionei que as bicicletas são ótimas para o nosso corpo e para o nosso planeta. No dia seguinte, um blog me chamou de ‘o mais novo advogado mundial da bicicleta’. Eu gosto desse título”, disse o secretário-geral.
Ban Ki-moon disse ainda que a Rio+20 será uma oportunidade para os países chegarem a acordo sobre abordagens mais limpas e mais verde para o desenvolvimento, incluindo o transporte sustentável.
As bicicletas são importantes, mas são apenas parte de um quadro maior: os nossos esforços globais devem ser para alcançarmos um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. Nosso desafio é fazer com que o mundo utilize energia renovável para alimentar os nossos trens, aviões, ônibus e barcos. Isto é especialmente importante para as cidades“, acrescentou.

Nenhum comentário

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.