Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Manifestação na SC-401 em favor da Vida - Notícias e Relato

O primeiro objetivo da Manifestação na SC-401 foi conquistado!


Queríamos divulgar sobre o absurdo da inexistência, na recém reformada Curva da Morte na SC-401, de uma opção de deslocamento para os não motorizados. Esta divulgação aconteceu, como pode ser visto através dos vários links de notícias listados logo abaixo.

Se por um lado poucos manifestantes apareceram, por outro eles foram suficiente! :)

Agora é hora de pensarmos na próxima manifestação, desta vez exigindo o cumprimento da lei!


Faixa: Ciclovia é Lei  
Foto: Peters

Publicações na Imprensa

.  ND Online : Ciclistas protestam por falta de ciclovia curva da morte, em Florianópolis

.  Diário Catarinense / CBN DiárioCiclistas protestam por reforma da Curva da Morte não contemplar ciclovia, em Florianópolis

.  Diário CatarinenseNão é bem assim (reportagem e comentários feitos no Facebook)


Faixa: Quantas Vidas Vale 1 Ciclovia?  
Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS

Relato da Participação do Biker

Ontem cheguei à Manifestação na SC-401 em favor da Vida, por volta das 18 hrs.

Havia somente um manifestante! Só que este biker (solitário) manifestante valia por muitos!

Ele me relatou que, no início, o número de ciclistas era maior, quase 10. Falou sobre a escolta que receberam de um motociclista da Polícia Militar e que tinha visto a CBN entrevistar alguns ciclistas. Também me disse que dois policiais, sob alegação de que poderia causar acidente entre os motorizados, queriam tirar a faixa fixada na grade do viaduto (sentido centro baixo). Felizmente, após argumentação de dois bikers, eles deixaram a faixa no lugar (continua por lá ainda hoje, dia 14/09).

Enquanto conversávamos, dois bikers que estavam no inicio e tiveram compromisso, voltaram e passamos a ter 4 manifestantes. Logo depois o grupo aumentou para 6, ficando neste número até por volta das 19 hrs, quando fomos embora, deixando apenas o biker que estava no início e ficou por mais meia hora.

Link do evento no Facebook com mais informações e fotos sobre a Manifestação.

Ciclista desafiando a reformada Curva da Morte 
Foto: Peters
Acesso que existia antes da obra da Curva da Morte 
Foto: Peters

2 comentários

  1. Creio que cabe uma representação por parte de qualquer entidade junto ao Ministério Público de SC relatando a situação real descumprindo toda a legislação vigente. Eu pessoalmente fui ao Norte da Ilha no mês de agosto de 2013 e senti a extrema dificuldade ou mesmo a inexistência de condição de circulação de bicicleta em trechos da SC 401, sem expor a vida a risco, Trechos absolutamente sem condições: a) cerca de 100m do contorno do Cemitério do Itacorubi sentido Norte, do Elevado do Itacorubi ao Elevado do Bairro João Paulo: b) Todo o trecho de subida e descida do Km 19 com a obra que deveria solucionar o problema; c) Subida sobre o retorno, após o Centro Administrativo, sentido Norte (região onde ocorreu um deslizamento gigante a alguns anos) sem nenhuma área destinada a ciclista ou pedestre em ambos os sentidos.

    Cabe verificar a competência de atuação do MP:
    Consumidor
    Consumidor

    Quando o direito do consumidor é desrespeitado de forma coletiva, cabe ao Ministério Público atuar em sua defesa. Isso acontece quando uma empresa realiza publicidade enganosa, fornece produtos ou serviços que causam prejuízo à saúde, à segurança ou ao bem-estar do consumidor, não ferindo apenas um consumidor em caso específico, mas, sim, todos os usuários e clientes.

    Para assegurar esses direitos, além das ações que ajuíza na Justiça, o Ministério Público tem uma forte atuação na prevenção e orientação da sociedade, por meio de campanhas em defesa dos direitos do consumidor e programas, como, por exemplo, de fiscalização da qualidade dos combustíveis, da qualidade da água, do controle do uso de agrotóxico e de proteção jurídico-sanitária dos produtos de origem animal.

    Caso você tenha algum problema nas relações de consumo, procure a Promotoria de Justiça mais próxima. Para localizá-la, clique, ao lado, em "Promotorias de Justiça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário.

      Temos um projeto (alguns bikers e eu) para tentar obtermos, no mínimo, a instalação de acostamento em todos estes trechos que vc citou, através de uma campanha mostrando estes absurdos e tentando conseguir apoio popular para fazermos estas reformas. Se quiser se juntar a nós, basta enviar email para biker@pedalafloripa.com

      Valeu! :)

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.