Biketech Floripa

segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Caros Cicloviajantes!


A Temporada de Baleias continua e em setembro a Caminhos do Sertão Cicloturismo oferece duas opções para se pedalar pela APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca e avistar os cetáceos, através da cicloviagem Rota das Baleias no feriado de 7 de setembro
  • Para quem quiser pedalar todo o precurso de Imbituba até Floripa são 5 dias - de 7  a 11/09 -  por mais de 10 praias, as mais belas do litoral sul, e com direito a travessia de barco para chegar a ilha. Apesar de tudo isso, é um pedal leve e de nível fácil na maior parte dos roteiros;
  • E para quem só pode participar no feriado, um roteiro de 3 dias - de 7 a 9/09 - pela primeira parte da travessia, de Imbituba até a Guarda do Embaú, sem deixar de fora as praias do Rosa, Ibiraquera, Garopaba e Siriú.

São oferecidos todos os traslados a partir de Florianópolis, além do conforto e segurança de um veículo de apoio e guias especializados.

Para mais informações, valores e inscrições para a Rota das Baleias, clique aqui

As vagas são limitadas!


O que é a Rota das Baleias?

As Baleias Franca visitam o litoral catarinense todos os anos, entre os meses de Agosto e Novembro.

Até a década de 70, elas eram caçadas, principalmente por causa do óleo extraído de sua grossa camada de gordura. Por conta de dois séculos de matança, a espécie quase foi extinta.

Para garantir sua continuidade, além da proibição da pesca foi criada a Área de Poteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, entre os municípios de Laguna e Florianópolis. Nesta área, atividades que possam perturbar as baleias são restritas, garantindo a elas a paz necessária para alimentar seus filhotes recém-nascidos. O modelo deu certo, prova disso é o aumento constante no número de baleias que retornam.

As Baleias, quando visitam o nosso litoral, ficam bem junto à praia, logo após a arrebentação. Assim é fácil avistá-las da praia. Como elas não ficam paradas, podem estar em qualquer ponto da APA. Assim, pedalar uma grande extensão da Área de Proteção garante diversos momento de observação.

De Itapirubá (praia de Imbituba-SC) com destino a Florianópolis, as pedaladas deste roteiro levam a um contato íntimo com o melhor do litoral catarinense. Corre-se o risco de avistar baleias, mas não só: viva a vida caiçara, contemple costões, dunas e restingas, pedale em grupo, faça novos amigos!

2 comentários:

  1. Show!
    Esta iniciativa de Eco-Cicloturismo em nosso litoral mostra o quanto somos abençoados com belezas naturais e a possibilidade de praticar um esporte limpo como o ciclismo contemplando lindas praias, trilhas iradas e nossas ilustres visitantes marinhas!
    Itapirubá, Imbituba, Ibiraquera, Rosa, Siriu e a escondida Gamboa (melhor ever!)... altas viagens!
    Ciclo abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Thaís!

      Quem tiver condições de participar, deve aproveitar e pedalar com esta galera!

      CicloAbraços!

      Excluir