Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

Cinco dicas para se pedalar na neve

Olá Pessoal!

Para quem quer aproveitar a neve para fazer umas pedaladas, veja abaixo 5 dicas bem legais para que você possa curtí-las com segurança! :)

Ah! Esta foto abaixo é do Morro do Cambirela visto do bairro Itacorubi em Florianópolis-SC.



Boas Pedaladas!


Por André Schetino - Fonte: Temporada de inverno
5 dicas para pedalar na neve
1 – Use roupas adequadas
Pedalar gera grande quantidade de calor. Para pedalar na neve, é muito importante escolher roupas que mantenham esse calor com conforto, controlando o acumulo de umidade causado pelo suor. Além disso, as roupas devem proteger do vento. O ideal é ter na camada superior (a mais externa) uma jaqueta corta-vento (windproof ou windstopper), que faça o bloqueio do vento na parte frontal do corpo, mas que seja respirável nas laterais e nas costas.
Abaixo do corta-vento você pode utilizar algumas camadas de blusas leves, de tecidos sintéticos. A quantidade de camadas vai depender da temperatura. Essas blusas possuem zíperes, o que ajuda a controlar a ventilação e manter o calor do corpo de forma mais agradável.
Sob a pele (sua primeira camada de roupas), prefira também tecidos sintéticos ou lã. O algodão não é aconselhável, pois encharca com o suor e não evapora facilmente.
Para os pés, botas de neve dão conta do recado. Elas podem ser adaptadas e receber um clip para pedal. Uma forma mais simples e eficiente é utilizar um firma-pé no pedal da bicicleta. Lembre-se, para pedalar na neve você deve se sentir aquecido logo ao iniciar sua atividade.
Para as mãos, luvas grandes, que permitam um bom controle sob o guidom, freios e passadores da bicicleta. Para a cabeça, pescoço e o rosto você pode experimentar o que mais lhe agradar: toucas, balacavas e óculos escuros para proteger do vento e da claridade da neve.

2 – Pneus

Pneu com correntes

Pneu com pregos
Prefira os pneus largos e com cravos grandes, bem espaçados.
Uma dica importante para pedalar na neve é manter a pressão dos pneus bem mais baixa, entre 15 e 20 Psi, para aumentar a aderência do pneu com o terreno.
Outra opção são os pneus com pregos ou com correntes, que melhoram a tração no gelo. Nesse caso o único cuidado é se você for pedalar no cimento, asfalto, ou terrenos sem neve, o que torna a pedalada mais difícil e desconfortável.
3 – Iluminação
Importante para a segurança em quaisquer condições. Para pedalar na neve a bicicleta deve estar bem iluminada. Aconselho evitar os faróis e piscas de cores claras. Prefira os faróis amarelos e piscas de cor vermelha, que devem ser utilizados tanto na parte dianteira quanto traseira da bicicleta. Para melhorar a visibilidade e a segurança, utiliza um colete refletivo.
4 – Lubrificação
A lubrificação dos cabos e rolamentos da bicicleta é importante para pedalar na neve. Existem graxas apropriadas para baixas temperaturas. Você pode preferir também os cabos Ride On da marca Goretex, que aguentam bem o frio e não precisam de lubrificação.

5 – Pedalando na neve
Pedale de forma suave, evitando trancos e arranques nos pedais, que podem fazer a bicicleta derrapar. Tente manter a bicicleta em linha reta. Se a bicicleta começar a desequilibrar para um dos lados, faça correções suaves com o guidom, evitando girar de forma muito brusca. Nas curvas, diminua a velocidade e aumente a atenção.

2 comentários

  1. Aproveitar a neve para fazer umas pedaladas??? Ciclocriogenia??? rsrsrsrs
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciclocriogenia? Seria o mesmo q picolé de biker? Ou biker literalmente congelado?

      :)

      Abraços!

      Excluir

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.