Biketech Floripa

terça-feira, 30 de setembro de 2014


Como estamos num período de chuvas, acredito que as dicas abaixo possam ajudar quem gosta de pedalar, não se importando se está chovendo ou não.

Se for pedalar na chuva, observe alguns detalhes pra evitar surpresas desagradáveis:

  • Evite encher demais os pneus. Excesso de pressão deixa-os muito duros e com pouca aderência ao piso, podendo escorregar em curvas e frenagens.
  • Mantenha a corrente lubrificada. Com a chuva o óleo da corrente é lavado e pode causar a quebra da corrente.
  • Evite os cantos da rua. A chuva lava a sujeira da rua, como cacos de vidro e arames de pneu, para o bordo onde a bike circula, causando furos e paradas desagradáveis.
  • Desvie de poças d’agua. Assim como com o carro, evite passar dentro de poças, elas podem esconder buracos, barras de ferro, pregos e outras surpresas inconvenientes.
  • Use roupas chamativas. Na chuva muitos motoristas acabam por ter desatenção com outras coisas por focar demais no carro que vai a frente além da água que fica sobre o para-brisas limitar a visão.  Roupas claras (branco, cinza) nem sempre chamam tanta atenção como um vermelho ou verde durante o dia. Na noite todas as roupas de cores claras são bem vindas.
  • Previna-se. Na chuva é comum ocorrer furos de pneu. Leve sempre mais de uma câmara de ar reserva além de remendos. 
  • Certifique-se de saber remendar corretamente a câmara de ar.

Aproveitando o assunto, para mais informações, pode-se ler o artigo "Pedalando na Chuva, com ou sem raios", onde, através de 13 recomendações, o ciclistas podem pedalar na chuva, inclusive intensa e com ventanias, desde que pedale com prudência e seguimento às normas de segurança.

Outro bom artigo é o Dicas de Treinamento - Pedalando na Chuva que trata deste assunto de forma clara e objetiva e também o artigo Pedal na Chuva, com boas dicas de cuidados com a bike.

Caso queira saber mais sobre este assunto, numa simples pesquisa pela internet, encontra-se diversas postagens.

CicloAbraços!

2 comentários:

  1. Uau! Muito pertinente este post! É a cara de Floripa... brincadeiras à parte, pedalar na chuva exige bastante atenção e cuidados redobrados tanto com a bike quanto com os carros, mas principalmente com o asfalto. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Thaís!
      Sexta passada, no retorno para casa, já usei algumas destas dicas. Parece-me q hoje precisarei delas novamente! :)

      Excluir