Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Consequências de uma fatalidade: Empresas de ônibus fazem melhoria após morte de ciclista

A melhoria abaixo certamente surgiu após as manifestações e as repercursões ocorridas em decorrência do atropelamento fatal (assassinato?) da ciclista (rótula da USFC, Florianópolis).


Talvez, de imediato, não evite outros atropelamentos, mas a médio e longo prazos acredito que as câmeras serão muito úteis. Como dito naquela propaganda: "quando sabendo que estão sendo vigiadas, as pessoas evitam fazer coisas erradas". Sendo assim, os motoristas evitarão tomar atitudes que possuem quando não estão sendo monitorados.


Fonte da notícia: Bicicleta na Rua

As empresas-irmãs Transporte Coletivo Estrela e Insular Transporte Coletivo lançaram, em 11 de julho, nota à imprensa informando que os ônibus que fizerem as linhas UFSC passaram a contar com monitoramento por câmeras de segurança. Ela foi lançada 10 dias após a morte da jovem Lylyan Karlinski Gomes, que faleceu após ser atingida por um coletivo da empresa Insular.
Segue abaixo a nota das empresas na íntegra:
Buscando pela melhoria de atendimento e segurança dos nossos usuários, a Empresa Insular implantará em todos os veículos que fazem as linhas UFSC o sistema de câmeras.
A solicitação destes equipamentos já foi e em breve todos estes veículos estarão sendo monitorados.
Quais as vantagens de um veículo monitorado para você, usuário de transporte coletivo?
- A empresa estará sempre ciente da forma que foi executado todo o percurso diariamente. Podendo assim efetuar uma cobrança maior de seus colaboradores envolvidos.
- O motorista que opera em um sistema monitorado busca sempre a melhor forma de conduzir o veículo. O que aumenta a segurança e o conforto de todos os usuários
- O sistema atua como inibidor de assaltos. O que trará mais segurança para você.
- Qualquer evento que ocorrer durante a viagem poderá ser apurado de forma concreta.
Assessoria de imprensa.
Transporte Coletivo Estrela
Insular Transporte Coletivo
Segundo membros de movimentos por melhorias no transporte coletivo, as câmeras não melhorarão as condições de trabalho para motoristas e cobradores. Apesar de úteis para evitar furtos, elas serviriam apenas para avaliar o comportamento dos empregados das empresas. Se, por um lado, isso é bom para se evitar imprudências ao volante, por outro não modifica a lógica que leva alguns motoristas a cometerem infrações de trânsito para conseguirem cumprir os curtos horários entre duas viagens subseqüentes.
Ainda assim, vale lembrar que diversas reclamações perante motoristas da empresa Insular ocorrem em trajetos do sul da Ilha de Santa Catarina, não nas proximidades da UFSC.

2 comentários

  1. Oi Audálio,

    Não creio que as câmaras dentro do ônibus vão ajudar em nada em relação a acidentes como o da Lylyan, afinal todas que vi até hoje filmam o interior do veículo, da frente para trás, assim não pegam nem o motorista nem o trânsito à frente. Ela será útil para "fiscalizar" o cobrador, os passageiros e possíveis assaltantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, infelizmente não terá câmeras filmando o percurso, o q imaginei q tivesse :(

      Abraços!

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.